O que é ingerência ou intervenção na propriedade privada?

Perguntado por: Nuno Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (1 avaliações)

A intervenção do Estado na propriedade privada é um instituto que permite a ingerência pública na propriedade particular a fim de garantir a prevalência do interesse coletivo. Trata-se de um instrumento interessante que tem como parâmetro a função social da propriedade.

O que é intervenção na propriedade privada?

Intervenção na propriedade privada é todo ato do Poder Público que retira e restringe compulsoriamente direito dominiais privados ou sujeita o uso de bens particulares em virtude do atendimento aos interesses da comunidade.

Como se dá a intervenção do Estado na propriedade privada?

Modalidades de Intervenção do Estado na Propriedade Privada
  1. Desapropriação. ...
  2. Confisco. ...
  3. Limitação Administrativa ou Poder de Polícia. ...
  4. Servidão Administrativa. ...
  5. Tombamento. ...
  6. Requisição. ...
  7. Ocupação Temporária.

Quais são os fundamentos da intervenção do Estado na propriedade?

São fundamentos para a intervenção do Estado na propriedade particular: a função social da propriedade e a prevalência do interesse público. Conforme comentado, o direito de propriedade assegurado constitucionalmente não é absoluto, pois a propriedade deverá atender sua função social (art. 5º, XXIII da Constituição).

O que é a propriedade privada exemplos?

Propriedade privada é o nome dado à qualidade específica de um bem - a de ser posse de uma pessoa, que pode ser tanto física quanto jurídica. É o caso da roupa que você veste, da casa onde você mora (que mesmo alugada, tem um proprietário certo), do prédio onde a sua empresa está localizada.

Intervenção Estatal na Propriedade - Intervenção Estatal na Propriedade Privada

35 questões relacionadas encontradas

O que é a propriedade privada?

Propriedade privada é um direito que dá ao seu titular diversos poderes como o de usar, gozar e dispor de um determinado bem móvel ou imóvel.

Como podemos caracterizar propriedade privada?

A propriedade, enquanto privada, também exerce o seu papel social, ao atender os interesses do proprietário. Mas, quando se fala em função social aqui, quer se dizer uma função, direta, imediata, que há de impregnar todos os atos do proprietário, e não atender os interesses da coletividade obliquamente.

Quais os tipos de intervenção na propriedade?

A intervenção do Estado na propriedade pode se dar de forma restritiva ou supressiva. São modalidades de intervenção restritivas: a Servidão Administrativa, a Requisição, a Ocupação Temporária, as Limitações Administrativas e o Tombamento. A desapropriação é a forma supressiva de intervenção.

O que é a intervenção do Estado?

A intervenção do Estado no domínio econômico, nada mais é do que todo ato ou medida legal que restrinja, condiciona ou tenha por fim suprimir a iniciativa privada em determinada área, visando assim, o desenvolvimento nacional e a justiça social, assegurados os direitos e garantias individuais.

Quais as formas de intervenção do Estado no domínio econômico?

Como foi mencionado anteriormente, o Estado pode intervir de forma direta na ordem econômica, só podendo fazê-lo em nome da segurança nacional e do interesse coletivo para que não venha a ferir princípios constitucionais como o da liberdade de iniciativa.

São formas supressivas de intervenção do Estado na propriedade privada?

A desapropriação é a forma supressiva de intervenção do Estado na propriedade particular. Fala-se em supressiva, pois retira-se o bem do seu antigo proprietário, e este passa a pertencer ao Poder Público.

Quando o Poder Público pode desapropriar a propriedade privada?

182, § 4º. Tal dispositivo indica que o Poder Público municipal poderá desapropriar imóvel urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado cujo proprietário não promova seu adequado aproveitamento.

Qual das seguintes constitui uma modalidade supressiva de intervenção do Estado na propriedade privada?

A desapropriação é a forma supressiva de intervenção. Na intervenção restritiva o Estado impõe restrições e condicionamentos ao uso da propriedade sem, contudo, retirá-la de seu titular.

O que é uma ocupação temporária?

Ocupação Temporária “é um tipo de intervenção do Estado na propriedade privada, onde a Administração Pública se vale do poder de império estatal para nesta modalidade impor, constranger o proprietário a obrigação de suportar a utilização temporária do seu imóvel pelo Poder Público.”

Qual a diferença entre requisição e ocupação temporária?

A requisição administrativa pode ser instituída sob distintas modalidades, num primeiro momento sobre bens móveis ou imóveis, noutro, sobre serviços, detalhe que a principio já nos possibilita traçar uma distinção quanto à ocupação temporária, que somente se institui sobre imóveis.

O que é Tredestinação?

Tredestinação significa destinação contrária com plano inicialmente previsto, ocorre quando o ente estatal procede uma desapropriação declarando a necessidade ou utilidade pública de um bem particular, porém, pratica destino diverso do que planejara no início, podendo ser caracterizada como lícita ou ilícita.

Qual o papel da intervenção do Estado no mercado?

Assim, o Estado exerce o papel de imprimir em alguns setores a supremacia valorativa do interesse público e das políticas definidas na Constituição Federal. E, neste sentido, atua como garantidor da ordem pública, regulando o mercado privado, diante da ausência de capacidade de autorregulação.

O que é intervenção do Estado no domínio econômico?

A contribuição de intervenção no domínio econômico representa um instrumento de atuação da União na área econômica. É o que se depreende da leitura do art. ... 174 que comete ao Estado a função de regular, incentivar e planejar a economia. A contribuição interventiva não tem, pois, cunho arrecadatório.

Qual é a importância da intervenção do governo na economia?

O Estado, como agente econômico atuante, foi de extrema importância para o desenvolvimento econômico do país ao longo do tempo, e continuará tendo espaço na economia, exercendo suas atividades de regulador e normalizador da economia, corrigindo as disparidades sociais, permitindo a inclusão social e promovendo o ...

Quais são os tipos de desapropriação?

Existem quatro tipos de desapropriação: direta, indireta, confiscatória e sancionatória.

Quando deve ocorrer a intervenção do Estado na propriedade privada?

Conforme a Constituição Federal o Estado pode intervir na propriedade privada quando se tratar de interesse público, ou seja, eminente perigo público ou interesse público, devido ao principio da supremacia do interesse público e a função social da propriedade.

Quais são as fases do procedimento de desapropriação?

A desapropriação é dividida em duas fases: declaratória e executória. Na fase declaratória, o Poder Público declara que determinado bem é de necessidade pública, utilidade pública ou de interesse social. A fase executória pode ser administrativa ou judicial.

Como podemos distinguir uma propriedade privada de uma Pública?

A propriedade privada é distinguível da propriedade pública, que é propriedade de uma entidade estatal, e da propriedade coletiva ou cooperativa, que é propriedade de um grupo de entidades não governamentais. Como um conceito legal, a propriedade privada é definida e aplicada pelo sistema político de um país.

Quais são as principais características do direito de propriedade?

A propriedade é um direito absoluto na medida em que o proprietário tem o mais amplo poder jurídico sobre aquilo que é seu. Nela estão insertos todos os atributos dos direitos reais. Se assim o é, a partir dela surgem todos os demais direitos reais, conforme dito alhures.

Qual a diferença entre propriedade pública e privada?

Diferença entre Propriedade Privada e Pública

Diferentemente da privada, na propriedade pública representa um bem que pertence a todos os cidadãos. É o exemplo da rua na frente da sua casa, da praia que você vai aos fins de semana e das escolas públicas.

Artigo anterior
Qual é o nome da Himawari?
Artigo seguinte
O que significa ser o bem público impenhorável?