Qual a sequência de moldagem?

Perguntado por: Diego Vítor de Borges  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Técnica de moldagem:
introdução com giro da moldeira. centralização de acordo com a linha média. aprofundamento, afastar a musculatura – maxila: de posterior para anterior. sem movimentar a moldeira, traciona-se a musculatura em direção à moldeira.

Quais as etapas da moldagem funcional?

A moldagem funcional inclui duas etapas, o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita e tem o objetivo de registrar fielmente a área chapeável.

Qual a sequência de confecção de uma prótese total?

Tal sequência laboratorial inclui os seguintes passos: Fundição; Injeção do metal no molde de revestimento; Desinclusão da estrutura metálica; Acabamento e polimento; Adaptação no modelo; Plano de orientação; Montagem dos dentes; Inclusão e acrilização; Acabamento e polimento da PPR.

Qual a proporção correta para realizar uma moldagem funcional?

A técnica em si, tanto para a maxila como para a mandíbula, segue os mesmos princípios: - A godiva na região do fecho periférico deve estender-se de 2 a 3 mm para dentro da moldeira individual, deve cobrir completamente a borda periférica e deve estender-se para a superfície externa da moldeira.

Como fazer uma moldagem para prótese total?

A moldagem inicial pode ser realizada com a utilização de vários materiais de moldagem. Os mais utilizados são a godiva e o alginato. Para a moldagem final em prótese total, os materiais mais indicados encontram-se dentro do grupo dos anelásticos, ou seja, godiva e pasta de óxido de zinco e eugenol.

SEQUÊNCIA CLÍNICA Moldagem anatômica de PT com alginato

40 questões relacionadas encontradas

Como confeccionar uma prótese total passo a passo?

  1. Exame do paciente. ...
  2. Moldagem Inicial- Arco Superior. 2 – Moldagem Inicial- Arco Inferior. ...
  3. Confecção da moldeira individual. ...
  4. Moldagem final. ...
  5. Encaixamento dos moldes. ...
  6. Confecção da placa base e posicionamento do rolete de cera. ...
  7. Registro da Dimensão Vertical. ...
  8. Registro da Relação Cêntrica.

Quais são os materiais de moldagem?

Quais os tipos de materiais para moldagem?
  • Alginato (Hidrocoloide Irreversível): ...
  • Silicona de Condensação (Elastômero): ...
  • Silicona de Adição (Elastômero): ...
  • Poliéter (Elastômero): ...
  • Conclusão: ...
  • Sobre o autor:

Como realizar a moldagem funcional?

Moldagem funcional modificada
  1. fazer uma perfeita delimitação da área basal olhando diretamente na boca do paciente.
  2. confeccionar uma moldeira individual justa com pouco espaço com a mucosa.
  3. só assim poderemos tentar evitar a programação de bordas.

Quais os materiais de moldagem utilizados na moldagem funcional?

Os materiais utilizados na moldagem funcional são: pasta de óxido de zinco e eugenol, Polissulfetos, Silicone de adição, silicone de condensação, mercaptanas, entre outros10.

Em que situação se recomenda a moldagem funcional em PPR?

A moldagem funcional é indicada para os casos de próteses dento-muco-suportadas pela diferença de resiliência do rebordo residual e da membrana periodontal.

Como montar os dentes em uma prótese total?

Os dentes anteriores deverão ser montados seguindo a linha demarcada no plano de Camper do arco quando vistos pelas superfícies incisais, e quando vistos pela face vestibular, isto é, de frente, os incisivos centrais deverão tocar o plano protético.

O que é base de prova em prótese total?

· A base de prova é a base provisória da prótese total confeccionada sobre os modelos funcionais, durantes as fases para captar e registrar movimentos mandibulares, com a finalidade de transportá-los ao articulador. Será usada para montagem dos dentes artificiais, até a prova estética e fonética do paciente.

O que é plano de orientação em prótese total?

O plano de orientação é um procedimento que permite o registro das relações intermaxilares e estéticas do paciente, feito em cera e apoiado em uma base de prova.

