Qual a vantagem de registrar o contrato de promessa de compra e venda na matrícula do imóvel?

Perguntado por: Vítor Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (67 avaliações)

O registro dá publicidade ao ato, impedindo que alguém seja enganado a se comprometer a comprar imóvel já prometido à venda para uma terceira pessoa.

Porque registrar a promessa de compra e venda?

O registro da promessa de compra e venda traz diversos benefícios as partes contratantes. Um deles é a transformação do direito pessoal à aquisição do imóvel em direito real. Em outro artigo – que recomendamos sua leitura – falamos sobre o direito real à aquisição do imóvel na promessa de compra e venda.

Qual o efeito do registro do contrato de promessa de compra e venda no Cartório de Registro de Imóveis?

Mediante promessa de compra e venda, em que se não pactuou arrependimento, celebrada por instrumento público ou particular, e registrada no Cartório de Registro de Imóveis, adquire o promitente comprador direito real à aquisição do imóvel.”

Quando usar o contrato de promessa de compra e venda?

Quando chegar o momento oportuno as partes poderão celebrar a compra e venda do imóvel, conforme o caso, por meio de um instrumento público ou particular. Ademais, esse tipo de contrato pode ser celebrado com ou sem cláusula de arrependimento.

Quais as principais diferenças entre o compromisso de compra e venda registrado e não registrado na matrícula do imóvel?

Uma outra diferença é sobre o registro de tal contrato, o compromisso de compra e venda pode ser registrado na matrícula e então passará a existir o direito real de aquisição. Já a promessa de compra e venda não é passível de criar tal direito real, conforme dispõe o artigo 1.417 do Código Civil.

CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS. AS PRINCIPAIS DÚVIDAS!

22 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre contrato de compra e venda é promessa de compra e venda celebrada em caráter irrevogável e irretratável?

Portanto, se um contrato não pode ser revogado, por ser irrevogável, deve ser cumprido, sob pena de inadimplemento. Mas e a irretratabilidade, o que significa? Contrato irretratável é aquele que não admite retratação. Nesse sentido, se retratar é igualado ao direito de arrependimento.

Qual a diferença entre contrato de compra e venda e escritura?

O Contrato de Compra e Venda e o Registro de Imóveis são obrigatórios no processo de compra e venda de imóveis, enquanto a Escritura Pública é opcional, embora seja uma garantia maior da titularidade da propriedade.

O que não pode faltar em um contrato de promessa de compra e venda?

Não podem faltar no contrato de compra de imóvel as informações referentes aos valores negociados. Não basta apenas mencionar o valor exato da venda: se houver parcelamento, itens como o valor das parcelas, a data de vencimento e o índice de reajuste não podem ficar de fora.

Quais são os efeitos do contrato de compra e venda?

Os principais efeitos gerados pela celebração do contrato de compra e venda são (i) a constituição de obrigações recíprocas às partes contraentes, uma vez que o vendedor se obriga a transferir o domínio de certa coisa e o comprador a prestar-lhe certa quantia em dinheiro; e (ii) torna responsável o vendedor pelos ...

Pode registrar contrato de compra e venda?

Registrar um contrato de compra e venda, quando o imóvel é pago à vista, pode ser um nome informal dado ao registro da escritura do imóvel em um Cartório de Notas. O registro simples de um contrato assinado entre compradores e vendedores não tem valor jurídico, mas a escritura, sim.

O que é registrar em Cartório um documento?

O registro em cartório assegura que as informações estão oficializadas da maneira correta. Casamentos, nascimentos, óbitos e imóveis devem ser anotados nos seus respectivos cartórios para ter validade jurídica. Caso seja necessário apresentar uma via atualizada da certidão, será preciso pedir uma segunda via.

É possível a venda ou a promessa de venda de imóvel não registrado?

