Quais os três níveis de variação e seleção do comportamento?

Perguntado por: Samuel Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)

São três os níveis de seleção do comportamento: filogenético, ontogenético e cultural.

Quais são os 3 níveis de seleção do comportamento?

Os três níveis aos quais analistas do comportamento aplicam o princípio de seleção são (a) filogenético, para o desenvolvimento de um repertório inato em uma espécie; (b) ontogenético, para o desenvolvimento de um repertório operante durante o tempo de vida de um organismo individual; e (c) cultural, para o ...

Quais são os três níveis de seleção pelas consequências?

Isso porque, na proposta de Skinner, os comportamentos de um indivíduo podem ser explicados conforme três níveis de seleção por consequências: filogenético, ontogenético e cultural.

Quais são os níveis de causalidade do comportamento?

Segundo seus princípios, o comportamento possui três níveis de causalidade: Filogenêse, Ontogenêse individual, Ontogênese Sociocultural.

O que é o nível filogenético?

O nível filogenético refere-se ao desenvolvimento de comportamentos específicos das espécies [species-specific behavior] durante o tempo de vida das espécies. O nível ontogenético refere-se ao desenvolvimento e manutenção de formas mais flexíveis de comportamento durante o tempo de vida de um organismo individual.

Papo de BERREKA - ANÁLISE FUNCIONAL - TRÊS NÍVEIS DE SELEÇÃO - FILOGENÉTICO, ONTOGENÉTICO E CULTURAL

15 questões relacionadas encontradas

O que é filogenética e ontogenética?

Sabe-se que a ontogenia refere-se ao desenvolvimento do organismo. Enquanto, a filogenia é a hipótese acerca das relações de parentesco entre os seres vivos. A filogenia busca definir hipóteses sobre as histórias evolutivas das espécies, desde os seus ancestrais até os seres recentes.

Quais são os comportamentos filogenéticos?

Os comportamentos selecionados pelo nível FILOGENÉTICO são aqueles em comum a todos os indivíduos de uma mesma espécie, ou seja, aqueles comportamentos que na faculdade aprendemos como sendo reflexos inatos por exemplo, correspondem, aos comportamentos selecionados no nível denominado como filogenético, pois são ...

Quais são os determinantes do comportamento fundamentais a análise funcional?

Análise funcional do comportamento

Skinner defende a existência de três níveis de causalidade do comportamento que, em maior ou menor medida, estarão sempre atuando em confluência na ocorrência ou não de um comportamento. São eles: nível filo- genético, nível ontogenético e nível cultural.

Quais são os três níveis de seleção por consequências elencados por Skinner para a seleção dos comportamentos dos organismos?

São três os níveis de seleção do comportamento: filogenético, ontogenético e cultural.

O que é seleção por consequência?

A seleção por conseqüências é um modo causal encontrado unicamente em coisas vivas ou em máquinas feitas por elas. Foi primeiramente reconhecida na seleção natural, mas explica, também, a modelagem e a manutenção do comportamento do indivíduo e a evolução das culturas.

Quais são os três tipos de seleção do comportamento segundo Skinner?

Skinner (1999)2 defendeu que o comportamento dos organismos é produto de três tipos de variação e seleção: filogenética, ontogenética e cultural.

Quais são as terapias comportamentais?

A TCD (Terapia Comportamental Dialética), a FAP (Terapia Analítica Funcional) e a Terapia Comportamental Baseada em Mindfulness e Aceitação são outros modelos de Terapia Cognitivo-Comportamental que fazem parte da terceira das três ondas em terapias comportamentais e cognitivas.

O que é o condicionamento operante de Skinner?

No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem.

O que é um reforço negativo?

O reforço negativo, também chamado de aprendizado de fuga ou evitação, se refere ao estímulo que é eliminado na hora de executar determinado comportamento. Ou seja, ele pode ser entendido quando algo que já existe é removido ou muda o comportamento para a melhoria da pessoa.

Como Skinner classifica os estímulos?

A leitura dos textos de Skinner selecionados para análise neste artigo permitiu identificar pelo menos três funções de estímulo sinalizadas pelo autor ao explicar o controle de regras sobre o comportamento humano: (a) discriminativa, (b) motivadora e (c) alteradora da função de estímulos.

Qual a diferença entre reforço positivo e negativo?

O reforço positivo usa uma recompensa (estímulo) que visa aumentar um determinado comportamento. Já o reforço negativo ocorre com o término de um estímulo aversivo (que causa desconforto).

Qual o modelo de causalidade proposto por Skinner?

Skinner designa o modelo de causalidade do seu sistema psicológico de modo causal de seleção por conseqüências, no qual propõe que as causas do comportamento estão nas conseqüências que ele produz.

O que é análise funcional na análise do comportamento?

Análise Funcional é o processo de coletar e analisar informações em relação aos antecedentes e conseqüências contingentes a ocorrência de um comportamento. Analisar a função de um comportamento não adaptativo é importantíssimo para modelar um novo comportamento mais funcional.

O que seria a análise funcional do comportamento?

Uma análise funcional, sendo uma análise das contingências responsáveis por um comportamento, basicamente busca responder à seguinte questão: "Qual a função deste comportamento para aquela pessoa?", ou, posto de outro modo, "Qual é a relação funcional entre esse comportamento e seus efeitos?"

O que é comportamento funcional?

A avaliação funcional do comportamento é delineada para obter informação sobre as funções de um comportamento para uma determinada pessoa e, assim, permitir que analistas do comportamento possam planejar uma intervenção que seja realmente efetiva.

O que é aspecto ontogenético?

Aspectos Ontogenéticos do Desenvolvimento

Significa, portanto, a origem do ser. Descreve a origem e o desenvolvimento de um organismo desde o ovo fertilizado até sua forma adulta. O desenvolvimento ontogenético diz respeito ao processo individual vivido por cada ser humano, desde o seu nascimento até à morte.

O que é um reflexo inato?

Acender luz forte (Estímulo) → Contração da pupila (Resposta). (S → R). Quando falamos que é inato, quer dizer que esse reflexo acontecerá independente da vontade do sujeito, ou seja, como já dito, o Reflexo é a relação entre o estímulo e a sua resposta.

Como é caracterizado o comportamento respondente?

Comportamento respondente é uma relação fidedigna na qual um determinado es- tímulo produz uma resposta específica em um organismo fisicamente sadio. O respon- dente não se define nem pelo estímulo nem pela resposta, mas sim pela relação entre ambos.

O que significa a palavra ontogenético?

Significado de Ontogenético

adjetivo [Biologia] Que se refere à ontogênese ou ontogenia; ontogênico: desenvolvimento ontogenético. Etimologia (origem da palavra ontogenético). Ontogên(ese) + ético.

O que significa desenvolvimento filogenético e ontogenético do psíquico?

Definições • Filogénese: história da evolução de uma espécie ou qualquer outro grupo. Ontogénese: conjunto de transformações embrionárias e pós-embrionárias, pelas quais passa o organismo vertebrado, desde a fase do ovo até á forma adulta.

Artigo anterior
Tem plano de saúde só para internação?
Artigo seguinte
Quem descobriu o campo elétrico?