Qual das características abaixo não condiz com os poríferos?

Perguntado por: António Hélder de Tavares  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

Alternativa “d”. Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal. (Fuvest-SP) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é: a) respiração e excreção por difusão direta.

Não é uma característica dos poríferos?

Os poríferos não apresentam a capacidade de locomoverem-se, sendo, portanto, animais sésseis. Eles podem ser encontrados vivendo sozinhos ou em colônias. Os poríferos são animais sésseis, ou seja, que não apresentam capacidade de locomoção.

Qual a característica principal dos poríferos marque a alternativa correta?

Alternativa correta: letra “c”

Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.

O que os poríferos se alimentam?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas No Sub Reino?

Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa? Ausência de epiderme. Ocorrência de fase larval.

PORÍFEROS - REINO ANIMALIA - ZOOLOGIA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

22 questões relacionadas encontradas

Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas No Sub-Reino Parazoa ausência de epiderme?

01) (UNIRIO) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa? A) Ausência de epiderme. B) Ocorrência de fase larval.

Como as esponjas são classificadas cite o nome que cada uma recebe?

Quanto a classificação, o filo Porifera apresenta três classes, conforme as caracteristicas das espículas e organização celular. Classe Calcarea - Agrupa as esponjas com espículas calcárias. Podem ser dos tipos áscon, sícon ou lêucon; Classe Hexactinellida - Grupo das esponjas com espículas de sílicas.

Em que ambiente vivem os poríferos?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

Como é de que os cnidários se alimentam?

Os cnidários são carnívoros. Alimentam-se de partículas em suspensão na água e pequenos animais aquáticos.

O que são poríferos e suas características?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

Quanto às características anatômicas dos poríferos é correto afirmar que?

04) (PUC-RS) Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: A) as esponjas de estrutura asconóide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. B) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Quais as principais diferenças entre os poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

Quais são os cnidários?

O filo Cnidaria representa animais de corpo bastante simples e que vivem em sua grande maioria em ambiente marinho. Chamados anteriormente de celenterados, os cnidários englobam mais de 11000 espécies, como os corais, anêmonas-do-mar e águas-vivas.

Quais são os animais cnidários?

Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos.

Quem não possui tecido verdadeiro?

Apenas os poríferos não possuem tecido verdadeiro; Possuem celoma, uma cavidade importante no processo do desenvolvimento embrionário, no qual ajuda a formar partes importantes do corpo, como a boca e o ânus.

Qual é o tipo de digestão que os cnidários fazem?

Digestão nos cnidários: é extracelular e intracelular. Inicia-se no interior da cavidade gastrovascular, em que enzimas são liberadas, e depois é completada no interior de células gastrodérmicas, as quais revestem essa cavidade. O que não foi absorvido pelo animal sai para fora do corpo pela boca.

Como funciona o modo de alimentação das medusas?

As Medusas usam seus tentáculos para atordoar suas presas antes de agarrar sobre ele e trazê-lo em sua boca. Medusas presa em um tipos de animais aquáticos, como peixes pequenos, ovos e invertebrados, juntamente com qualquer outra coisa que ficar presa em seus tentáculos.

Como a água viva respira?

Não possuem sistema circulatório, respiratório e excretor. Como o organismo possui poucas camadas de células, o transporte de substâncias ocorre por meio de difusão. Os sexos são iguais e separados.

Em que ambiente poríferos e cnidários são encontrados?

Os cnidários ou celenterados são animais aquáticos encontrados em água doce e salgada, sendo a maioria das espécies marinha. Diferentemente das esponjas, esses animais destacam-se por apresentarem tecidos verdadeiros. Tecidos contráteis e células nervosas são observados neles.

Por que não existem poríferos em ambiente terrestre?

Poríferos (Filo Porifera) são invertebrados que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Como o nome do filo indica, eles apresentam um corpo repleto de poros, por onde a água entra no corpo do animal.

Como é a superfície dos poríferos?

Os poríferos são animais cujo corpo é formado por células não organizadas em tecidos. A superfície de seus corpos é coberta de poros, “buraquinhos”, por onde a água flui neste animal. São todos animais aquáticos, vivendo principalmente em ambiente marinho. São seres que não possuem simetria.

Como são classificadas as esponjas quanto à distribuição de seus canais?

As esponjas leuconoides são o terceiro e último tipo. Elas são maiores e a estrutura corporal é mais complexa. Nestas também há fendas que direcionam a água para os canais aferentes. De lá, ela é direcionada às câmaras vibráteis, revestidas por coanócitos; e se comunica com a espongiocela, por meio de canais eferentes.

Como é o nome da parte verde da esponja?

Esponja Multiuso: Serve para a limpeza comum das louças, como talheres, pratos e potes. Possui dupla ação, o lado da espuma (normalmente amarelo) pode ser usado para limpeza delicada, já a parte mais áspera (normalmente verde), chamada também de fibra abrasiva, é ótima para a sujeira mais difícil.

Quantas espécies de esponjas são conhecidas?

Esponjas (poríferos) são animais muito simples que vivem permanentemente ligados a uma localização na água – eles são sésseis como adultos. Há de 5.000 a 10.000 espécies conhecidas de esponjas. A maioria das esponjas vivem em água salgada – apenas cerca de 150 espécies vivem em água doce.

Artigo anterior
Quais os tipos de Java que existem?
Artigo seguinte
Qual a vantagem de ser réu confesso?