Como funciona a lampada fluorescente?

Perguntado por: César Daniel Anjos de Macedo  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

As lâmpadas fluorescentes funcionam a partir da ionização de gases confinados em seu interior. Ao retornarem ao estado inicial, os gases emitem luz. As lâmpadas fluorescentes funcionam por meio da ionização de átomos de gás argônio e vapor de mercúrio.

Qual elemento está dentro da lâmpada fluorescente?

As lâmpadas fluorescentes são lâmpadas de descarga em baixa pressão, o tubo de vidro é preenchido com gases inertes e uma pequena quantidade de mercúrio. A parede de vidro é coberta por uma camada de fósforo e nas extremidades do tubo há eletrodos.

Como as lâmpadas fluorescentes emitem luz?

A fluorescência é uma das formas de converter energia elétrica em luz. Quando ligamos o interruptor, os eletrodos geram uma corrente elétrica que, ao passar através da mistura gasosa – argônio e vapor de mercúrio, por exemplo -, emite radiação ultravioleta. ...

Como funciona o reator da lâmpada fluorescente?

Lâmpadas fluorescentes

Basicamente, o funcionamento desse tipo de lâmpada se dá por um reator, que mantém a corrente elétrica estabilizada e a conduz até um filamento especial que fica no interior da lâmpada e, ao ser aquecido, vaporiza o mercúrio, liberando raios ultravioleta.

Como funcionam os reatores de lâmpadas?

Esse gerador de energia causa uma transformação na tensão e é muito utilizado em lâmpadas fluorescentes e dispositivos. O reator adequa a tensão da rede elétrica à potência, funcionando como se fosse um filtro de corrente. Assim, a passagem da corrente alternada é dificultada, enquanto a corrente contínua é facilitada.

COMO FUNCIONA A LÂMPADA FLUORESCENTE? (#UaiFísica 57)

38 questões relacionadas encontradas

Para que servem os reatores das lâmpadas?

No caso das lâmpadas fluorescentes, a função do reator é dupla: serve para produzir o impulso elétrico que faz com que a lâmpada acenda e, enquanto ela está em operação, mantém a corrente elétrica em um nível seguro. Sem a presença do reator, a lâmpada explodiria.

Qual lâmpada precisa de reator?

Toda lâmpada fluorescente precisa de um reator para funcionar, sendo possível encontrar modelos com reatores externos ou integrados.

Como saber se o problema é a lâmpada ou o reator?

Basta observar como a lâmpada está se comportando: se a luminosidade estiver mais baixa do que a normal, provavelmente ela não está recebendo a quantidade correta de corrente elétrica, sinal que o problema é no reator.

Como testar o reator da lâmpada fluorescente?

COMO FAZER O TESTE SE O REATOR DE LÂMPADA FLUORESCENTE QUEIMOU. A lâmpada fluorescente possui dois filamentos, um em cada lado. Para testar eles, podemos medir a continuidade desses filamentos através do multímetro para resistências (em escala ôhmica), sem a energia ligada, com a lâmpada fora dos soquetes.

Para que serve o reator da lâmpada?

Os Reatores são equipamentos utilizados para ajudar no acendimento de lâmpadas fluorescentes. Eles são responsáveis por diminuir a corrente elétrica, adequando as tensões a fim de garantir o funcionamento destas lâmpadas.

Por que as lâmpadas incandescentes são mais econômicas que as lâmpadas fluorescentes explique como ocorre a emissão de luz em cada um desses tipos de lâmpada?

Quando os elétrons voltam para seus níveis de energia originais, eles emitem fótons de luz que acertam o fósforo que reveste o tubo, criando assim a luz visível. Por produzir menos calor, as lâmpadas fluorescentes chegam a ser até quatro vezes mais eficientes - e econômicas - do que as incandescentes.

Que tipo de energia a lâmpada produz?

A lâmpada incandescente é um dispositivo eléctrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica através do efeito Joule.

Como é formada a lâmpada?

A criação da lâmpada ocorreu no século XIX. ... O filamento que se encontra no interior da lâmpada é feito de um metal chamado tungstênio. Quando ligamos esse dispositivo elétrico, a resistência desse metal faz com que a corrente seja “barrada”, fazendo com que a temperatura se eleve ao ponto de emitir luz..

