Quais são os instrumentos do serviço social?
Perguntado por: Ângelo Martinho Lourenço Loureiro | Última atualização: 4. April 2025Pontuação: 4.7/5 (29 avaliações)
Podemos destacar alguns instrumentais que são basicamente as ferramentas de trabalho de todos os Assistentes Sociais seja em qual área o mesmo esteja atuando, são eles: Observação, entrevista, trabalhos com grupos, reunião, mobilização de comunidades, visita domiciliar, visita institucional, atas de reuniões, livros de ...
Quais os instrumentos mais utilizados na pesquisa em Serviço Social?
- Entrevista. ...
- Visita. ...
- Acolhimento Social. ...
- Acompanhamento Social. ...
- Atendimento Social. ...
- Trabalho em Grupo. ...
- Dinâmicas de Grupo. ...
- Reunião.
Qual o instrumento básico de trabalho do assistente social segundo iamamoto?
Sobre outro prisma, o Serviço Social em seu cotidiano profissional, como instrumento básico de trabalho, o conhecimento e a linguagem (IAMAMOTO, 2009, p. 97).
Quanto à instrumentalidade em Serviço Social?
RESUMO: A instrumentalidade do Serviço Social é uma propriedade da profissão que possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos por meio da objetivação das intencionalidades profissionais.
Quais são as três dimensões da instrumentalidade?
Instrumentalidade do serviço social: dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa e exercício profissional.
QUAIS SÃO os INSTRUMENTOS e TÉCNICAS UTILIZADOS PELO (A) ASSISTENTE SOCIAL NO SEU ATENDIMENTO ?
São instrumentos diretos da assistência social?
Nesse processo, para a realização das suas intervenções, o profissional dispõe de alguns instrumentos de trabalho, divididos em diretos e indiretos. Os diretos são: observação, entrevista, visitas domiciliares, trabalho com grupos, reunião, mobilização de comunidades e registro de documentação.
O que é instrumentos e técnicas do Serviço Social?
Finalizando, podemos dizer que os instrumentos e técnicas são: elementos que compõem os meios de trabalho; elementos que, dentre outros, compõem a dimensão técnico-operativa do Serviço Social – que, por sua vez, mantém uma relação de unidade com as demais dimensões, apesar de sua especificidade; não estão soltos no ...
O que é instrumentalidade e instrumental para o Serviço Social?
A instrumentalidade do trabalho e o Serviço Social
Foi dito que a instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais.
Qual é a diferença entre instrumento e instrumentalidade no Serviço Social?
A diferença entre instrumentalidade e instrumento é que instrumentalidade se refere ao estado ou qualidade de ser instrumental, ou seja, a capacidade de ser utilizado como meio para alcançar um fim ou objetivo. Já instrumento é algo que é usado para realizar uma ação ou alcançar um propósito específico.
Quais são as três competências do assistente social?
São competências destes profissionais a elaboração, execução e avaliação de políticas sociais; orientar grupos e indivíduos; realizar estudos socioeconômicos, entre outras expressas na lei 8.662 de 1993: Art. (BRASIL, 2012, p. 44-45).
Qual é o principal objeto de trabalho do assistente social?
O papel principal do assistente social é combater as injustiças e garantir que a população tenha acesso aos seus direitos. Realmente é muito emocionante exercer uma profissão tão importante para as pessoas, principalmente as que estão em vulnerabilidade social.
O que é um laudo social?
Comumente, o Laudo Social está conectado ao âmbito sociojurídico e é o produto resultante de uma Perícia Social. É o documento que apresenta o retrato social de uma problemática e que eventualmente responde os quesitos propostos pelo magistrado.
O que é o relatório social?
O relatório social é um instrumento na qual o Assistente Social utiliza durante sua intervenção, dessa forma deve conter todas as informações adquiridas durante o desenvolvimento de suas atividades.
O que são as três dimensões do Serviço Social?
Iamamoto (2000) ao analisar os desafios postos ao Serviço Social aponta três dimensões que devem ser de grande importância na atuação do profissional assistente social, a dimensão técnico- operativa, a dimensão ético-política e a dimensão teórico-metodologica.
Qual a importância do instrumental técnico para o Serviço Social?
Deste modo os instrumentais técnicos operativos utilizados no cotidiano do Serviço Social é um fator preponderante para o Assistente Social, ao escolher um determinado instrumento de ação, o profissional deve ter clareza da finalidade que pretende alcançar, pois o instrumental escolhido permitirá a efetividade de tais ...
O que é uma intervenção no Serviço Social?
A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...
Quais são os possíveis instrumentos técnicos utilizados pelo assistente social em sua atuação em um Cras?
Podemos elencar, dentre os instrumentais utilizados pelos assistentes sociais no trabalho no CRAS, o atendimento individual, acolhida, escuta, visita domiciliar, abordagem de rua, trabalho sócio-educativo, grupo, planejamento familiar, atendimento familiar emergencial, liberação de documentos , orientação, , reunião, ...
O que o assistente social não pode fazer?
- Diagnosticar ou prescrever tratamentos médicos;
- Realizar procedimentos clínicos;
- Praticar psicoterapia;
- Representar judicialmente;
- Emitir receitas médicas;
- Realizar atividades que violem a privacidade ou ética profissional;
Quais as formas de intervenção do assistente social?
- “O Serviço Social passou de paliativo e curativo para preventivo;
- de atendimento a determinados grupos para uma clientela mais diversificada;
- de atendimento de massa para a individualização e vice-versa;
- de uma prática empírica para uma melhor qualidade de serviço;
O que é a praxis do Serviço Social?
O termo “práxis” significa a prática ou atividade que transforma (VÁZQUEZ,2007). Pesquisa em Serviço Social-ABEPSS e a lei que regulamenta a profissão, Lei Nº 8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993. (CFESS\CRESS, 2012). potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O que o assistente social deve observar em uma visita domiciliar?
Neste sentido, cabe a assistentes sociais observarem as possibilidades de realização de visitas domiciliares e se atentarem para possíveis contradições entre os objetivos da requisição/decisão e dos pressupostos ético-profissionais.
Como é feita a visita domiciliar pelo assistente social?
Em domicílio, o assistente social é capaz de captar aspectos que mais dificilmente seriam apreendidos no espaço da unidade de Page 10 saúde, e realizar a mediação com o restante da equipe para que também considerem estes aspectos sociais em seu fazer profissional.
O que é uma escuta qualificada no Serviço Social?
INTRODuÇÃO: A escuta qualificada permite adquirir informações sobre cada paciente, que possibilitarão escolhas e resoluções de suas necessidades, tornando-se uma forma de prestar uma assistência de qualidade, pois, por meio dela, é possível reconhecer e acolher, empaticamente, as necessidades do paciente, bem como de ...
Quem faz o relatório social?
Esse parecer pode ser elaborado por advogados, procuradores, assessores ou consultores jurídicos de órgãos da administração pública.
Qual é a carga horária mensal para escala de 12x36?
Qual a diferença entre gastroenterologia e endocrinologia?