Qual a etapa da moldagem funcional em prótese total que permite a cópia adequada da região de fundo de sulco?

A moldagem final é um dos procedimentos mais importantes para a obtenção do sucesso clínico em prótese total, pois é por meio dela que são registradas as características de fundo de sulco e, consequentemente, das bordas da prótese.

Qual a finalidade da moldagem funcional?

A moldagem anatômica tem o objetivo de obter a reprodução geral da área chapeável, assim como avaliar as inserções musculares, bem como verificar a necessidade de cirurgias pré - protéticas e obter o modelo de estudo, no qual observará as delimitações da área chapeável onde será confeccionada a moldeira individual ( ...

Quais as principais técnicas de moldagem em PPF?

Para a utilização destes materiais, o dentista deve deter algumas técnicas de moldagem que são: técnica de moldagem com casquete individual, técnica de reembasamento ou dupla impressão e a técnica simultânea ou dupla mistura.

Como são classificados os materiais de moldagem?

Os materiais de moldagem se dividem em anelásticos e elásticos. Os materiais anelásticos possuem como exemplo a Godiva e a Pasta de Óxido de Zinco e Eugenol. Já os materais Elásticos ainda podem ser divididos em Hidrocolóides ou Elastômeros. Os Hidrocolóides podem ser reversíveis ou irreversíveis (alginato).

São materiais de moldagem elásticos?

Materiais de moldagem elásticos

Os elementos hidrocoloides são ágar e alginato. Já os elastômeros, polissulfeto, poliéter, silicone de adição e de condensação.

Qual o material de eleição para se fazer a moldagem anatômica em PT?

Segundo Hoffman Jr. et al. (1988), o alginato é usado em mais de 60% das escolas americanas como material de eleição para a primeira moldagem em prótese total.

Como fazer moldagem de dentes?

Moldagem odontológica digital

Este modelo utiliza um scanner odontológico que reproduz a arcada dentária do paciente através de um aparelho intraoral. Esse aparelho envia as imagens para um computador, que realiza o molde através de uma impressora 3D. Trata-se de um método mais simples, rápido e tecnológico.

Como deve ser realizada a confecção da moldeira individual?

Confecção da moldeira individual Aplicar isolante no modelo anatômico; Resina acrílica ativada quimicamente: Proporção pó/líquido – 3:1; Fase plástica; Espessura de 2 a 3 mm; Posicionamento do cabo – inclinação para vestibular; Remoção de excessos e acabamento.

Quais são os tipos de moldeiras?

As moldeiras convencionais (de estoque) podem ser divididas, conforme sua apresentação, em lisas ou perfuradas. As perfuradas são geralmente utilizadas quando há a necessidade de maior retenção do material de moldagem à moldeira, caso do alginato. Já as moldeiras lisas são utilizadas para godiva.

Quais são os materiais de moldagem utilizados na Odontologia e sua composição e características?

Existem inúmeros materiais de moldagem, dentre eles destacam-se os elastômeros, que são materiais elásticos não aquosos. São eles: silicone polimerizado por adição, silicone polimerizado por condensação, poliéter e polissulfeto.

Quais os requisitos dos materiais de moldagem?

- Os requisitos básicos para um material de moldagem são: fluidez, para que haja escoamento necessário para a cópia dos tecidos; viscosidade, o material deve possuir viscosidade ideal para permanecer na moldeira; tempo de trabalho e de presa adequados, para não tomar tempo demasiado do dentista e do paciente; ...

Quais os requisitos de um material de moldagem?

Qualidades desejáveis dos materiais de moldagem:
  • Reprodução de detalhes > precisão.
  • Facilidade na remoção.
  • Resistência ao rasgamento.
  • Recuperação elástica*
  • Estabilidade dimensional.
  • Desinfecção.
  • Compatibilidade com os materiais para modelo.

Artigo anterior
O que é ordem em um número?
Artigo seguinte
É possível morrer engasgado com a língua?