Para que serve o pó branco que existe dentro das lâmpadas fluorescentes?

A lâmpada fluorescente possui dois eletrodos que, quando conectados à energia elétrica, enviam eletricidade para o interior do tubo. Essa corrente elétrica excita o vapor de mercúrio e o faz emitir luz ultravioleta, que por sua vez é absorvida pelo pó de fósforo e transformada em luz branca visível.

Qual a tensão de uma lâmpada fluorescente?

Na forma tradicional, as lâmpadas fluorescentes comuns não utilizam nenhum componente eletrônico para sua ignição. ... Nesse processo que ocorre várias vezes por segundo quando acendemos a lâmpada, a carga indutiva que representa o reator faz com que picos de tensão entre 400 e 600 V sejam aplicados à lâmpada.

Quais são as partes de uma lâmpada incandescente?

As lâmapadas incandescentes comuns são compostas de um bulbo de vidro incolor ou leitoso, de uma base de cobre ou outras ligas e um conjunto de peças abaixo descritas, que contém o filamento, que é a peça mais importante.

Como saber se o reator está queimado?

Um reator com uma ou mais espiras (enrolamento interno) em curto, fará com que a lâmpada acenda mais forte. Se não acender, o reator estará aberto. Se acender mais fraca, o reator estará provavelmente bom. Se estiver em curto total, a lâmpada acenderá com luminosidade normal.

O que é quando a lâmpada fluorescente quer acender mas não acende?

No caso das lâmpadas que necessitam do starter (arranque), verifique se o starter não está frouxo ou queimado. ... Se mesmo após a troca da lâmpada não acender, verifique se não necessita de starter ou se não está usando outro modelo/voltagem de lâmpada.

Porque reator eletrônico queima?

Reatores de baixa qualidade costumam estabilizar a corrente elétrica acima ou abaixo do necessário, o que gera a queima prematura da lâmpada no primeiro caso e a baixa emissão da luz no segundo.

Como saber se a lâmpada de LED queimou?

“O primeiro passo para o conserto é abrir a lâmpada cuidadosamente e identificar quais LEDs estão queimados. Um LED danificado pode apresentar uma cor escura, que indica que está queimado. Mas, se você não conseguir identificar pela coloração, pode fazer um teste utilizando uma bateria e dois fios condutores.

Como saber se a lâmpada UV está queimada?

Posicione o copo de água tônica próximo à lâmpada UV, ligue a lâmpada e observe o líquido. Se a luz UV estiver funcionando corretamente, a quinina na água tônica deverá dar ao copo de água um brilho fluorescente branco azulado.

O que fazer com um reator?

Reciclagem de algumas partes é possível, mas complicada

Isso porque os reatores contêm elementos tóxicos em seu interior que podem trazer consequências ruins para o meio ambiente e para o ser humano. Capacitores de óleo ascarel e resina impregnada são dois exemplos. Também há partes de plástico, além de fios.

Qual o tipo de lâmpada que não necessita de reator?

Lâmpadas de luz mista: Na escala de eficiência luminosa, as lâmpadas luminosa, as lâmpadas de luz mista estão um degrau acima das lâmpadas incandescentes, apresentando, além disso, vida útil mais longa. Não necessitam de reator, o que diminui seu custo de instalação.

Qual é a característica de uma lâmpada mista?

Lâmpada mista

Tem uma eficiência luminosa um pouco mais elevada. Tem um espectro luminoso mais equilibrado. Tem uma vida útil de cerca de cinco vezes maior. È utilizada frequentemente em iluminação interior, em substituição da lâmpada de incandescência.

Como consertar um reator de lâmpada?

Ligue e desligue o interruptor da parede três ou quatro vezes, observando a lâmpada que não liga ou fica piscando. Se não houver mudança, remova a armação para verificar se ela possui um interruptor. Com o interruptor da parede na posição de ligado, ligue a chave da armação de três a quatro vezes.

Artigo anterior
O sistema solar é composto por?
Artigo seguinte
O gato vive quantos anos?