Quais os principais efeitos indesejáveis da classe de fármacos AINEs não seletivos COX?

Perguntado por: Mateus Cristiano Henriques Reis  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (24 avaliações)

Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.

Quais efeitos adversos dos AINEs não seletivos?

Os AINEs não seletivos da COX inibem a produção de prostaglandinas na mucosa gastrointestinal, podendo causar gastroduadinite, úlcera gástrica e sangramento digestivo. Esses AINEs, como a aspirina, reduzem a produção plaquetária de TXA2, devido ao bloqueio da COX-1, e previnem a trombose arterial (Figura 2).

Quais os efeitos adversos dos inibidores não seletivos da COX?

Principais efeitos adversos dos inibidores não seletivos da COX
  • Gastrointestinais: • ...
  • Inibição da agregação plaquetária;
  • Acidose respiratória e metabólica não compensada (AAS);
  • Hipertensão;
  • Reações cutâneas de hipersensibilidade;
  • Asma;
  • Reação anafilática;
  • Agranulocitose, anemia aplástica.

Quais são os efeitos adversos mais relatados em pacientes que utilizam AINEs que inibem a cox-1?

A reação adversa mais comum dos AINEs é a gastrintestinal, resultado principalmente da inibição da COX-1, enzima responsável pela síntese das Prostaglandinas (PGs) que inibem a secreção de ácido gástrico e protegem a mucosa (RANG e DALE, 2011), em nosso estudo 59% dos entrevistados relatarem dores estomacais como ...

Como os AINEs inibem a COX?

Os AINEs possuem uma ação que promove inibição, central e/ou periférica, de uma enzima chamada ciclooxigenase, comumente conhecida como COX. A partir dessa inibição, uma série de outras substâncias deixa de ser produzidas e assim, temos o controle de algumas situações como febre, dor e inflamação.

Aula: Farmacologia - Anti-Inflamatórios Não Esteroides (AINEs) parte 1 | Farmacologia Médica

30 questões relacionadas encontradas

Quais AINEs são específicos para a inibição da COX-2?

Inibidores não seletivos da COX-2
  • Aspirina: ou ácido acetilsalicílico. ...
  • Ibuprofeno.
  • Naproxeno.
  • Paracetamol (nos EUA conhecido por Acetaminophen): pouca atividade anti-inflamatória mas alto poder analgésico.
  • Diclofenaco.
  • Indometacina e Piroxicam: mais fortemente anti-inflamatórios.

O que são inibidores de COX?

Os anti-inflamatórios inibidores das ciclo-oxigenases (COX) representam a classe de fármacos mais comumente utilizada. A COX corresponde a uma classe de enzimas conservadas evolutivamente e tem duas isoformas principais: a COX-1 e a COX-2. Seus subprodutos têm papel fundamental na inflamação e na percepção da dor.

Qual a vantagem e a desvantagens de um AINE inibidor seletivo COX-2?

Inibidores seletivos da COX-2 são associados com menos dano gastrointestinal que AINES convencionais. No entanto, ainda apresentam moderados efeitos adversos, como dispepsia e náusea 1.

Quais são os principais efeitos colaterais dos anti-inflamatórios esteroidais?

Os principais efeitos adversos dos AINES ocorrem sobre o trato gastrointestinal, não descartando a insuficiência renal aguda, a hipertensão arterial, a doença arterial coronária aguda, distúrbios neurológicos, hepáticos, dermatológicos e respiratórios.

Quanto aos efeitos adversos dos AINEs podemos citar?

Alguns dos efeitos adversos mais comuns dos anti-inflamatórios são: Agravamento da hipertensão. Inibição da ação dos diuréticos. Agravamento da insuficiência cardíaca.

Qual é a vantagem dos inibidores seletivos da COX-2?

Inibidores seletivos da COX-2 são associados com menos dano gastrointestinal que AINES convencionais. No entanto, ainda apresentam moderados efeitos adversos, como dispepsia e náusea 1.

Quais os principais efeitos adversos do uso prolongado de corticoides?

Os efeitos colaterais do corticoide são mais comuns em casos de uso prolongado. Entre eles, a pessoa pode ter cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia, aumento de colesterol e de triglicerídeos, dor de cabeça e glaucoma.

Quais são as reações adversas comumente encontradas com o uso de Anti-inflamatório?

As manifestações clínicas tardias mais comuns incluem erupções maculopapulares, erupções fixas a droga, reações de fotossensibilidade, urticária tardia e dermatite de contato (por AINEs de uso tópico).

