Qual é a atividade profissional de Patativa do Assaré?

Perguntado por: Madalena Oliveira  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

A obra do poeta, cantador e compositor Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002), conhecido como Patativa do Assaré, é uma das mais valiosas representantes da chamada poesia popular nordestina – vertente que se encontra entre a tradição oral e a escrita, entre o popular e o erudito.

Qual é a atividade profissional do poeta?

Resposta: Lavrador, roceiro, trabalhador rural. Explicação: O eu poético define a sua pessoa, o seu jeito de ser poeta, com estas expressões: “Sou fio da mata, cantô da mão grossa”, “Sou poeta das brenha”.

Qual foi a importância de Patativa do Assaré?

Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de cordel, porém nunca se considerou um cordelista.

Qual foi a primeira obra de Patativa?

Inspiração Nordestina, seu primeiro livro, foi publicado em 1956 e, em 1967, ganhou uma segunda edição, renomeada para Cantos do Patativa. Em 1970, foi lançada uma nova coletânea de poemas, Patativa do Assaré: novos poemas comentados e, em 1978, foi lançado Cante lá que eu canto cá.

Qual é a história do poeta Patativa do Assaré?

Patativa teve uma vida difícil, mas soube transformar o sofrimento da seca no sertão em versos recitados por ele com muita paixão e amor. Nascido em 1909 na Serra de Santana, a 18km de distância da cidade de Assaré, no Sul do Ceará, o poeta foi criado em uma casa de taipa.

A HISTÓRIA DE PATATIVA DO ASSARÉ

33 questões relacionadas encontradas

Quem foi Patativa do Assaré história?

O poeta cearense, nascido em 1909 na Serra de Santana, distante 18 km do município de Assaré, morreu em 8 de julho de 2002, aos 93 anos, após uma parada cardíaca. Filho de uma família humilde de agricultores, perdeu a visão de um dos olhos ainda criança.

Qual é o verdadeiro nome do Patativa do Assaré?

Antônio Gonçalves da Silva - seu nome de batismo - nasceu em 1909, no sítio Serra de Santana, uma pequena propriedade rural localizada no município de Assaré, no sul do Ceará, e morreu - já sem audição e totalmente cego - em 8 de julho de 2002, aos 93 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Quem é considerado o primeiro poeta do cordel brasileiro?

O paraibano Leandro Gomes de Barros, nascido em 1865, foi considerado o criador da Literatura de Cordel e ficou conhecido, em famosa definição de Carlos Drummond de Andrade, como o “príncipe dos poetas”. É considerado o primeiro escritor brasileiro de literatura de cordel contemporânea.

Quem foi o autor do poema Patativa do Assaré?

Pela força da escrita nordestina de forte pulso lírico e político, Antônio da Silva se imortalizou como Patativa do Assaré, um dos mais relevantes poetas, compositores e repentistas brasileiros.

Quem pode ser considerado poeta?

Um poeta é alguém que escreve poesia, expressa sentimentos, brinca com as palavras, faz rimas e é um artista poético! Um poeta é uma pessoa que mediante a escrita, expressa emoções, sentimentos ou sensações, cria poesia. Um poeta pode simplesmente escrever poesia e executar a sua arte para si ou para o público.

Quem fala no poema diz?

Eu lírico é como chamamos ao enunciador do poema, isto é, a voz que se expressa por meio de uma poesia. Ele pode ser masculino ou feminino e apresentar ou não suas características no poema. É, portanto, um recurso literário que afasta a identidade do autor do conteúdo poético.

Porque o apelido Patativa do Assaré?

Antônio Gonçalves da Silva carrega esse apelido – Patativa do Assaré – pela beleza de sua poesia sonora, em referência ao canto da ave conhecida como Patativa.

Onde fica o Patativa do Assaré?

Em 05 de março de 1999 foi então inaugurado o Memorial Patativa do Assaré, que possuem mais de 1.200 peças no seu acervo. O museu esta localiza na Rua Coronel Francisco Gomes nº 82.

Qual o nome da esposa de Patativa do Assaré?

Foi casado com Belinha, com quem teve nove filhos. Faleceu na mesma cidade onde nasceu.

Como Patativa do Assaré adquiriu tanto conhecimento?

A inspiração poética de Patativa teve como pano de fundo sua própria vida. Como pessoa pobre da região do Cariri, sabia e reconhecia que viveu momentos difíceis. Um deles foi a perda do pai, fato que obrigou a trabalhar na roça para ajudar a sustentar a mãe e criar os irmãos.

Que dia o poeta Patativa do Assaré nasceu?

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu no dia 05 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré.

Qual foi a origem do cordel?

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.

Como o cordel foi escrito?

Os textos da literatura de cordel apresentam cunho satírico e características regionais. A estrutura dos textos da literatura de cordel é marcada por rimas, métrica e oração (enredo). Alguns dos principais cordelistas são Patativa do Assaré, Silvino Pirauá Lima, José Camelo de Melo Resende e Antônio Ferreira da Cruz.

Quem foi o maior cordelista?

Cordel. Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em 19/11/1865, na Fazenda da Melancia, no Município de Pombal, é considerado o rei dos poetas populares do seu tempo.

Quem criou o cordel nordestino?

Leandro Gomes de Barros

O primeiro brasileiro a escrever cordéis.

Artigo anterior
Porque a região Sudeste tem a maior densidade demográfica?
Artigo seguinte
O que acontece se eu não receber o oficial de justiça?