Qual Cultura produz a maior quantidade de ácido lático?

Perguntado por: David Xavier de Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

As culturas homofermentadoras produzem ácido lático (cerca de 90%) a partir da fermentação da lactose e não produzem gases (indicada para queijos de massa fechada, sem olhaduras e pouco aroma).

Quem produz ácido lático?

A produção de ácido lático se dá por meio da fermentação da lactose pela bactéria Streptococcus lactis. Industrialmente, é fabricado pela fermentação controlada de hexoses de leite, milho e melaço.

Onde é produzido o ácido láctico?

O ácido lático, assim como o ácido glicólico e o ácido mandélico, são alfahidroxiácidos (AHA), ácidos orgânicos naturais que podem ser encontrados naturalmente em diversos vegetais, como cana-de-açúcar (ácido glicólico) e frutas (ácidos cítrico e málico), e também no leite azedo (no caso do ácido lático).

Quando produzimos ácido lático?

O organismo humano produz ácido lático em quantidades expressivas, durante a realização de exercícios físicos. Quando há atividade física intensa é comum haver um excesso de ácido lático, que é formado num ritmo muito mais rápido do que é eliminado, o que, por vezes, ocasiona muito cansaço e dores musculares.

O que é cultura Láctea?

Culturas lácteas são microrganismos (bactérias), em que o habitat natural é o leite. São selecionadas, cultivadas e finalmente empregadas na indústria de laticínios.

ÁCIDO LÁTICO: COMO e PORQUE USAR ?!

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as bactérias lácticas?

As bactérias ácido lácticas (BAL) são um grupo de micro-organismos que podem estar presentes em diversos meios ricos em nutrientes, representadas por cerca de 530 espécies e subespécies. Apresentam-se na forma de cocos ou bastonetes, são gram positivos, catalase negativa, não esporuladas e geralmente sem motilidade.

Qual é o papel das culturas láticas e probióticas nos produtos lácteos?

A indústria de lácteos tem utilizado bactérias láticas nos mais variados produtos, como culturas iniciadoras ou adjuntas em leites fermentados e queijos, pois elas desempenham um papel de favorecer características sensoriais e tecnológicas, além de promover a conservação inibindo à competição da microbiota deteriorante ...

O que causa o ácido lático?

Se o exercício estiver além do que o atleta está condicionado a fazer, a queima da glicose através do oxigênio não será suficiente e o organismo queimará a glicose sozinha. Essa reação solitária produz o ácido lático, que é um dos causadores das dores musculares.

Como ocorre a formação de lactato?

O lactato é um produto do metabolismo da glicose, ou seja, é resultado do processo da transformação da glicose em energia para as células quando não há quantidade suficiente de oxigênio, processo chamado de glicólise anaeróbica.

Em que região o ácido lático se acumula?

Após a formação de ácido lático, ele se ioniza rapidamente e resulta na formação de lactato. Quando o lactato se acumula em níveis elevados no sangue e nos músculos, ele cria uma acidez chamada acidose láctica, que causa fadiga muscular e, em níveis elevados, pode interferir na recuperação muscular.

Onde encontrar o ácido lático?

De onde vem o ácido lático? Como você pode imaginar pelo nome, o ácido lático vem originalmente do açúcar do leite (lactose), mas com a biotecnologia ele pode ser obtido de outras fontes, como a fermentação de uvas (glicose), açúcar de cana (sacarose) e amido.

O que é ácido lático para o cabelo?

De origem natural e altamente emoliente, o Ácido Lático é capaz de potencializar o aspecto alinhado dos fios de cabelo, uma vez que atua na hidratação e reparação das madeixas, intensificando a maciez, o brilho e o movimento dos fios recém alisados.

Qual alimento tem ácido lático?

Na indústria alimentícia o ácido láctico é inserido na produção de cervejas, sorvetes, maioneses sucos artificiais e conservas vegetais, além de bombons, picles, recheios, produtos marinados, iogurtes, carnes curadas e fermentos químicos.

