O que é um conselheiro suplente?

Perguntado por: Ricardo Vieira de Ramos  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (68 avaliações)

Representante habilitado a assumir, em caso de vacância, o cargo de Conselheiro Titular.

Qual a função de um conselheiro suplente?

O conselheiro Suplente substitui o Conselheiro Efetivo quando este não puder comparecer. Nas decisões tomadas na Plenária o Conselheiro suplente não tem direito a voto, somente se estiver substituindo um conselheiro efetivo (Resolução CFMV nº 591/92).

O que é ser suplente de um conselho?

O que é Suplente:

Suplente é aquele que substitui quem não pode exercer a sua função por algum motivo. O suplente não exerce o cargo até que o titular se desligue, sendo a função do suplente apenas permanecer disponível para assumir.

Quais os direitos do Conselheiro Tutelar suplente?

Considerando o disposto no Art. 87, § 3º. Os Conselheiros Tutelares suplentes serão convocados de acordo com a ordem de votação e receberão remuneração proporcional aos dias que atuarem no órgão, sem prejuízo da remuneração dos titulares quando em gozo de licenças e férias regulamentares.

O que faz um conselheiro efetivo?

A resposta é simples: o que se procura são conselheiros efetivos — isto é, capazes de produzir um efeito real —, algo que vai bem além do simples conceito de conselheiro independente. Em outras palavras, não basta ser independente para que o conselheiro produza o efeito desejado.

As férias e o suplente do Conselheiro Tutelar.

21 questões relacionadas encontradas

Quem convoca o suplente do Conselho Tutelar?

16. Ocorrendo vacância ou afastamento de quaisquer dos membros titulares do Conselho Tutelar, o Poder Executivo Municipal ou do Distrito Federal convocará imediatamente o suplente para o preenchimento da vaga.

Como funciona as férias do Conselho Tutelar?

ECA – Lei 8.069/1990 – Art.

II – gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3 (um terço) do valor da remuneração mensal; III – licença-maternidade; IV – licença-paternidade; V – gratificação natalina.

O que faz um Conselheiro Tutelar perder o mandato?

Art. 45. As penalidades de suspensão do exercício da função e de destituição do mandato poderão ser aplicadas ao Conselheiro Tutelar nos casos de descumprimento de suas atribuições, prática de crimes que comprometam sua idoneidade moral ou conduta incompatível com a confiança outorgada pela comunidade.

O que é um membro efetivo?

Membro Efetivo é a pessoa que participa do conselho do condominio e os suplentes são para assumir na falta destes.. Boa Sorte! Paulo, Quando consta na convenção que tem que eleger 3 membros para o conselho e um suplente, significa que, se faltar um dos 3 eleitos, o suplente fica no lugar, como na política, entendeu?

Qual a função de um conselheiro no condomínio?

O conselho consultivo de condomínio tem como atribuição principal dar suporte ao síndico em qualquer que seja o problema apresentado, portanto usando do tempo e conhecimento dos condôminos participantes.

Qual a função do conselheiro em um condomínio?

Composto por três membros, preferencialmente proprietários de unidades, o conselho fiscal de condomínio tem a função de auditar e fiscalizar as contas do empreendimento, fazendo ponderações, questionamentos e, principalmente, aprovando ou reprovando os documentos que posteriormente serão encaminhados para assembleia ...

Como funciona a lei do Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar exercerá exclusivamente as atribuições previstas na Lei nº 8.069, de 1990, não podendo ser criadas novas atribuições por ato de quaisquer outras autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público, do Poder Legislativo ou do Poder Executivo municipal, estadual ou do Distrito Federal.

O que não é atribuição do Conselho Tutelar?

101, inciso VII, do ECA). O que o Conselho Tutelar não pode fazer (como aliás, nunca pode, embora o fizesse de forma indevida), é promover, por simples decisão administrativa, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar como medida "antecedente" ao acolhimento institucional.

O que faz o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar pode aplicar medidas como encaminhamento da criança ou do adolescente aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade, orientação, apoio e acompanhamento temporários, matrícula e frequência obrigatória em estabelecimento oficial de ensino fundamental, inclusão em serviços e programas ...

Qual a diferença entre titular e suplente na CIPA?

A única diferença é que os efetivos estão sempre na ativa e os suplentes só atuam quando os efetivos por alguma razão não podem participar. Sendo o suplente também membro eleito da CIPA, logo, ele também goza da estabilidade.

O que acontece se eu ficar em suplentes no Senai?

No caso de o candidato ser eliminado, um suplente receberá mensagem (ou telefonema) do SENAI-SP para comparecer à escola para matrícula. O suplente terá um dia útil para comparecer à escola e efetuar sua matrícula.

Qual o tempo de estabilidade do suplente da CIPA?

Os membros eleitos pelos empregados, titulares e suplentes, para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, possuem estabilidade no emprego desde o registro da sua candidatura até 1 (um) ano após o fim do seu mandato, nos termos do art. 10, II, alínea “a” do ADCT da CF/1988, art.

Qual é a função de um suplente?

Quer dizer que você está numa espécie de “lista de espera”. Se algum dos projetos aprovados não puder ser concretizado, por qualquer motivo, os suplentes são chamados a substituí-los, segundo a ordem de classificação.

O que faz um conselheiro da subseção?

· editar resoluções, no âmbito de sua competência; · instaurar e instruir processos disciplinares, para julgamento pelo Tribunal de Ética e Disciplina; · receber pedido de inscrição nos quadros de advogado e estagiário, instruindo e emitindo parecer prévio, para decisão do Conselho Seccional.

Quanto ganha um conselheiro estadual da OAB?

A questão da incompatibilidade foi levada à OAB depois da publicação do Decreto nº 8.841, de abril, que estabelece uma remuneração mensal de até R$ 11.238,00 para os conselheiros do Carf – R$ 1.872,50 por sessão – e os proíbe de atuar em processos contra a Fazenda Nacional.

O que faz um suplente de condomínio?

Um suplente é uma pessoa que só assume quando oconselheiro comunica que nao quer mais ser conselheiro. Daí ele assume. O conselheiro esta para analisar as pastas de prestação de contas, participar ativamente na vida do condomínio. O suplente irá substituir o conselheiro que renunciar ao cargo, e terá as mesmas funções.

Quando um conselheiro tutelar pode ser exonerado?

17. Será exonerado de ofício o Conselheiro Tutelar que: I - Não entrar em exercício, no prazo de 05 (cinco) dias de sua posse; II - Incorrer nos impedimentos do artigo 140, da Lei 8.069/90; III - Assumir cargo público em virtude de aprovação em concurso público de provas e títulos, nos termos da art.

Quanto tempo um conselheiro tutelar fica no cargo?

Art. 10 - Em cumprimento ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, o mandato do Conselheiro Tutelar é de três anos, permitida uma recondução, sendo vedadas medidas de qualquer natureza que abrevie ou prorrogue esse período.

Quem pode punir um conselheiro tutelar?

Como se observa, não há agente público que não possa ser controlado, na forma que a lei estabelecer. E, no caso do conselheiro tutelar, compete ao legislador local disciplinar como se fará tal processo da fiscalização e exclusão.

Quais os direitos dos membros do Conselho Tutelar?

O ECA já assegura aos conselheiros tutelares, cuja principal função é zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, direito a cobertura previdenciária; férias anuais remuneradas e acrescidas de 1/3 do valor da remuneração mensal; licença-maternidade; licença-paternidade; e gratificação natalina.

Artigo anterior
Como copiar e colar textos de PDF?
Artigo seguinte
Como é feita a medição de decibéis?