Qual a via de administração de fármacos que não possui absorção?

Perguntado por: Samuel Amorim Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (13 avaliações)

Vias parenterais
A via parenteral introduz o fármaco diretamente na circulação sistêmica. Ela é usada para fármacos que são pouco absorvidos no trato gastro intestinal (TGI) e para os que são instáveis no TGI (WHALEN et al., 2016).

Qual a via mais lenta de absorção de medicamentos?

2.3.

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

Quais são as vias de administração dos fármacos quais os locais de absorção?

pH local: conforme o pH local, o fármaco pode ser ionizado, processo que dificulta a sua absorção.
  • As principais vias de absorção de fármacos.
  • Via oral. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via respiratória. ...
  • Vias tópica e transdérmica. ...
  • Vias ocular, nasal e auricular. ...
  • Via epidural.

Porque a via intravenosa não tem o processo de absorção?

Vale lembrar que, na via endovenosa não ocorre absorção, pois o fármaco é administrado diretamente na circulação sistêmica. Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas.

Quais são as 5 vias medicamentosas?

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:
  • Via oral. ...
  • Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via ocular. ...
  • Via otológica. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

Quais são as Vias de Administração dos Medicamentos

41 questões relacionadas encontradas

O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

Quais são as vias enteral e parenteral?

Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).

Quais fatores interferem na absorção dos fármacos?

Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.

Porque a AAS é absorvida do intestino e não no estômago?

E) ambos os medicamentos são absorvidos no intestino. A aspirina em meio aquoso apresenta o equilíbrio: No estômago, meio ácido, a concentração do íon H+ aumenta, deslocando o equilíbrio para a esquerda, onde a aspirina se apresenta na forma não ionizada, o que permite sua absorção.

Quais vias não sofrem efeito de primeira passagem?

Vias de administração alternativas podem ser usadas, como intravenosa, intramuscular, sublingual e trans dérmica. Estas vias evitam o efeito de primeira passagem pois permitem que o fármaco seja absorvido diretamente na circulação sistêmica.

Quais são as vias de administração dos fármacos quais os locais de absorção explique o que pode influenciar na absorção de cada uma das vias?

No caso de medicamentos administrados por via oral, a absorção pode começar na boca e no estômago. No entanto, a maioria dos medicamentos geralmente é absorvida no intestino delgado. O medicamento passa pela parede intestinal e chega ao fígado, antes de ser transportado pela corrente sanguínea até sua região-alvo.

Onde o remédio é absorvido?

No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.

O que é o processo de absorção de um fármaco?

A absorção de medicamentos consiste em sua passagem para a corrente sanguínea após administração. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética. A farmacocinética descreve como o corpo lida com um medicamento e responde aos processos de absorç...

Qual é a via de administração mais rápida?

Administração por Injeção

Geralmente produz um efeito mais rápido que outras vias, como a oral, mas deve-se atentar a efeitos de altas concentrações de substancias pela aplicação rápida do fármaco.

Porque a Dragea é absorvida mais lentamente?

Os comprimidos de liberação prolongada têm o papel de emitir, de forma gradativa, ou seja, aos poucos, o princípio ativo do fármaco. Isso acontece da seguinte forma: com o passar das horas, a unidade medicamentosa vai liberando a sua atividade que, consequentemente, é absorvida lentamente pela corrente sanguínea.

Quais as vantagens e desvantagens da via sublingual?

Facilita a adesão à terapêutica em pessoas com dificuldade para engolir comprimidos, como crianças, idosos ou pessoas com problemas psiquiátricos/neurológicos; Impede o efeito de primeira passagem no fígado e tem uma melhor biodisponibilidade; Rápida dissolução do remédio, sem que seja necessário água.

Porque a aspirina é melhor absorvida no estômago?

A aspirina encontra-se eletricamente neutra no pH do estômago e consegue passar a membrana mucosa mais facilmente do que no intestino delgado.

Onde ocorre a absorção do AAS?

Ao ser administrado por via oral, o AAS (pKa = 3,5) chega ao sistema digestivo e atinge a corrente sanguínea ao ser absorvido nos tecidos do estômago (pH entre 1 e 3) e do intestino delgado (pH entre 5 e 7).

Onde a aspirina é mais absorvida?

A aspirina é mais absorvida na corrente sanguínea a partir do estômago, devido a elevada concentração de íon H+ no estômago, ou seja , o estômago mais ácido faz com que a aspirina seja mais rapidamente absorvida.

Quais os fatores que interferem na absorção metabolização distribuição e eliminação de fármacos?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.

Quais são os fatores que interferem na absorção percutânea?

A absorção de fármacos na pele é afetada por vários fatores, tais como espessura, temperatura, grau de hidratação, limpeza da pele, fluxo sanguíneo, concentração de lipídios, número de folículos pilosos, função das glândulas sudoríparas, raça, pH na superfície da pele e integridade do estrato córneo (Wokovich et al., ...

O que pode interferir na biodisponibilidade do fármaco?

O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco.

Quais são as vias parental?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

O que são as vias parenterais?

A via parenteral consiste na administração de medicamentos através das seguintes vias: Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço. Um exemplo clássico de vacina intradérmica é a BCG.

Como é feita a alimentação enteral?

Nutrição enteral é o nome que se dá a um tipo de tratamento destinado a indivíduos que não podem ou não conseguem se alimentar totalmente pela boca, a despeito de contarem com a integridade do aparelho digestivo. Assim, esses pacientes recebem a alimentação por meio de um tubo ou sonda flexível.

Artigo anterior
Qual o símbolo de Plutão?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre farinha de arroz e trigo?