Como fazer prospecção ativa de clientes?

Perguntado por: Márcio Loureiro  |  Última atualização: 10. März 2022
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Como fazer uma prospecção ativa?
  1. Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
  2. Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
  3. Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
  4. Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
  5. Determine uma rotina de prospecção. ...
  6. Peça indicações aos clientes atuais.

Como realizar a prospecção de clientes?

10 dicas para a prospecção de clientes em seu negócio
  1. Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
  2. Não misture as tarefas. ...
  3. Peça indicações aos clientes atuais. ...
  4. Olhe para o seu portfólio. ...
  5. Esteja on-line. ...
  6. Conheça o cliente. ...
  7. Visite feiras e convenções. ...
  8. Ajuste o foco.

O que é prospecção ativa de clientes?

O que é a prospecção ativa? Em poucas palavras, a prospecção de novos clientes é uma maneira de conseguir clientes de forma ativa. Ao invés de esperar o contato de alguém interessado no seu produto ou serviço, você vai em busca dos clientes que podem ser mais lucrativos para o seu negócio.

Como estruturar um processo de prospecção?

Como definir um processo de prospecção que converta?
  1. Conheça bem o seu cliente. ...
  2. Qualifique os contatos. ...
  3. Defina os melhores canais de comunicação. ...
  4. Classifique cada potencial cliente. ...
  5. Integre a prospecção ao fluxo de venda. ...
  6. Utilize a tecnologia para ajudá-lo.

Como realizar venda ativa?

Como fazer venda ativa de maneira correta?
  1. Faça o planejamento de sua oferta ativa. ...
  2. Invista na capacitação de sua equipe. ...
  3. Acredite no seu valor. ...
  4. Utilize ferramentas de marketing digital. ...
  5. Não incomode seu cliente.

Como prospectar Clientes - 5 coisas que não falham na máquina de crescimento

17 questões relacionadas encontradas

O que é uma venda ativa?

Resumidamente, na venda ativa quem vai até o possível cliente é o vendedor, ou seja, a empresa não espera o cliente vir até ela. Por ser associada somente às ações de telemarketing, a venda ativa muitas vezes é vista com maus olhos.

Como fazer venda ativa por telefone?

Os 10 passos para fazer uma abordagem por telefone com sucesso
  1. Fale com convicção. ...
  2. Conduza o atendimento. ...
  3. Mostre ao cliente como a sua solução pode ajudá-lo. ...
  4. Mostre o diferencial do seu negócio. ...
  5. Economize o tempo do cliente. ...
  6. Saiba escutar o cliente. ...
  7. Fale a língua do cliente. ...
  8. Ofereça ferramentas que auxiliem a equipe de vendas.

Quais são as etapas da prospecção?

Quais as etapas da prospecção de clientes?
  1. Pesquisa. O primeiro momento do processo é essencial para sustentar o que vem depois. ...
  2. Prospecção. A prospecção é o momento de fazer um primeiro contato. ...
  3. Conexão. Na conexão, você chega até o tomador de decisão — ele é o seu prospect. ...
  4. Educação. ...
  5. Fechamento.

Em qual etapa é feita a prospecção dos clientes?

Prospecção de clientes é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Somente após a passagem do Lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de Leads, é que se deve prospectar clientes.

O que é a fase de prospecção?

Prospecção é a etapa inicial do processo de vendas, na qual o objetivo é encontrar e qualificar potenciais clientes para a abordagem comercial. ... Simplesmente não há como conquistar novos clientes em negócios B2B sem sujar as mãos. Essa é a etapa do processo de vendas que demanda mais energia e tempo.

Qual a diferença entre prospecção ativa e passiva?

Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.

Para que serve a prospecção?

A prospecção serve para localizar reservas de substâncias valiosas para o ser humano. Por este motivo, é frequente ouvir falar em prospeção do petróleo ou gás natural. Neste caso, ocorre a prospecção geofísica, que obtém informações sobre o subsolo a partir da superfície, não havendo necessidade de perfurar o solo.

Quem faz a prospecção?

Quando se fala em prospecção ativa, a área comercial é a responsável por conseguir novos clientes. Nesse caso, os vendedores ou pré-vendedores buscam contato com o prospect por meio de um determinado canal – essa escolha pode variar bastante, pois depende das características do seu público.

