Como a viscosidade e a tensão superficial de líquidos variam com o aumento da temperatura?

Perguntado por: Mário André de Faria  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

(b) A tensão superficial e a viscosidade diminuem conforme a temperatura e a energia cinética média das moléculas aumentam. Isso porque quando a gente aumenta a temperatura, a gente enfraquece as interações intermoleculares graças à agitação das moléculas!

O que acontece com a viscosidade em líquidos e gases com o aumento da temperatura?

III.2.

A viscosidade dos líquidos vem do atrito interno, isto é, das forças de coesão entre moléculas relativamente juntas. Desta maneira, enquanto que nos gases a viscosidade cresce com o aumento da temperatura, nos líquidos ocorre o oposto.

Por que a viscosidade dos líquidos diminui com o aumento da temperatura e nos gases aumenta?

A viscosidade geralmente diminui com o aumento de temperatura, uma vez que, em altas temperaturas, as moléculas possuem maior energia de translação e rotação, permitindo vencer as barreiras energéticas de interações intermoleculares com maior facilidade.

Por que a tensão superficial varia com a temperatura?

A tensão superficial diminui com o aumento da temperatura pois que a agitação térmica das moléculas diminui as forças de atracção. A introdução de uma substancia num líquido pode modificar a sua tensão superficial, por alterar as forças de coesão existentes.

Por que a viscosidade dos gases aumenta com o aumento da temperatura?

Só que o aumento de temperatura (aumento de vibração das moléculas) tem um efeito contrário nos gases: aumenta a viscosidade. Pois a maior energia fornecida às moléculas vai aumentar a velocidade delas e, assim, aumentar o número de choques entre elas.

C 1.10 Influência da Temperatura na Viscosidade de líquidos e gases

21 questões relacionadas encontradas

Como a viscosidade dinâmica dos líquidos e dos gases varia com a temperatura e com a pressão?

(a) A viscosidade dinâmica dos líquidos diminui com a temperatura, pois diminui-se as forças intermoleculares atuantes no fluido. (b) A viscosidade dinâmica dos gases aumenta com a temperatura, pois aumenta-se a agitação das moléculas, aumentando as colisões entre elas.

O que altera a viscosidade?

Diversos fatores afetam a viscosidade de um fluido: líquido puro: natureza química (moléculas polares e apolares), tamanho e forma das moléculas, solução: adição de soluto, temperatura.

O que acontece com a tensão superficial da água quando aumenta a temperatura?

Temperatura na física é a medida da vibração das moléculas. Com base nisso, podemos dizer que a tensão superficial diminui com o aumento da temperatura. Isso ocorre porque uma alta agitação das moléculas vai empurrá-las, repelindo e diminuindo as forças de atração.

Quais são os fatores que influenciam a tensão superficial?

Os principais fatores que influenciam a tensão superficial de uma substância é a sua pureza e a temperatura.

Por que ocorre a tensão superficial?

A tensão superficial surge devido às interações coesivas entre as moléculas do líquido. No interior do líquido, as moléculas têm moléculas vizinhas em cada lado. As mesmas estão a ser puxadas umas pelas outras de forma igual e em todas as direções, promovendo uma anulação das forças.

O que a viscosidade causa nos líquidos e gases?

Nos líquidos elas são causadas pelas forças de coesão das moléculas do fluido e nos gases é causadas pelas colisões entre as moléculas, portanto as viscosidade dinâmica é maior nos líquidos.

O que é viscosidade o que a causa em líquidos e gases?

Viscosidade é a resistência de um fluido ao escoamento, ou simplesmente o “grau de aderência” do fluido. ... A viscosidade tem causas diferentes para líquidos e gases. Para líquidos, as forças coesivas entre as moléculas é o fator preponderante, já para os gases, o fator mais importante é o choque entre as moléculas.

Como a temperatura afeta a viscosidade dos líquidos newtonianos?

