Qual das modalidades da licitação pode ser utilizado em qualquer aquisição de compras ou serviços?

Perguntado por: Adriana Miriam Gomes Mendes Leite  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (73 avaliações)

Concorrência. Essa é a primeira modalidade de licitação citada na lei 8.666. Ela pode ser utilizada para compras de qualquer valor.

Qual a modalidade de licitação mais utilizada?

4 - Modalidades de Licitação

O pregão eletrônico tem se transformado na modalidade mais utilizada para realizar as compras e contratações públicas em razão da transparência e celeridade do processo.

Quais os tipos de modalidades de licitação?

As modalidades de licitação são:
  • Pregão.
  • Concorrência.
  • Leilão.
  • Diálogo Competitivo.
  • Concurso.
  • Tomada de Preços (Extinta na Nova Lei de Licitações)
  • Carta-Convite (Extinta na Nova Lei de Licitações)

Quais as modalidades de licitação na nova Lei das licitações?

Dessa forma as modalidades da Lei 14.133/2021 são: concorrência, pregão, leilão, concurso e diálogo competitivo. Cada uma delas possui suas próprias características e devem ser usadas em situações específicas. Conhecer mais sobre essas modalidades é uma ótima forma de aumentar suas chances de sucesso nas licitações.

Quais são as modalidades de compra?

Modalidades. São espécies do gênero licitação, classificando-se em concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.

Licitação Pública [E7] - Modalidades de licitação

17 questões relacionadas encontradas

O que é modalidade de aquisição?

É uma forma de aquisição de bens e contratação de serviços utilizada quando for conveniente a aquisição de bens ou contratação de serviços para mais de um órgão ou entidade, ou quando não for possível definir previamente o quantitativo que será demandado pela Administração Pública.

O que é modalidade de compras de emergência?

A modalidade de compra em emergência apresenta supressão de várias etapas em relação ao processo da modalidade da compra normal, o que torna a compra em emergência vantajosa para a empresa por possibilitar mais rapidez e preços menores.

Quais são as modalidades agora regidas pela nova Lei de Licitações e Contrato nº 14.133 2021?

Mudança das Modalidades

Agora, de acordo com a Lei nº 14.133/21 a modalidade de licitação não é mais definida em virtude do seu valor, ou seja, o valor do objeto. Na Nova Lei as modalidades Tomada de Preços e Carta Convite não existem mais. Continuam apenas a concorrência e o pregão.

Quais são as modalidades de licitação na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos nº 14.133 2021?

Voltando às modalidades de licitação contidas no texto da Lei Federal 14.133/2021, tem-se que as duas primeiras, pregão e concorrência, abrangem e, muito provavelmente continuarão a abranger, a grande maioria dos procedimentos de contratação com a Administração Pública.

Quais as modalidades de licitação de acordo com o novo estatuto como sabido norma geral editada pela União Federal?

As modalidades de licitação previstas na Lei nº 14.133/2021, em seu artigo 28 e incisos, são Pregão, Concorrência, Concurso, Leilão e Diálogo Competitivo. ... 12, § único da Lei 14.133/21.

Quais as modalidades de licitação e suas diferenças?

As modalidades de licitação previstas na lei são: concorrência, tomada de preço, convite, concurso e leilão. Já o pregão foi instituído em 2002, através da lei nº 10.520/02. O pregão por sua vez, é o tipo de modalidade que possui a finalidade de desburocratizar o processo licitatório.

Quais os três tipos de licitação?

As modalidades de licitação previstas na lei são: concorrência; tomada de preços; convite; concurso e leilão. Já o tipo é a forma como será feita a escolha da melhor proposta.

O que é licitação pública e quais são suas modalidades?

As modalidades da licitação são a concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão. Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

Como escolher a modalidade de licitação mais adequada?

Para decidir sobre a modalidade de licitação é preciso considerar o valor estimado; se poderá sofrer aditivos ou prorrogações; se o bem ou serviço é comum; se já existe orçamento disponível; se há necessidade de contratações freqüentes ou se o quantitativo atende a necessidade durante um ano etc.

Quais são as 6 modalidades de licitação?

Quais são as modalidades de licitação?
  • Tomada de Preços (Lei 8.666)
  • Convite (Lei 8.666)
  • Concorrência (Lei 14.133)
  • Concurso (Lei 14.133)
  • Leilão (Lei 14.133)
  • Pregão (Lei 14.133)
  • Diálogo competitivo (Lei 14.133)

Qual é a modalidade em que o procedimento licitatório é mais complexo?

Importante salientar que existe uma espécie de hierarquia entre as três primeiras modalidades de licitação enumeradas na Lei 8.666/93 – concorrência, tomadas de preços e convite, sendo que a mais complexa destas é a concorrência, sendo sua utilização, em tese, possível para a celebração de contratos de qualquer valor, ...

Quais são as modalidades de licitação de que trata a Lei 13.303 2016?

A Lei nº 13.303/2016 não contemplou “modalidades” de licitação, a exemplo do que fez a Lei nº 8.666/93 (convite, tomada de preços e concorrência) e a Lei nº 10.520/02 (pregão).

O que é a Lei 14.133 21?

A Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) foi promulgada no dia 1º de abril de 2021, e trouxe consigo alterações substanciais ao procedimento licitatório.

Quais são os objetivos do processo licitatório consoante a Lei nº 14.133 2021?

Nesse sentido, foram inseridos diversos dispositivos na Lei nº 14.133/2021 que têm por objetivo prestigiar a simplificação e o formalismo moderado nas contratações, racionalizando procedimentos e sedimentando práticas contratuais já existentes, mas que não possuíam, até então, previsão legal no regime ordinário.

Quais as modalidades de licitação admitidas no Brasil hoje e quais as leis que versam sobre as mesmas?

No Brasil, atualmente, as modalidades de licitação são seis. Cinco delas estão descritas no artigo 22 da Lei de Licitações e Contratos, a lei nº 8666/93. São elas: concorrência, tomada de preço, convite, concurso e leilão. Já o pregão foi instituído em 2002, através da lei nº 10.520/02).

O que mudou com a Lei 14133?

A proposta da Lei 14.133, mais do que substituir leis anteriores é oferecer processos licitatórios que, ao menos em sua teoria, sejam mais condizentes à atualidade. Vigente por quase três décadas, a Lei 8666/93 já apresentava defasagem em relação à sociedade brasileira de 2021.

Que tipo de compras representa as compras chamadas emergenciais?

Em caso de compras emergenciais o processo é enxuto atendendo exclusivamente o prazo, devido a necessidade imediata do material em fábrica não é realizado concorrência e negociações, a modalidade de frete sofrem alterações porque geralmente o frete é por conta do cliente para rastreios constantes e efetividade, existe ...

Como as compras emergenciais prejudicam a atividade compras?

As requisições de compras feitas com urgência impactam diretamente no resultado da empresa, especialmente em relação ao financeiro. Isso fica evidente quando tenta negociar um desconto. Provavelmente não conseguirá.

Como acontecem as compras no setor público?

As compras governamentais são realizadas através de licitações, nas seguintes modalidades: concorrência pública, tomada de preços, carta-convite, pregão, concurso e leilão. Além da análise de documentação para habilitar os participantes aos certames públicos.

O que é aquisição de bens?

Aquisição é o ato de tomar posse de alguma coisa, seja ele bens, produto, serviço ou conhecimentos. A aquisição é aquilo que foi adquirido, podendo essa aquisição ter sido feita de diversas formas, por uma compra, permuta, doação etc.

Artigo anterior
O que fortalece o baço?
Artigo seguinte
Como Desencardir helanca branca?