Por que a energia nuclear é pouco utilizada no Brasil?

Perguntado por: Núria Sara Carvalho Leal Nogueira  |  Última atualização: 6. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

Além das elevadas emissões de carbono, esse ciclo gera resíduos tóxicos altamente radioativos e contribui com agressões ambientais. Além de uma central nuclear consumir elevados volumes de água para sua refrigeração, tendo sua instalação obrigatoriamente de ser próxima a grandes recursos hídricos (rios, mares…).

Por que o Brasil não tem mais usinas nucleares?

Pouco depois da catástrofe na usina nuclear japonesa de Fukushima, em 2011, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, se comprometeu a desligar todas as usinas nucleares do país. À época, os planos determinaram a paralisação das oito unidades mais antigas do país, além do fechamento de outras nove, até 2022.

Por que não usar energia nuclear?

A energia nuclear tem altíssimos custos (na construção) e no processo de enriquecer o urânio. Também altos custos para o depósito do lixo atômico, além dos custos de descontaminação e demolição (decommissioning) dos reatores velhos que não são declarados.

Como está sendo usada a energia nuclear no Brasil?

O programa brasileiro abrange um amplo uso da energia nuclear, sempre voltado para fins pacíficos. ... O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts.

O que leva um país a utilizar energia nuclear?

A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos, sendo de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia. ... - As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás; - Não contribui para o efeito estufa.

O Problema da Energia Nuclear

32 questões relacionadas encontradas

Quais as justificativas para a escolha do local de construção das usinas nucleares no Brasil?

A escolha desse local como sede se deve à proximidade com os grandes centros consumidores de energia do país, que são Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Além disso, devido ao mecanismo de funcionamento dessas usinas, elas precisam se situar próximo a fontes hídricas, como rios, lagos ou mares.

Quais as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear
  • Nível menor de poluição atmosférica. ...
  • Opção para países com poucos recursos hídricos. ...
  • Disponibilidade do combustível. ...
  • Imenso poder energético. ...
  • Área para construção reduzida. ...
  • Risco de acidente nuclear. ...
  • Poluição térmica. ...
  • Lixo nuclear.

Qual o uso da energia nuclear no Brasil e no mundo?

Energia nuclear responde por 16% da geração de energia no mundo. ... No Brasil, o urânio responde por 1,8% da matriz energética brasileira. Ao mesmo tempo, o Brasil é a sexta reserva mundial em urânio do mundo, ficando atrás de apenas Austrália, Cazaquistão, Canadá, África do Sul e Namíbia.

Quantas usinas nucleares existem no Brasil 2021?

Programa Nuclear Brasileiro

As duas usinas são gerenciadas pela Eletrobras e geram 2 gigawatts (GW) de potência, o equivalente a 2% da capacidade de geração nacional de eletricidade. A terceira usina, Angra 3, começou a ser construída em 1984.

Como a energia nuclear pode ser aproveitada?

Existem duas formas de aproveitar essa energia para a produção de eletricidade: A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se divide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual dois ou mais núcleos se unem para produzir um novo elemento.

Quais as desvantagens do uso da energia nuclear?

DESVANTAGENS
  • Os acidentes tem sérias consequências. ...
  • Uma grande desvantagem é a gestão de resíduos nucleares. ...
  • O investimento inicial de uma usina nuclear é muito alto.
  • Ao contrário de outras opções de energia, a energia nuclear não é renovável porque o urânio deve ser extraído e não é regenerado.

Por que a radiação nuclear é perigosa?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Qual o país que mais utiliza energia nuclear?

Os Estados Unidos, com 98 usinas em funcionamento, é o país que mais gera energia por fonte nuclear no mundo, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da produção total deste tipo de energia. A França, com 58 reatores, e a China, com 45, são os outros dois países com mais unidades em operação.

Quais foram as principais causas do não crescimento da energia nuclear no mundo?

No entanto, os riscos apresentados em relação a acidentes radioativos e a possíveis impactos ambientais dificultam a expansão dessa fonte energética, uma vez que existe muita pressão no mundo inteiro por parte de governos, instituições e grupos socioambientais para conter a sua utilização.

Quantas usinas nucleares existem no Brasil e onde estão localizadas?

O Brasil possui duas usinas em operação atualmente: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, com potencial de geração de 2 mil megawatts.

Em qual Estado brasileiro estão localizadas as três usinas nucleares brasileiras?

A fissão do átomo do urânio é a principal técnica empregada no mundo para a geração de eletricidade em usinas nucleares. Inclusive no Brasil, que tem duas em operação. Angra 1 e Angra 2, localizadas em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Quais fatores são necessários para justificar a necessidade de uma usina nuclear?

A luz solar e os ventos são intermitentes, exigindo nas usinas uma capacidade extra de acumulação de energia, para que o fornecimento seja confiável. Por sua vez, a biomassa requer uma área de extensão considerável (400.000 ha para cada 1.000 MWe gerados) para o plantio de árvores.

Quais os motivos pelos quais as usinas nucleares do Brasil foram construídas no estado do Rio de Janeiro?

A instalação das usinas em Angra levou em conta justamente a proximidade tanto do Rio como de São Paulo. Dessa forma, é mais fácil transmitir a energia produzida para os grandes centros de consumo.

Que justificativas podem ser fornecidas para explicar a dependência da França em relação à energia nuclear?

Além da questão ideológica e do possível lobby, tem também o fator econômico com a perda de muitos empregos. Para o governo é complicado administrar isso”, analisa Hasegawa. O setor nuclear gera cerca de 100 mil empregos diretos e 400 mil indiretos, o que equivale a 2% do total de empregos do país.

Quantos países usam energia nuclear?

Usinas nucleares são operadas atualmente em 31 países. A maioria está na Europa, América do Norte, Ásia Oriental e Sul da Ásia. Os Estados Unidos é o maior produtor de energia nuclear, enquanto a França é o país que tem a maior parte da eletricidade gerada por energia nuclear.

Por que a França utiliza energia nuclear?

Em 1974, o governo francês tomou a decisão de expandir rapidamente a capacidade de produção de energia nuclear na França logo após a primeira crise do petróleo. Com este programa nuclear, conseguiu-se uma redução nas importações e maior segurança energética.

Quais são os países que têm usinas nucleares?

França, China, Rússia, Coreia do Sul, Canadá, Ucrânia, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Espanha, Bélgica, Índia, República Tcheca, Finlândia, Suíça, Japão, Brasil, Bulgária, Hungria, África do Sul, Eslováquia, México, Romênia, Argentina, Irã, Paquistão, Coréia do Norte, Eslovênia, Holanda e Armênia.

Como a radiação nuclear afeta o ser humano?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Quais são os perigos da radiação de Chernobyl?

Também há sintomas clássicos ligados à região do organismo que sofreu dano, como mucosite oral, pneumonite e pericardite, por exemplo. "A maioria dos expostos em Chernobyl apresentou mucosites e efeitos cutâneos.

Artigo anterior
Qual é a melhor madeira que existe?
Artigo seguinte
O que é melhor pinus ou eucalipto?