Qual as características do fenol?

Perguntado por: Violeta Pires de Reis  |  Última atualização: 7. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)

O fenol é um sólido branco cristalino em seu estado puro. Geralmente é vendido e utilizado na forma líquida e possui odor forte, levemente doce e irritante. Apresenta diversas aplicações, como precursor ou reagente na produção de resinas, plásticos, medicamentos, herbicidas e desinfetantes.

Qual a definição de fenol?

Os fenóis são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um carbono do anel aromático. O seu grupo funcional é também o seu composto mais simples, isto é, o hidroxibenzeno, também chamado de benzenol e de fenol comum.

Quais são os principais fenóis?

Os fenóis podem ser classificados em monofenóis, em difenóis e em polifenóis. Existem vários métodos para a obtenção do fenol, sendo os principais a partir do benzeno e do cumeno. Alguns dos principais fenóis são cresóis, resorcinol, catecol e ácido gálico.

Como identificar fenóis?

Para identificá-las, repare, você precisa apenas analisar o carbono ao qual a hidroxila se liga. Se for um carbono que só faz ligações simples (“saturado”), identificamos a função como álcool. Se o grupo 'OH' se liga a um carbono pertencente a um anel benzênico (benzeno), dizemos que a função é fenol.

Como se forma o fenol?

Existem algumas formas de se conseguir o fenol. De forma natural, pode ser encontrado na hulha, também chamado de carvão betuminoso. Para se obter o composto é necessário um processo químico que resulta no material chamado de alcatrão. Ele é caracterizado por ser uma mistura de substâncias betuminosas.

NOMENCLATURA DE FENOL

21 questões relacionadas encontradas

Qual é a principal característica da função do fenol?

O fenol é uma função orgânica especial. Nela, há a presença de um anel aromático com uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas a ele. Eles são mais ácidos que álcoois, apesar da hidroxila. O composto mais famoso da função também é conhecido como fenol.

Qual é a função do fenol?

O fenol é utilizado hoje na fabricação de corantes, na preparação de resinas, na produção de fenolftaleína (um indicador ácido-base muito utilizado em processos de titulação em laboratórios), da aspirina, do ácido pícrico (que será mencionado no próximo parágrafo) e dos cresóis acima.

Quais são os tipos de fenol?

Fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (-OH) ligado diretamente ao anel benzênico, vamos analisar aqui dois tipos de fenóis: o comum e o cresol.

Quais são as propriedades e aplicações dos fenóis?

Na natureza os fenóis são retirados do alcatrão da hulha, esse composto é usado para fabricar resinas, explosivos e corantes, entre outras aplicações. A propriedade anti-séptica de fenóis é explicada pela ação bactericida, aliás, essa é uma importante característica dos fenóis que causou uma revolução no ano de 1870.

Por que o fenol é ácido?

Fenol (ácido carbólico) é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada.

Porque o fenol é tóxico?

Os fenóis são tóxicos, destroem todos os tipos de células. Devido a esta ação sobre os micro-organismos, possuem ação anti-séptica e são usados como desinfetantes. Quando ingeridos, “provocam queimaduras intensas da boca e da garganta, dor abdominal acentuada, cianose, fraqueza muscular e coma.

Qual é o produto da oxidação dos fenóis?

Os resultados demonstraram que o principal produto da oxidação primária é o catecol, indicando que a hidroxilação ocorre predominantemente na posição orto. A abertura do anel aromático leva à formação de ácidos orgânicos, o que explica a diminuição do pH durante a reação.

Qual o outro nome do fenol?

Representação de uma molécula de fenol que é o nome usual do fenol mais simples, que consiste em uma hidroxila ligada ao anel benzênico. Outros nomes para a mesma substância incluem: benzenol; ácido carbólico; ácido fénico (ou ácido fênico, no Brasil); ácido fenílico; hidroxibenzeno; monohidroxibenzeno.

Onde surgiu o fenol?

O fenol é um componente natural encontrado no alcatrão de hulha (carvão mineral) e foi, provavelmente, a primeira substância isolada (parcialmente) do alcatrão de hulha, já em 1834, por Friedlieb Ferdinand Runge, um farmacêutico alemão, que nomeou esse componente de ácido carbólico.

Quais são os benefícios do fenol?

O uso do fenol, um composto químico, possibilita a esfoliação controlada da pele, desencadeando um processo notável de rejuvenescimento.

Por que o fenol foi proibido?

Substância perigosa

De acordo com avaliação de perito, a ingestão de fenol pode causar queimação na garganta e inflamação gastrointestinal grave dependendo da dose consumida. Sua inalação pode provocar irritação pulmonar e edema. Na pele, pode provocar desde dor até queimaduras e feridas.

Quais alimentos tem fenol?

As principais fontes de compostos fenólicos são frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina, além de outras frutas à exemplo da cereja, uva, ameixa, pêra, maçã e mamão, sendo encontrados em maiores quantidades na polpa que no suco da fruta.

Quem criou o fenol?

O fenol foi descoberto em 1834 pelo químico F. F. Runge, no fracionamento do alcatrão da hulha. Atualmente é obtido por fracionamento ou por síntese a partir do clorobenzeno.

Quais são as aplicações dos fenóis?

Apresenta diversas aplicações, como precursor ou reagente na produção de resinas, plásticos, medicamentos, herbicidas e desinfetantes. O fenol é liberado ao ar por sistemas de ventilação em tanques de armazenamento, durante o carregamento para transporte, por motores de veículos e na combustão de madeira e carvão.

É um fenol usado como antioxidante?

O 2-BHA é um fenol usado como antioxidante para retardar a rancificação em alimentos e cosméticos que contêm ácidos graxos insaturados.

Qual a diferença entre o álcool e fenol?

Os álcoois são compostos que apresentam grupos hidroxila ligados a átomos de carbono saturados com hibridização sp3, enquanto os fenóis são compostos que apresentam grupos hidroxila ligados ao anel aromático.

Como fazer a nomenclatura do fenol?

O fenol é um composto orgânico aromático, caracterizado pela fórmula C6H5OH. Consiste em um grupo hidroxila (-OH) ligado diretamente a um anel benzênico.

O que neutraliza o fenol?

Para neutralizar o fenol, deve-se utilizar uma substância com caráter. hidrofóbico.

O que caracteriza a função química oxigenada fenol?

Fenol. Essa função oxigenada refere-se aos compostos que possuem hidroxilas ligadas a um carbono aromático. Em termos de pH, essa função é considerada ácida e possui, como principal representante, o hidroxibenzeno (figura a seguir).

Artigo anterior
Quais são os encargos trabalhistas e previdenciários?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para sinvastatina sair do corpo?