Qual é a causa da conjuntivite?

Perguntado por: Gonçalo Valentim Machado Reis Domingues  |  Última atualização: 18. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (72 avaliações)

Causas de conjuntivite
A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa.

Como saber que você está com conjuntivite?

Vermelhidão, coceira, inchaço e sensação de areia nos olhos são alguns sinais e sintomas que podem indicar conjuntivite, uma inflamação do olho que normalmente acontece quando algum vírus, bactéria ou fungo causa irritação nos olhos, afetando a conjuntiva que é uma película fina e transparente que recobre o globo ...

Quanto tempo pode durar uma conjuntivite?

A conjuntivite dura, em média, até 15 dias e é caracterizada por dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos. Os tipos mais comuns são o viral, o bacteriano e o alérgico. Segundo Castro, o viral é o mais agressivo e de fácil propagação.

Como curar a conjuntivite em 1 dia?

Não existe tratamento específico para conjuntivite viral. Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais.

O que pode acontecer se a conjuntivite não for tratada?

Se não tratada corretamente, com uso de colírios antibióticos específicos, a conjuntivite bacteriana pode evoluir para uma úlcera de córnea e até para a perda da visão. Já a conjuntivite viral pode demorar para ser curada.

Conjuntivite: Causas e Tratamentos - Você Bonita (18/04/17)

43 questões relacionadas encontradas

O que é bom para a conjuntivite?

Os remédios usados para a conjuntivite bacteriana são colírios ou pomadas oftalmológicas que contêm antibióticos associados a corticoides, como o Maxitrol ou o Garasone, que agem combatendo a infecção e aliviando sintomas como desconforto ocular, inflamação e vermelhidão.

Como é a conjuntivite viral?

A conjuntivite viral é um tipo muito comum de conjuntivite e é altamente contagiosa, o vírus causador pode ser transmitido através da saliva, secreções respiratórias além da própria lágrima e que entram em contato direto com os olhos.

Como saber se a conjuntivite é contagiosa?

Em média, esse tempo vai do primeiro até o quarto dia de contato com outra pessoa com conjuntivite. A partir do quinto dia os sintomas surgem e podem ficar ativos até quinze dias depois. Durante todo esse tempo os cuidados com higiene e contato devem ser criteriosos.

Qual tipo de conjuntivite é transmissível?

A conjuntivite viral é muito contagiosa e ocorre com mais frequência no verão. As pessoas com a doença sentem muito incômodo e ficam os olhos bastante vermelhos. São sintomas semelhantes de quem tem conjuntivite bacteriana, mas a principal diferença é que há formação de muco.

Quem está com conjuntivite pode trabalhar?

A conjuntivite pode durar entre 5 a 15 dias e, durante esse período, é uma infecção facilmente transmissível, especialmente enquanto duram os sintomas. Dessa forma, é recomendado que enquanto se está com conjuntivite, se evite ir para o trabalho ou para a escola.

O que fazer para não pegar conjuntivite de outra pessoa?

Confira todos os cuidados que são indicados para evitar a transmissão da conjuntivite:
  1. Limpar os olhos com soro fisiológico. ...
  2. Evitar esfregar os olhos com as mãos. ...
  3. Lavar as mãos várias vezes por dia. ...
  4. Evitar o contato próximo. ...
  5. Separar o travesseiro.

Qual a diferença entre a conjuntivite viral e bacteriana?

A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

O que a conjuntivite viral pode causar?

A conjuntivite viral é uma inflamação do olho causada por vírus, como o adenovírus ou o herpes, que causam sintomas como intenso desconforto nos olhos, vermelhidão, coceira e produção excessiva de lágrimas.

O que é bom para conjuntivite remédio caseiro?

Os remédios caseiros para conjuntivite como aplicar compressas frias, usar solução de calêndula ou o chá de hidraste, são ótimas opções naturais para aliviar os sintomas da conjuntivite, como vermelhidão, coceira, inchaço ou irritação do olho, por exemplo, pois possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, ...

