Qual acento foi extinto com o novo acordo ortográfico?
Perguntado por: Rodrigo César Andrade | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)
O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.
Quais as palavras que perderam o acento no novo acordo ortográfico?
1ª) Nos acentos gráficos:
a) Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo: voo(s), enjoo(s), perdoo, magoo, abençoo... b) Verbos terminados em “êem” perdem o acento circunflexo: eles creem, deem, leem, veem, releem, preveem...
O que mudou com o novo acordo ortográfico?
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...
Qual foi o último acordo ortográfico?
O Novo Acordo Ortográfico passou a ser obrigatório em janeiro de 2016. Assinado em 1990, o Acordo Ortográfico visa à padronização da ortografia da língua portuguesa.
Por que houve em 1990 o último e mais recente acordo ortográfico?
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 pretende instituir uma ortografia oficial unificada para a língua portuguesa, com o objetivo explícito de pôr fim à existência de duas normas ortográficas oficiais divergentes, uma no Brasil e outra nos restantes países de língua oficial portuguesa, contribuindo assim, ...
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: as principais mudanças! || Prof. Letícia Góes
Quem fez o novo acordo ortográfico?
O documento foi firmado pela Academia de Ciências de Lisboa, a Academia Brasileira de Letras e representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Também houve adesão da delegação de observadores da Galiza.
Quais foram as principais mudanças em relação ao uso do hífen após a reforma ortográfica de 2009 Dê exemplos?
Exemplo: anti-higiênico; pré-história; semi-hospitalar; super-homem; extra-humano. Atenção! Em alguns casos, após o prefixo "des" e "in", o hífen deixa de ser usado se o segundo elemento da palavra perdeu a letra "h", como nos casos: desumano; inapto e desumidificar.
Qual a nova regra do hífen?
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
Quais as palavras que mudaram os acentos?
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
O que perdeu acento?
Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)”
Com o Novo Acordo Ortográfico, palavras como “vôo” ou “lêem”, terminadas com eem ou oo(s), deixam de ser acentuadas, ou sejam, não recebem mais o acento circunflexo que as acompanhavam. Exemplo: voo, leem.
Quais as palavras que não tem mais acento?
Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.
Quais palavras perderam o trema?
Todas sem trema: aguentar, arguir, arguição, averiguemos, apaziguemos, bilíngue, cinquenta, consequência, consequente, delinquência, delinquente, deságue, enxágue, frequência, frequente, linguiça, pinguim, quinquagésimo, quinquênio, quinquenal, sagui, sequência, sequestro, tranquilo.
Como colocar o trema?
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como ficou o uso do hífen a partir da obrigatoriedade do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?
O hífen deixou de ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra passou a ser contrarregra), com exceção de quando o prefixo terminar em r (super-resistente), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada passou a ser ...
Quando separar por hífen?
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Como usar o hífen?
O hífen é utilizado quando desejamos dividir as sílabas de uma palavra. Exemplo: ro-sa, ca-chor-ro, me-xi-ca-no, ca-ri-nho, en-gra-ça-do. Ainda, ele deve estar presente nos momentos em que uma linha acaba e as demais sílabas de uma palavra devem ir para a linha abaixo.
Quais são as novas regras ortográficas?
- Não se acentua mais o 'u' tônico das formas verbais argui, apazigue, averigue. ...
- Hífen. ...
- Se o segundo elemento começa por 'h' ...
- Para separar vogais ou consoantes iguais. ...
- Prefixos 'pan' ou 'circum', seguidos de palavras que começam por 'h', 'm' ou 'n' ...
- Com 'pós', 'pré' 'pró'
Onde e quando se iniciou o novo acordo ortográfico?
Mas ainda não era dessa vez que os países “falariam a mesma língua” por assim dizer. Tendo sido criado em 1990 e demorado quase duas décadas para finalmente entrar em vigência, finalmente, o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entrou em vigor no início de 2009 no Brasil e poucos meses depois em Portugal.
Por que foi criado o novo acordo ortográfico?
O motivo principal deste acordo é promover a unificação ortográfica dos países que têm o português como língua oficial, os quais são: Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Como fazer os dois pontinhos em cima do u?
- Ä = Alt-142 (ou 0196)
- ä = Alt-132 (ou 0228)
- Ö = Alt-153 (ou 0214)
- ö = Alt-148 (ou 0246)
- Ü = Alt-154 (ou 0220)
- ü = Alt-129 (ou 0252)
Onde se usa o trema?
O trema, sinal de dois pontos em cima da letra u, era utilizado em palavras para que diferenciasse a pronuncia nas silabas que, qui, gue e gui como tranqüilo, bilíngüe, cinqüenta, lingüiça, lingüística, freqüentar, agüentar entre outras.
Quando acabou a trema?
Implementação. Em 29 de setembro de 2008, o Acordo Ortográfico de 1990 - e todas mudanças implementadas, dentre elas a abolição do trema - foi posto em vigor através do Decreto 6.583/2008, com a implementação de um prazo de transição de quatro anos, entre 1 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012.
Quando parou de usar trema?
Desde 2009, o trema não existe mais. Se você ainda está usando o acento, está na hora de se atualizar. A partir deste ano, o Novo Acordo Ortográfico passa a ser obrigatório no Brasil. Por isso, além de linguiça, palavras como “tranquilo” e “aguenta” também são escritas sem o trema.
Como blindar o CPF?
Quais são os pilares da qualidade total?