O que é a dentina?

Perguntado por: Camila Diana Gonçalves de Loureiro  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 5/5 (18 avaliações)

A dentina é um tecido conjuntivo avascular, de coloração branco-amarelada, mineralizado, mais duro do que o osso, em consequência de uma elevada quantidade de sais de cálcio. É uma das partes formadoras do dente, localizado mais internamente, abaixo do esmalte e do cemento.

Qual é a função da dentina?

A dentina. Essa parte fica logo atrás do esmalte e apresenta uma estrutura menos dura. Sua principal função é defender a primeira camada protetora, absorvendo impactos externos causados por alimentos ou desgastes. Ela também é responsável pela área sensitiva do dente que é totalmente ligada à polpa, a parte nervosa.

O que é dentina e esmalte?

A dentina é um tecido semelhante ao osso que contém túbulos microscópicos. Ao contrário do esmalte, a dentina exposta é altamente suscetível às bactérias que causam cárie dentária. Além disso, a exposição pode causar sensibilidade dentinária.

Como é composta a dentina?

Possui prolongamento de odontoblasto. → Composição da dentina: 70% mineral; 18% material orgânico; 12% água. Camada granulosa de Thomes: número de ramificações na extremidade distal de odontoblastos radiculares, na região externa.

Como ocorre a formação de dentina?

Respondendo-te de forma bem simplória, as dentinas secundária e terciária são formadas quando há ação de agente agressor, como a cárie ou por causa de traumas oclusais crônicos como contatos prematuros e rangimento dental. São células especializadas que formam a dentina.

ENTENDA A ESTRUTURA DA DENTINA | RESUMOS DE ODONTO

19 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a formação da dentina terciária ou reacional?

A dentina terciária é um tipo de dentina que é formada em resposta a fatores externos. Também é conhecida como dentina de natureza patológica, pois é formada a partir de estímulos nocivos como traumas e ação de ácidos produzidos por bactérias com a finalidade de proteção pulpar.

Quais são as células responsáveis pela formação da dentina?

Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura.

Qual a composição e as propriedades da dentina?

A dentina é constituída por: Materia inorganica (70%), materia organica (20%), Água (10%). Esta composição varia com a idade do dente, devido a sua fosfolorização progressiva, mesmo já estando totalmente formado. A porção inorganica consiste de sais minerais sob a forma de cristais de hidroxiapatita.

Como é formada a dentina secundária?

É formada em volta da polpa (canal) do dente. Determinados medicamentos utilizados no preparo da cavidade de uma restauração estimulam a produção da dentina secundária para assim proteger a polpa e evitar a realização de tratamento de canal em alguns casos.

Quais são os tipos de dentina?

Quais são os tipos de dentina? Há três tipos principais da camada interna: a dentina primária, a secundária e a terciária.

O que é o esmalte do dente?

Composição do esmalte maduro: 97% mineral; 2% água, 1% material orgânico. → 97% de fosfato de Ca na forma de cristais de hidroxiapatita. OBS: uso de flúor forma hidroxiapatita, o que torna o esmalte mais resistente.

O que é matriz de esmalte?

As proteínas derivadas da matriz do esmalte (PDME) formam um complexo de proteínas nativas, tendo como componente principal a amelogenina, que desempenham um papel determinante no desenvolvimento dos tecidos de suporte dos dentes, principalmente cemento e osso alveolar.

Qual a função da PRE dentina?

Pré-dentina • Limita a porção (pulpar) mais interna da dentina; • Apresenta matriz não mineralizada e consiste principalmente em colágeno, glicoproteínas e proteoglicana; • A pré-dentina é mais espessa onde a dentinogênese ativa está ocorrendo e sua presença é importante para manter a integridade da dentina.

Como é o tratamento de canal?

O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal.

Qual é a função do ligamento periodontal?

O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).

O que é dentina primária secundária e terciária?

1 - Dentina primária (natureza fisiológica): é aquela formada desde a primeira camada de dentina até a raiz estar formada e o dente estar em oclusão. ... Há uma mudança na direção dos túbulos dentinários. 3 - Dentina terciária (natureza patológica): decorrente de agentes externos , como cáries ou traumas.

Como é formada a dentina reparadora?

Quando a polpa é sujeita a injuria ou irritações mecânicas, térmicas, químicas ou bacterianas, desencadeia uma reação efetiva de defesa. Essa reação defensiva é caracterizada pela formação de dentina reparadora, se a irritação é ligeira, ou por uma reação inflamatória se a irritação é mais severa.

Como é a estrutura histológica da dentina?

É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita.

Quais as propriedades físicas da dentina?

Quais são as propriedades físicas e químicas da dentina? R: Físicas – Apresentam cor amarelada; grau de dureza – Intermediário e; permeável com a idade. Químicas – 70% inorgânica, 18% orgânica (colagenosa) e 12% água. ... Os túbulos dentinários são prolongamentos dos odontoblastos que ficam presos na matriz calcificada.

Qual o tecido da dentina?

A dentina é um tecido conjuntivo calcificado que possui milhares de canalículos por milímetro quadrado. A estimativa da densidade canalicular varia de 40 mil a 70 mil canalículos por milímetro quadrado, dependendo da distância que se encontra em relação com a polpa.

Qual a diferença de composição orgânica e inorgânica entre dentina Intertubular e dentina Peritubular?

A dentina peritubular envolve os túbulos e é caracterizada por seu alto conteúdo mineral. Já a dentina intertubular se acha situada entre os túbulos dentinários ou na periferia da dentina peritubular, sendo menos mineralizada, constituindo a massa dentinária propriamente dita.

Onde os odontoblastos se originam?

Esta célula com origem na crista neural localizada na parte externa da surperficie da polpa dental, e cuja função biologica é a dentinogênese, que é o processo de criação da dentina, a estrutura que fica abaixo do esmalte dental.

O que é o processo de Odontogênese?

Odontogênese é o período em que os elementos dentários são formados. Esse é um complexo fenômeno de indução celular e molecular entre o ectomesênquima, constituído pela migração das células da crista neural ao nível do mesênquima da cavidade oral, e o epitélio oral primitivo.

O que é a dentina reacional?

Dentina Reacional: Estruturalmente irregular e depositada na tentativa dos odontoblastos de formar um barreira contra estímulos nocivos. Dentina Reparativa: formada por células indiferenciadas da polpa originando um tecido osteioíde.

O que é a dentina infectada?

As lesões cariosas em dentina apresentam duas camadas distintas, com diferentes características estruturais e químicas: a dentina contaminada, que contém predominantemente bactérias acidogênicas, é parcialmente desmineralizada e apresenta menor degradação de fibras colágenas, sendo fisiologicamente passível de ...

Artigo anterior
O que acontece com o abdome durante a gravidez?
Artigo seguinte
O que é classificação exemplos?