Quais são os meios mais eficazes na prospecção de clientes?

Quais as melhores técnicas de prospecção de clientes?
  • Construir o perfil de público ideal. ...
  • Traçar metas e objetivos. ...
  • Usar tecnologias na prospecção. ...
  • Montar roteiro de vendas. ...
  • Usar e-mail de prospecção. ...
  • Fazer cold call. ...
  • Adotar técnicas de follow-up. ...
  • Estar preparado para as objeções.

Qual a melhor maneira de abordar um cliente?

5 jeitos de abordar o cliente da maneira certa
  1. Evite as abordagens tradicionais. Clientes não precisam e não querem elogios e bajulação. ...
  2. Use o tempo do cliente com sabedoria. ...
  3. Fale menos e deixe seu cliente falar. ...
  4. Sempre que possível, desafie o cliente com coisas de que ele não sabe. ...
  5. Saiba se diferenciar no momento certo.

Quais são as etapas de uma venda?

Domine as 8 etapas do processo de vendas: o segredo para organizar a rotina e vender mais!
  • Planejamento.
  • Identificação das necessidades do cliente.
  • Abordagem de vendas.
  • Envio de propostas.
  • Negociação.
  • Fechamento de negócio.
  • Formalização do contrato de venda.
  • Pós-venda.

O que é prospecção de clientes B2B?

A prospecção B2B é um processo essencial para que empresas tenham sucesso nas vendas. Nela, o objetivo é gerar oportunidades de negócios, ou seja: encontrar potenciais clientes com grande potencial de fechamento para que os vendedores façam a abordagem comercial.

O que é prospecção outbound?

A prospecção outbound é uma estratégia de venda proativa comumente conhecida pelas empresas. Nela, o vendedor entra em contato com um cliente através dos vários meios de comunicação disponíveis (telefone, e-mail, WhatsApp e redes sociais) a fim de promover seu produto ou serviço.

Quais são os 8 passos da venda?

8 passos da venda
  1. Passo 1: Preparação e Planejamento. ...
  2. Passo 2: Prospecção. ...
  3. Passo 3: Abordagem. ...
  4. Passo 4: Levantamento de Necessidades. ...
  5. Passo 5: Proposta de Valor. ...
  6. Passo 6: Negociação. ...
  7. Passo 7: Fechamento. ...
  8. Passo 8: Pós Venda.

Como abordar um cliente para fazer uma venda por telefone?

7 Dicas de como abordar um cliente por telefone com sucesso
  1. 1- Se prepare para conversar!
  2. 2- Faça ligações com objetivo, propósito e foco.
  3. 3- Ligou? Então, ouça na essência!
  4. 4- Tenha empatia.
  5. 5- Não faça falsas promessas.
  6. 6- Seja você mesmo.
  7. 7- Atenção para o seu tom de voz.

Como vender um produto por telefone?

7 dicas de como fazer uma boa venda por telefone
  1. 1- Comece perguntando o tempo disponível. ...
  2. 2- Pesquise seu cliente antes de ligar. ...
  3. 3- Defina o objetivo da ligação. ...
  4. 4- Pense no que vai oferecer para ele. ...
  5. 5- Descubra durante a ligação se é disso que ele precisa mesmo. ...
  6. 6- Crie conversas significativas.

Qual a maneira certa de se cobrar um cliente por telefone?

Passo a passo de como fazer cobrança por telefone
  1. Reunir todas as informações. ...
  2. Tente a estratégia de mandar SMS primeiro. ...
  3. Ligação para convidar o cliente a ir até a loja. ...
  4. Fazer aviso de negativação. ...
  5. Ligação de negociação. ...
  6. Como a Cobre Fácil pode ajudar.

O que é venda receptiva e ativa?

Capacitação de operadores de telemarketing: venda ativa e venda receptiva. No telemarketing ativo, a empresa liga para o cliente em potencial. ... Já no telemarketing receptivo, a empresa recebe a ligação de um cliente que está disposto a comprar e que foi motivado pela propaganda.

O que é comercial ativo?

O agente comercial ativo é aquele que não teme os questionamentos de seus clientes. Eles poderão questionar, duvidar ou reivindicar e o profissional deverá estar capacitado e confiante para atender da melhor maneira as dúvidas e as indagações.

O que é ativa e passiva?

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

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