Como podem ser classificados os direitos reais?

Perguntado por: Flávio Coelho Coelho  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (36 avaliações)

São vários os direitos reais limitados, que se subdividem em: 1) direitos reais de gozo ou fruição; 2) contratos com efeitos reais e 3) direitos reais de garantia.

Quais são as principais características dos direitos reais?

As características principais dos direitos reais são: taxatividade, oponibilidade “erga omnes”, seqüela e aderência. A taxatividade (numerus clausus) releva que não há direitos reais quando a lei não os declara. O art. 1.225 do CC é a referência para os que proclamam a taxatividade do número dos direitos reais.

Quais são os princípios dos direitos reais?

Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. Os direitos reais se exercem erga omnes, ou seja, contra todos, fazendo, novamente surgir o direito de sequela, bem como o direito de preferência.

Quais são os três elementos constitutivos do direito real?

O direito real consiste no poder jurídico, direto e imediato, do titular sobre a coisa, com exclusividade e contra todos. Tem como elementos essenciais, o sujeito ativo, a coisa e a relação ou poder do sujeito ativo sobre a coisa, chamado domínio.

Quais são os direitos reais sobre a coisa alheia?

1.225, a disciplinar os direitos reais sobre coisas alheias: propriedade fiduciária, superfície, servidões, usufruto, uso, habitação, direito do promitente comprador, penhor, hipoteca e anticrese. ... Nesses direitos reais, menos amplos que a propriedade, o titular fica privado de alguns dos poderes inerentes ao domínio.

Direito Civil - Aula #214 - Classificação dos Direitos Reais (É isso!)

40 questões relacionadas encontradas

O que eram os direitos reais sobre coisas alheias no direito romano?

São dois os tipos de direitos reais sobre coisa alheia: os de gozo, relativos aos direitos de usar, fruir e dispor da propriedade, e os de garantia, que atuam garantindo pagamento de dívidas. ... Já os direitos de garantia são a fidúcia, o penhor e a hipoteca.

Qual a função social dos direitos reais sobre coisa alheia?

Sendo assim, o próprio direito real na coisa alheia deverá observar a função social. Em outras palavras, se há incidência de um direito real em coisa alheia, essa incidência deverá atender à função social, ou seja, o exercício do direito real na coisa alheia não pode prejudicar terceiros.

São três os elementos da propriedade?

109) a propriedade deve ser entendida sob um olhar tríplice que envolve os aspectos sintético, analítico e descritivo.

Quais são os elementos constitutivos do direito de propriedade?

Os elementos constitutivos da propriedade correspondem aos direitos essenciais que integram a relação jurídica que se estabelece entre o proprietário e a coisa, quais sejam: usar, gozar, dispor e reivindicar, conforme dispõe o art. 1.228, caput, do Código Civil de 2002.

Quais sãos os direitos reais?

São direitos reais considerados no art. 1.225 do Código Civil: a propriedade, a superfície, as servidões, o usufruto, o uso, a habitação, o direito do promitente comprador do imóvel, o penhor, a hipoteca, a anticrese, a concessão de uso especial para fins de moradia, a concessão de direito real de uso e a laje.

Quais os princípios e regras gerais que regem os direitos reais de garantia?

Há cinco efeitos dos direitos reais de garantia que são; o privilégio, sequela, excussão, indivisibilidade e o vencimento antecipado da obrigação garantida. Privilégio – os credores com garantia real têm direito de receber em certa ordem quando concorrem com credores que não tem garantia.

O que é o jus Possidendi?

Jus possessionis é a posse que não tem substrato jurídico. Tem por substrato uma mera situação de fato. A posse tem três efeitos básicos: – Proteção possessória (interdicta): é a tutela possessória, que consiste em a pessoa poder se valer do instrumento processual para proteger a relação jurídica.

O que significa o princípio do absolutismo no direito real?

Princípio do absolutismo: os direitos reais apresentam caráter absoluto, erga omnes, pois valem contra todas as pessoas. Em relação a eles a coletividade possui dever negativo ou omissivo, devendo respeitá-los na forma da lei. Princípio da tipicidade: os direitos reais existem de acordo com os tipos legais.