Quais os principais 3 efeitos terapêuticos dos anti-inflamatórios não esteroidais AINEs?

Os AINES têm três efeitos principais:
  • analgésico,
  • antipiréticos,
  • e anti-inflamatórios.

Quais efeitos adversos dos AINEs no útero e no trabalho de parto?

Caso seja utilizado algum AINE nesse período, pode levar a diminuição de PGF2A, e, assim, reduzir as contrações uterinas, prolongando o parto. Um outro efeito que pode ocorrer, mais relacionado ao feto, é o fechamento precoce do ductus arteriosus.

Qual é o principal efeito adverso observado com o uso de AINEs altamente seletivos da COX-2?

Segundo Emery30, os estudos têm apontado persistência de dispepsia, dor abdominal, diarréia e lesões renais mesmo com o uso de inibidores seletivos de COX-2. Pacientes com asma induzida por ácido acetilsalicílico têm intolerância cruzada com AINE.

Como agem os medicamentos anti-inflamatórios esteroides?

Agem, primordialmente, na inibição da enzima ciclo-oxigenase, diminuindo a formação de precursores das prostaglandinas e dos tromboxanos a partir do ácido araquidônico. Igualmente, podem diminuir a ação destes mediadores no termostato hipotalâmico e nos receptores de dor (nociceptores).

Por que os AINEs inibidores seletivos da COX-2 podem oferecer risco ao paciente se utilizados por um longo período?

Entretanto, não há estudos avaliando risco cardiovascular em pacientes utilizando AINES por longo tempo, comparado ao placebo. O uso de inibidores seletivos de COX-2 poderia aumentar o risco de eventos cardiovasculares por alterar o balanço funcional de eicosanóides vasoativos, predispondo à trombose e à aterogênese.

Quais os riscos na administração dos chamados coxibes ou inibidores seletivos da COX-2?

Atualmente são associados aos Coxibes graves efeitos adversos a nível cardiovascular (CV) que incluem risco aumentado de enfarte do miocárdio (EM), acidentes vasculares cerebrais (AVCs), insuficiência cardíaca (IC) e hipertensão arterial (HTA), sendo que estes efeitos adversos se agravam em doentes com antecedentes de ...

Qual dos anti-inflamatórios a seguir é exemplo de inibidor seletivo de COX-2?

Tais inibidores incluem: piroxicam, meloxicam, diclofenaco, naproxeno e nimesulide (inibidores seletivos da Cox 2, primeira geração); e celecoxibe, etoricoxibe, valdecoxibe, parecoxibe e lumiracoxibe7 (inibidores seletivos, mais específicos da Cox 2, segunda geração).

O que é a COX-2?

Ciclooxigenase (COX) é a enzima marca-passo na rota metabólica onde o ácido araquidônico é convertido em prostaglandinas. COX-2 é a isoforma que é induzida em sítios de lesão/inflamação e expressa constituivamente em alguns poucos tecidos, como o sistema nervoso central.

Para que celecoxibe é indicado?

Celecoxibe é indicado para o tratamento sintomático da osteoartrite (lesão crônica das articulações ou “juntas”) e artrite reumatoide [inflamação crônica das “juntas” causada por reações autoimunes (quando o sistema de defesa do corpo agride por engano a si próprio)]; alívio dos sintomas da espondilite anquilosante ( ...

O que é meloxicam e para que serve?

Para que serve Meloxicam. O Meloxicam é indicado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e osteoartrite (doenças das articulações), aliviando a dor e a inflamação. Como Meloxicam Sandoz funciona? O Meloxicam apresenta propriedades anti-inflamatórias contra dor e febre.

Quais são os Antiinflamatorios não esteroidais?

Os anti-inflamatórios não esteroides são uma classe de medicamentos prescritos para controlar a dor, a febre e a inflamação. Também fazem parte dessa classe drogas como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o naproxeno.

Quais são os AINEs?

Paracetamol, também chamado acetaminofeno, é utilizado para aliviar a dor, mas não afeta o inchaço; fármacos anti-inflamatórios não-esteroidais (AINEs), tais como aspirina, ibuprofeno, diclofenaco e inibidores da ciclooxigenase 2 ou COX-2 (por exemplo celecoxibe), são usados para diminuir a dor e inchaço.

Artigo anterior
Como as cores influenciam nos produtos?
Artigo seguinte
Como são as missões do PiniOn?