Nos contratos de compra e venda de imóveis, a falta de registro da incorporação imobiliária não compromete os direitos transferidos ao promissário comprador, os quais podem ter efeitos perante terceiros.

Quais são as principais características do contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda apresenta as seguintes características: Ele é bilateral, consensual, oneroso, geralmente comutativo e instantâneo.

Quais são os elementos essenciais do contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda é constituído por três elementos: coisa, preço e consentimento. Concernente à coisa, que deve ser suscetível de apreciação econômica, cumpre destacar que ela também deve ser determinada ou determinável e de existência atual ou futura.

Quais são as limitações do contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda deve possuir elementos dotados de imprescindibilidade, quais sejam a coisa, o preço e o consentimento. A coisa deve ser suscetível de venda e em sentido lato afirma-se que pode ser tudo aquilo que esteja inserido no contexto comercial.

O que não pode faltar em contrato?

Saiba o que não pode faltar em um contrato de trabalho a seguir.
  • Dados de ambas as partes. ...
  • Datas de início e fim do contrato de trabalho. ...
  • As regras devem estar bem claras nas cláusulas do contrato. ...
  • Assinatura em todas as vias do contrato.

O que vale mais escritura ou contrato de compra e venda?

A escritura não é um documento obrigatório nos processos de compra e venda de imóveis, porém, caso você não tenha este documento, pode correr o risco de até perder o imóvel, pois o “contrato de gaveta” ou “compromisso de compra e venda”, geralmente usados para esse tipo de negócio, não possuem nenhum tipo de valor ...

Como fazer a escritura de um imóvel com contrato de compra e venda?

Deve ser requerida a emissão da Guia do ITBI constando as informações do comprador, do vendedor e do imóvel, assim como o valor pago pelo imóvel. Todos os envolvidos devem comparecer, conjuntamente, ao tabelionato, onde será realizada a leitura da escritura pelo tabelião, o ato será lavrado e as assinaturas colhidas.

Qual a diferença entre escritura e contrato?

O contrato nada mais é que um instrumento jurídico garantidor do cumprimento dos deveres e direitos de ambas as partes em um negócio. O que é Escritura do imóvel? A escritura trata-se de um documento público elaborado no Cartório de Notas.

Qual a diferença entre promitente e promissário?

Promitente é a pessoa que faz a promessa, comprometendo-se com outra pessoa de cumpri-la, qual seja, o promissário, que a pessoa que se beneficia com a promessa.

O que é um contrato de promessa?

O contrato-promessa regula os direitos e deveres de comprador e vendedor até à realização da escritura pública da casa. O documento estabelece as condições para a concretização do negócio. Inclui, entre outras informações, os valores da compra, o sinal dado como adiantamento e a data da entrega.

O que deve constar em um contrato de promessa de compra e venda?

O contrato de compra e venda de imóvel usado deve trazer as informações completas do comprador e vendedor: RG, CPF, endereço, estado civil e profissão. Se houver cônjuge, seus dados também devem estar presentes.

Qual o conceito de contrato de compra e venda?

O Contrato de Compra e Venda estipula os compromissos entre as partes nos negócios mercantis, podendo ser efetuado de forma escrita ou verbal. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

Quais as características do objeto de um contrato?

Os contratos podem conter inúmeras obrigações, além das essenciais, bastando estarem pactuadas entre os contratantes, além disso, existem as obrigações que são inerentes ao tipo de contrato, por exemplo, todo contrato oneroso gera o dever de dar garantia física e jurídica da coisa, não sendo esta uma obrigação ...

Como podemos conceituar o contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda é o instrumento que garante direitos para o vendedor e o comprador. Ele é consensual, oneroso e bilateral. Esta modalidade de contrato existe sempre que trocamos um bem por dinheiro. Ao comprar ou vender um imóvel, nós sempre buscamos segurança.

Artigo anterior
O que precisa para batizar em Aparecida?
Artigo seguinte
Como saber qual é a sua caixa postal?