Quais as principais distinções entre direitos reais e direitos pessoais?

O direito real representa um complexo de normas regulamentadoras das relações jurídicas correspondentes à coisas que o homem possa possuir, como um apartamento, por exemplo. ... Enquanto isso, o direito pessoal responde ao Direito das Obrigações numa forma que trata das relações dos sujeitos passivos e ativos.

Quais as principais diferenças entre direitos reais e direitos pessoais?

Sobre a seqüela o Direito real segue seu objeto onde quer que se encontre, devido à sua eficácia absoluta, já o Direito pessoal consiste no poder de exigir certa prestação que deve ser realizada por determinada pessoa, não vinculando terceiros.

O que é a característica da elasticidade dos direitos reais?

5º - Elasticidade: a propriedade pode se distender ao máximo ou comprimir ao máximo à vontade do proprietário. Quando o proprietário detém todos os poderes, há a propriedade plena. Quando um dos poderes é retirado do proprietário, chama-se propriedade limitada, o mesmo que direito reais sobre coisas alheias.

Quais são as principais características do direito de propriedade?

A propriedade é um direito absoluto na medida em que o proprietário tem o mais amplo poder jurídico sobre aquilo que é seu. ... Como a propriedade é o direito real de usar, gozar, dispor e reivindicar a coisa, todos os outros direitos podem ser extraídos do direito de propriedade, onde se concentram os atributos.

Quais são os quatro atributos da propriedade?

Atributos da Propriedade (GRUD) -Propriedade PLENA: tem os quatro atributos; -Propriedade LIMITADA: tem mais de um atributo; -POSSE: tem apenas UM atributo. ... Atributos da Propriedade (GRUD) -Propriedade PLENA: tem os quatro atributos; -Propriedade LIMITADA: tem mais de um atributo; -POSSE: tem apenas UM atributo.

Quais são os requisitos da propriedade?

O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. Art. ... Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

Quais as classificações da propriedade?

Propriedade Classificação da propriedade: Plena: Quando estão presentes todos os elementos da propriedade, isto é, quando o titular da propriedade possui todos os elementos da propriedade. ... Limitada: Quando recai sobre a propriedade algum ônus ou quando pertence ao devedor sem transmissão da posse ao credor.

Quais as espécies de propriedade?

Há três espécies: extraordinário, ordinário e o especial (ou constitucional), dividindo-se este em rural (pro labore) e urbano (pro moradia ou pro misero), sendo regulados pela CF. O usucapião é um modo de aquisição da propriedade em decorrência do lapso temporal (prescrição aquisitiva).

Quais são as três espécies de tradição?

São tais espécies a tradição efetiva ou tradição-entrega ou tradição real (traditio real), a tradição simbólica (traditio symbolica) e tradição ficta (traditio ficta).

Porque a propriedade é o único direito real sobre a coisa alheia?

A propriedade vinha no caput do código de 16. É o único dos direitos reais em ius re própria, direito real sobre a própria coisa, porquanto o proprietário concentra os 3 poderes de domínio em suas mãos. ... Nenhum outro titular tem tais poderes na Mao, por isso ius re própria. Art.

Qual a diferença entre direito real e garantia sobre coisa própria e sobre coisa alheia?

- Direito real sobre coisa alheia: estes, por sua vez, subdividem-se em: De gozo/fruição: titular poderá usufruir do bem mesmo não ostentando a condição de proprietário (servidão; uso; usufruto; etc.); De garantia: garantem o cumprimento de uma obrigação (penhor; hipoteca; anticrese e propriedade fiduciária);

Quanto aos direitos reais sobre coisa alheia é incorreto afirmar que?

1.379 Código civil, parágrafo único. Exercício 4: Quanto aos direitos reais sobre coisa alheia, é INCORRETO afirmar que: A) Podem decorrer de contrato. B) São direitos oponíveis erga omnes. ... E) Não incluem mais a enfiteuse, extinta com a revogação do Código Civil de 1916.

Artigo anterior
Como funciona o sistema E-proc?
Artigo seguinte
O que faz um estagiário de infraestrutura?