Qual cultura o Renascimento resgatou?

Perguntado por: Francisco Mário Pacheco Brito  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

O que renasceu foi a cultura urbana, a cultura ligada às cidades, com amplo comércio, vida intelectual e apreciação artística, como ocorria nas cidades-Estado da Antiguidade Clássica.

Qual cultura o Renascimento resgatou *?

Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica.

O que o Renascimento buscou resgatar?

Para alguns que vivenciaram tal época, a renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Sob tal aspecto, observamos que o renascimento tinha uma expressa tendência humanista.

Em qual cultura os renascentistas se inspiraram?

As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.

Qual foi o grupo social mais beneficiado pelo Renascimento Cultural?

A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.

RENASCIMENTO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

28 questões relacionadas encontradas

O que valorizavam os artistas renascentistas?

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Como foi o Renascimento Cultural?

O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.

Qual a principal fonte de inspiração dos renascentistas?

A principal fonte de inspiração do movimento renascentista foi a antiga cultura greco-romana, chamada de Cultura clássica. As pessoas viviam nas cidades e observavam os padrões antigos, os monumentos, as ruínas e tantas coisas mais.

Qual foi a fonte de inspiração para os intelectuais do Renascimento?

A fonte de inspiração do Renascimento foi a cultura Greco-Romana, tendo vindo, portanto, da Grécia Clássica e do Império Romano.

O que a cultura da Antiguidade Clássica representou para o movimento renascentista?

Como diz a origem da palavra, o movimento renascentista fez ressurgir o interesse da Europa pela cultura e pelos valores da Antigüidade clássica. ... Essa corrente de pensamento colocava o homem como centro do universo (antropocentrismo), em oposição à cultura medieval, teocêntrica.

Quais são as consequências do Renascimento?

Além das cidades, o comércio na Europa fortaleceu-se a partir da Baixa Idade Média e proporcionou uma série de mudanças, como o estabelecimento de uma nova classe social, a criação de colônias sob a esfera de influência de cidades italianas e o uso da moeda.

Quais são as principais características do Renascimento?

As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.

Como o Renascimento mudou a sociedade?

As mudanças ocorridas na Europa, como o desenvolvimento do comércio e das cidades e a expansão marítima, foram acompanhadas por um intenso movimento cultural. Essas transformações faziam os europeus acreditarem que viviam em um novo tempo, muito diferente daquele que imperou durante toda a Idade Média.

O que é que renasce com o Renascimento?

O que “renasceu” no período do Renascimento, portanto, não foi a cultura clássica pagã pura e simplesmente. O que renasceu foi a cultura urbana, a cultura ligada às cidades, com amplo comércio, vida intelectual e apreciação artística, como ocorria nas cidades-Estado da Antiguidade Clássica.

O que eram os mecenas?

Mecenas era um membro da classe dos cavaleiros e um rico cidadão romano que foi incumbido pelo imperador a financiar a produção artística e literária de vários nomes de vulto da cultura romana, como os poetas Virgílio, Horácio e Ovídio, bem como o historiador Tito Lívio.

Qual cidade era considerada o centro da vanguarda?

Florença é o berço do Renascimento e ponto obrigatório para amantes da arte. Metrópole italiana é considerada o centro do humanismo europeu, com figuras como Dante, Giotto e Leonardo da Vinci.

Quais os principais antecedentes do Renascimento Cultural?

Antecedentes  Renascimento cultural foi um movimento artístico-intelectual que, a partir do séc. XV, recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de todos os interesses.  O Renascimento foi marcado pelo retorno aos valores da antiguidade clássica greco-romana.

Quais as principais causas para o surgimento do Renascimento Cultural?

Foi motivado pelos seguintes fatores:
  • desenvolvimento do comércio;
  • crescimento das cidades;
  • influência das civilizações sarracenas e bizantinas;
  • fuga ao misticismo e ao ascetismo medieval;
  • Humanismo.

Qual é o período do Renascimento?

O Renascimento dividiu-se em três fases: Trecento (século XIV ou os anos trezentos); o Quattrocento (século XV ou anos quatrocentos); e Cinquecento (século XVI ou anos quinhentos). Porém, não foi apenas nas cidades italianas que houve produções artísticas renascentistas.

O que os artistas renascentistas buscavam representar?

Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto). Nas artes (pinturas e esculturas), os artistas do Renascimento basearam-se na observação do mundo e nos princípios matemáticos e racionais como: harmonia, equilíbrio e perspectiva (fundo).

Quem financiava os artistas e os estudiosos do Renascimento?

Os estudiosos e artistas do Renascimento foram financiados por ricos banqueiros e comerciantes conhecidos como mecenas, estes financiavam e divulgavam o trabalho dos artistas em troca de reconhecimento social.

O que os pintores renascentistas desenvolveram com relação?

A pintura destes artistas desenvolveu-se de forma independente dos avanços que aconteciam na Itália e sem o objetivo de reviver a Antiguidade Clássica. O estilo de suas obras derivou diretamente das artes medievais das iluminuras e vitrais, com uso da tinta a óleo.

Quais mudanças contribuíram para o Renascimento do comércio?

Atribui-se o renascimento do comércio ao crescimento populacional e ao aumento da produção agrícola, que proporcionou um excedente que pôde ser comercializado.

O que foi o Renascimento e sua importância para a humanidade?

A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.

Qual a principal mudança nas produções artísticas do Renascimento?

A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. ... Vale lembrar que o renascimento artístico incluiu a evolução da pintura, escultura, arquitetura e literatura, valorizando aspectos humanos e da natureza.

Artigo anterior
O que foi o Humanismo e onde surgiu?
Artigo seguinte
Como deixar o aquário mais bonito?