Como se chamam as bactérias que produzem um composto chamado ácido láctico?

O grupo das bactérias ácido-lácticas é composto por 12 gêneros de bactérias gram-positivas: Carnobacterium, Enterococcus, Lactococcus, Lactobacillus, Lactosphaera, Leuconostoc, Oenococcus, Pediococcus, Streptococcus, Tetragenococcus, Vagococcus e Weissella.

Qual o nome da reação em que há produção de ácido lático?

O esforço físico e a concentração de ácido lático na musculatura.

Como liberar ácido lático do músculo?

Formas de reduzir o ácido lático acumulado nos músculos
  1. 1) Hidrate-se. ...
  2. 2) Mantenha o nível de atividade física. ...
  3. 3) Se aqueça antes dos treinos. ...
  4. 4) Reduza a intensidade do exercício. ...
  5. 5) Controle a respiração. ...
  6. 6) Alongue-se. ...
  7. 7) Faça treinos de resistência e de velocidade. ...
  8. 8) Cuidado ao levantar pesos.

Como ocorre a formação de lactato a partir do piruvato?

Quando oxigênio suficiente não está presente nas células musculares para a oxidação de piruvato e NADH produzido na glicólise, NAD + é regenerado a partir de NADH por redução do piruvato em ácido láctico. O Piruvato é convertido em ácido láctico pela enzima lactato desidrogenase.

Como ocorre o metabolismo do lactato durante o exercício?

O produto final do metabolismo energético num meio sem a disponibilidade de oxigênio, o lactato, trata-se de uma substância secretada, principalmente no músculo, durante o exercício físico. Nesse sentido, quando há deficiência de oxigênio, a demanda de energia é atendida por uma predominância da glicólise anaeróbica.

Como ocorre o acúmulo de lactato na corrente sanguínea durante a atividade física?

A produção e o acúmulo de lactato são acelerados quando o exercício torna-se mais intenso e as células musculares não conseguem atender às demandas energéticas adicionais aerobicamente nem oxidar o lactato com o mesmo ritmo de sua produção.

Quais os efeitos colaterais do ácido láctico?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que o ácido láticos pode provocar são: ardor, pele seca, rubor, irritação ou comichão.

Quais os sintomas de acidose láctica?

Sintomas de Acidose
  • Batimento cardíaco acerelado.
  • Dor de cabeça.
  • Confusão mental.
  • Fraqueza e cansaço.
  • Náusea e vômito.
  • Hálito frutado pode ser sintoma de cetoacidose diabética.

Qual é o papel das bactérias produtoras de ácido láctico em produtos lácteos fermentados?

Os produtos fermentados vêm utilizando estas bactérias de forma eficaz e adquirindo menos efeitos nocivos. Através desse processo são formados microrganismos que atenuam o tempo de fermentação dos alimentos inibindo o crescimento de deteriorantes e formando produtos menos tóxicos à saúde.

Qual o produto principal da fermentação lática?

Na fermentação lática, o NADH transfere seus elétrons diretamente para o piruvato, gerando ácido lático (C3H6O3) como subproduto. Esse tipo de fermentação é realizado por bactérias que fermentam o leite, gerando produtos como iogurtes, que tem o sabor levemente azedo devido ao ácido lático.

O que são bactérias láticas é exemplo de uma bactéria e alimento que produz?

As Bactérias Ácido Láticas (BAL) formam um grupo de bactérias muito utilizado na indústria de alimentos, por apresentar a capacidade de fermentar açúcares em ácido lático; recentemente, os olhos das indústrias farmacêuticas têm sido voltados para as BAL pelo conhecimento do potencial probiótico que elas apresentam.

Quais são os tipos de fermentação?

Existem três tipos de fermentação: a alcoólica, a lática e a acética.

Artigo anterior
O que faz o ar entrar e sair dos pulmões?
Artigo seguinte
Quando não tem conhecimento?