Como a temperatura afeta a viscosidade dos líquidos (Newtonianos)? Explique. A viscosidade tende a diminuir com o aumento de temperatura, isso ocorre pois a força de coesão, nos líquidos diminui com o aumento de temperatura. Logo, a diminuição da temperatura, diminui a força de coesão e assim diminui a viscosidade.

O que é a viscosidade de um líquido?

A viscosidade de um líquido (inverso da fluidez) mede a resistência interna oferecida ao movimento relativo de diferentes partes desse líquido. ... Em um líquido muito viscoso, a velocidade varia pouco da parede para o centro do capilar e o líquido escoa lentamente.

O que é tensão superficial exemplos?

A Tensão Superficial é um fenômeno que ocorre em todos os líquidos, ela se caracteriza pela formação de uma espécie de membrana elástica em suas extremidades. Tomemos como exemplo a água, que por sua vez tem a maior Tensão Superficial dentre os outros líquidos.

O que diminui a tensão superficial da água?

O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame. O resultado é um número menor de água na superfície da moeda.

Qual das substâncias abaixo tem maior tensão superficial?

A tensão superficial dos líquidos depende diretamente de processos de interação entre as moléculas, como ligação de hidrogênio, por exemplo. Qual das substâncias abaixo tem maior tensão superficial? Alternativa correta: e) ácido etanoico.

O que acontece com a tensão superficial da água quando é adicionado detergente a água?

Os detergentes são substâncias tensoativas, isto é, diminuem a tensão superficial – a capacidade que as moléculas de água tem de se manter unidas fortemente. ... Em outras palavras, o detergente deixa a água mais “molhada” porque, em pequenos grupos de moléculas, ela penetra melhor na superfície suja.

Quanto maior a tensão superficial?

Quanto menor a esfera maior será a diferença de pressão. Pressão no interior de uma gota de líquido: Em uma gota esférica de água há apenas uma superfície, em vez de duas. Portanto, a força devido à tensão superficial é apenas a metade daquela da bolha de sabão.

Porque a água ajuda a manter a temperatura do corpo?

Graças ao alto calor específico e ao vapor da água, o planeta consegue estabilidade. Além disso, o líquido também ajuda a controlar a temperatura do nosso corpo. Portanto, quando uma pessoa se exercita, é liberada água, em forma de suor. ... E, como a água tem calor específico elevado, ao jogar água fora, joga calor fora.

Como aumentar a viscosidade?

Quanto maior a temperatura, mais moléculas do aditivo melhorar do IV distendem-se e, assim, mais aumenta a viscosidade, compensando o afinamento do óleo básico.

Quanto mais viscoso mais denso?

Quando um líquido viscoso é aquecido, sua velocidade de fluxo aumenta, mas a densidade ainda é praticamente a mesma. Conclusão: Como não há relação entre os dois, a máxima de que fluidos mais densos ​​são mais viscosos é enganosa.

Quanto maior carga maior viscosidade?

Quanto mais viscoso for o óleo, maior será a carga suportada. A viscosidade é a conseqüência do atrito interno interno de um fluido. Resulta da resistência que um fluido oferece ao movimento, daí a sua grande influência na perda de potência e na intensidade de calor produzido nos mancais.

Como varia a densidade dos líquidos e dos gases com a temperatura?

No entanto, a densidade é uma grandeza que varia de acordo com a temperatura e pressão. Isso ocorre porque as variações da temperatura e da pressão provocam uma alteração no volume do material e, consequentemente, alteram também a densidade que é inversamente proporcional ao volume.

Porque a temperatura interfere na densidade de um líquido?

Sim, a densidade diminui à medida que a temperatura aumenta. Uma vez que o aumento de temperatura causa o aumento do volume por efeito da dilatação, a relação entre o peso e o volume diminui.

Artigo anterior
Quanto tempo antes da Data-base pode demitir?
Artigo seguinte
Como o supositório de glicerina age?