O que fazer para acabar com conjuntivite?

Tratamento da conjuntivite alérgica
  1. conceira na região dos olhos.
  2. uso de colírios;
  3. uso de medicamentos (anti-histamínicos ou antiinflamatórios);
  4. aplicação de compressas frias para reduzir o inchaço;
  5. redução da exposição aos agentes alérgenos.

Como curar conjuntivite bacteriana rápido?

O tratamento da conjuntivite bacteriana consiste em pingar um colírio antibiótico, receitado pelo oftalmologista, várias vezes ao dia por cerca de 7 a 10 dias. Além disso, recomenda-se manter os olhos sempre bem limpos e livres de secreções, utilizando-se uma compressa limpa e soro fisiológico.

Como diferenciar conjuntivite alérgica e bacteriana?

Embora ambas apresentem vermelhidão e sensação de coceira nos olhos, outros sintomas são diferentes. No caso da infecciosa, é comum que haja uma secreção branca ou amarelada causada por uma ação bacteriana. Já no caso da alérgica, o máximo que há é uma secreção clara, consistente e em pouca quantidade.

Como tratar conjuntivite viral e bacteriana?

Para cuidar da conjuntivite bacteriana são utilizados colírios com antibióticos em sua composição, os quais ajudam a eliminar a infecção. No caso da conjuntivite alérgica e viral, não há tratamentos específicos. A primeira pode até administrar medicamentos anti-histamínicos, mas a segunda não tem tratamento próprio.

O que é conjuntivite bacteriana?

A conjuntivite bacteriana é uma infecção da camada externa do olho. A conjuntivite bacteriana pode ocorrer em todos os grupos etários, mas ocorre mais frequentemente em crianças do que em adultos. A conjuntivite bacteriana é muito contagiosa, por isso é importante tomar cuidado para não espalhar a infecção.

Qual a conjuntivite mais perigosa?

Conjuntivite bacteriana: menos comum, a conjuntivite bacteriana é mais perigosa. Isso porque a transmissão ocorre a partir do contato com a bactéria. Portanto, é possível evitar encostar nos olhos ou em algum local contaminado.

Como se pega conjuntivite bacteriana?

O contato com a secreção de uma pessoa doente é a forma mais comum. No caso da conjuntivite infecciosa, que inclui a viral e a bacteriana, a interação com secreções contaminadas leva ao contágio. É o caso, por exemplo, de quem utiliza a mesma toalha de alguém que está com conjuntivite.

Quantos dias de atestado pega para conjuntivite?

Apesar de essa ser uma doença comum, é importante que um médico seja consultado para identificar a conjuntivite. Durante a consulta, ele revisará os sintomas que o paciente está experimentando e fará uma avaliação dos olhos. Com essas informações em mente, um tratamento será recomendado quando possível.

Quando está com conjuntivite pode mexer no celular?

Sim, isso pode acontecer – aí a chatice demora mais para ir embora. “Quem está com conjuntivite deve lavar as mãos constantemente com água e sabão, separar toalhas para uso individual e limpar com álcool tudo o que outras pessoas puderem tocar, como computador e telefone”, ensina a oftalmologista.

Quem está com conjuntivite pode tomar sol?

Comum neste período – principalmente em crianças – a inflamação pode comprometer a córnea e causar danos à visão, se não for devidamente tratada. Piscina, exposição prolongada ao sol, sauna, ar condicionado, exposição a aglomerados de pessoas e poeira facilitam o contágio e a propagação da doença.

Quem está com conjuntivite pode ir à praia?

Evite entrar na água quando estiver com irritação nos olhos

Um dos principais motivos para o contágio da conjuntivite na água é a utilização de alguém infectado. Porém, é o próprio doente que corre mais riscos, uma vez que o quadro pode apresentar piora dos sintomas e a doença progredir.

Artigo anterior
Quais são os sucos mais consumidos no Brasil?
Artigo seguinte
Quais são as principais características do K-Pop?