Qual a regra da concordância verbal?

Perguntado por: Íris Batista Reis  |  Última atualização: 13. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (64 avaliações)

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

O que é a concordância verbal?

A concordância verbal é o tipo de concordância que estabelece a harmonia em número e pessoa entre o verbo e os demais termos da oração. A concordância verbal diz respeito à harmonia entre o verbo e seus sujeitos.

Como identificar a concordância verbal?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

Quais são as 7 regras da concordância nominal?

Confira quais são:
  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

O que são verbos de concordância?

b) Verbos com concordância: são verbos que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos. Exemplos dessa categoria são DAR, ENVIAR, RESPONDER, PERGUNTAR, DIZER, PROVOCAR, que são subdivididos em concordância pura e reversa (backwards).

CONCORDÂNCIA VERBAL: Aprenda de uma Vez por Todas! Dicas e Exemplos Práticos

21 questões relacionadas encontradas

Quais são as regras de concordância verbal e nominal?

No universo da gramática, a concordância verbal e nominal ocorre quando um verbo varia em número e pessoa, de acordo com o sujeito (concordância verbal), ou quando o adjetivo precisa variar em gênero e número em relação a um substantivo (concordância nominal).

Quais são os tipos de concordância?

Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.

O que é concordância verbal e dê exemplos?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Como saber se a frase tem concordância nominal?

A concordância nominal ocorre quando artigos, adjetivos, pronomes, numerais e outros termos que acompanham o substantivo concordam em gênero e número.

E 2 horas ou são 2 horas?

Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde. É uma hora da tarde.

Como saber se a concordância verbal está errada?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Vai fazer 10 anos?

– Fazem dez anos que não viajo? A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

É ou são exemplos?

"Trezentos gramas de carne é (ou são) o suficiente para esse prato"? A resposta é "Trezentos gramas de carne é o suficiente", porque o verbo ser ficará no singular, quando o predicativo for uma expressão como "muito, pouco, o bastante, o suficiente, uma fortuna, uma miséria, demais...".

Qual é o certo é eu ou sou eu?

O certo é “sou eu” .

Quais são os sujeitos?

Os tipos de sujeito são: simples, composto, implícito e indeterminado.

Como saber se a frase e verbal ou nominal?

Por exemplo: o que diferencia uma frase nominal de uma oração (frase verbal) é a existência de um verbo. A frase nominal não é constituída por verbo. Já na oração (frase verbal) há a presença do verbo.

O que é concordância verbal 5º ano?

Concordância verbal é a concordância do verbo com os pronomes/ nomes sujeito da frase.

Qual é a regra da concordância nominal?

Regra geral:

O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Ex.: Dois pequenos goles de vinho e um calçado certo deixam qualquer mulher irresistivelmente alta.

Para que serve a concordância verbal se faça corretamente é preciso flexionar?

Para que a concordância verbal se faça corretamente, é preciso flexionar no singular a forma verbal sublinhada na frase: a) O lixo e a imundície constituem o vosso presente. b) As flores, em vossas mãos sujas, haverão de se impregnar de vossa sujeira. c) É com a mão suja que recebem alguns as dádivas da vida.

Como é feita a concordância?

A concordância verbal é estabelecida entre o verbo, em suas flexões de número (plural e singular) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), e o sujeito da oração com o qual ele se relaciona. Observe o exemplo: Eles me propuseram um acordo. Em alguns casos, o sujeito aparece após o verbo, o que não afeta as relações de concordância.

Quais são os três elementos da concordância nominal?

A concordância nominal é feita entre o substantivo (ou pronome substantivo) e seu determinante, ou seja, adjetivo, artigo, numeral, pronome adjetivo ou particípio. A concordância nominal é feita entre o substantivo e seu determinante.

Como se faz uma concordância?

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Artigo anterior
Como fazer indice automatico no word?
Artigo seguinte
Como calcular o pH de um ácido?