Qual a diferença entre gastroenterologia e endocrinologia?

Perguntado por: Rita Machado  |  Última atualização: 4. April 2025
Pontuação: 5/5 (1 avaliações)

Contudo, essas duas áreas se diferenciam porque, enquanto a endocrinologia se encarrega dos hormônios produzidos por esse órgão, a gastroenterologia lida com a porção que produz o suco pancreático, necessário para a digestão.

O que faz um gastro endocrinologista?

O gastroenterologista é o profissional médico que cuida de todas as doenças relacionadas ao aparelho digestivo, que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, chegando ao reto.

Qual é a doença que o endocrinologista trata?

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

O que a gastroenterologia trata?

A gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa da prevenção e tratamento das doenças que afetam o aparelho digestivo. Algumas condições tratadas pelo especialista são as doenças inflamatórias intestinais, gastrite, úlceras, pedra na vesícula, hepatite, pancreatite e câncer do intestino.

O que trata o médico endocrinologista?

​ O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo. Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.

Conversa com Especialista | Gastroenterologia x Endocrinologia

27 questões relacionadas encontradas

Quando se deve procurar um endocrinologista?

Qualquer alteração na produção da insulina provoca o excesso de açúcar no sangue, podendo caracterizar, assim, a diabetes. Se existe histórico familiar, ou se você observar que está com muita sede, vontade de fazer xixi ou perda de peso aparente e sem motivo, é hora de procurar o Endocrinologista.

Quem deve ir no endocrinologista?

O profissional deve ser contatado diante de qualquer sinal de uma doença endócrina, como é o caso dessas que vimos anteriormente. Independentemente de idade ou sexo, quando houver sintomas de disfunção hormonal de qualquer natureza, é necessário buscar o apoio desse especialista.

Quais exames o gastroenterologista pode pedir?

Além de exames mais comuns como o de sangue, fezes, urina e raio-x, o gastroenterologista pode precisar de outras análises para chegar ao diagnóstico do paciente.

Qual o nome do médico que cuida do intestino?

No caso dos sintomas na barriga, abdômen ou trato digestivo, o especialista a ser procurado é: o gastroenterologista. São eles que conhecem as funções e doenças do estômago, intestinos, fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Qual a diferença entre gastro e gastroenterologista?

Gastro é a abreviatura popular utilizada para o gastroenterologista. Dessa forma, o gastroenterologista atua na especialidade médica conhecida como Gastroenterologia. Essa é uma especialidade clínica. Ou seja, os gastroenterologistas não realizam cirurgias.

Como é feito o exame de endocrinologia?

Sistemas de ultrassom para endocrinologistas

Algumas aplicações endocrinológicas comuns para o ultrassom no local de atendimento incluem: Identificar nódulos na tireoide e determinar a vascularização de lesões. Guiar biópsias percutâneas por agulha grossa (core-biópsia), garantindo amostras mais precisas.

O que é melhor nutricionista ou endocrinologista?

De modo isolado, no entanto, a orientação é a seguinte: você deve procurar um nutricionista quando a sua necessidade for exclusivamente dieta ou reeducação alimentar, e deve procurar um endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais.

Qual o nome do médico que cuida de fígado?

É muito importante que todos realizem consultas de rotina com o hepatologista. O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos.

Como é feito o exame de gastroenterologia?

Aplica-se um gel anestésico na narina do paciente para introduzir lentamente uma sonda que será conduzida até o estômago. A posição da sonda será determinada após a localização do esfíncter inferior do esôfago, através da Manometria Esofágica prévia.

Qual é o médico que cuida de refluxo?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Não são todos os casos de doença do refluxo gastroesofágico que merecem tratamento cirúrgico. Dessa forma, vc pode ser avaliada tanto por um gastroenterologista quanto por um cirurgião do aparelho digestivo.

Qual o médico que cuida de gases?

O paciente que apresenta o sintoma poderá consultar um nutricionista ou um médico gastroenterologista para que seja feita a pesquisa por meio de exames de sangue e assim, chegar a um diagnóstico.

Qual o médico que cuida de barriga inchada?

Quando procurar ajuda médica? Para se certificar de que a barriga inchada não é causada por nenhuma condição ou doença séria, é indicado consultar um médico gastroenterologista. Esse profissional é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar problemas relacionados ao aparelho digestivo.

Qual o médico que cuida da síndrome do intestino irritável?

Ao procurar um coloproctologista, ele irá avaliar o quadro apresentado pelo paciente e, com base na exclusão de outras doenças com características semelhantes e por meio de exames complementares, será possível chegar ao diagnóstico da síndrome do intestino irritável.

Qual é o exame específico para detectar problemas no intestino?

A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto. O número de pacientes atendidos era esperado pelos organizadores por se tratar de pacientes com diagnóstico sugestivo de doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.

O que pode substituir o exame de colonoscopia?

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

Como é a primeira consulta com o gastroenterologista?

O que acontece na consulta com o gastroenterologista ? Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: se já teve alguma doenças, como é a alimentação, profissão, se faz uso de remédios, etc. Além disso, o médico pode pedir exames para ver se está tudo certo.

Como escolher um bom endocrinologista?

Como você viu até aqui, o mais importante é encontrar um endocrinologista registrado no Conselho Federal de Medicina e com CRM e RQE ativos e que atenda às suas necessidades em termos de especialidade dentro da endocrinologia e em termos de distância/proximidade.

Quais são os sintomas de quem tem gordura no fígado?

Os principais sintomas de gordura no fígado são:
  • Perda de apetite;
  • Cansaço excessivo;
  • Dor abdominal, especialmente na região superior direita;
  • Dor de cabeça constante;
  • Inchaço da barriga;
  • Coceira na pele;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Fezes esbranquiçadas.

Quais são os sintomas de problemas no fígado?

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Qual o exame para detectar problemas no fígado?

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA.

Artigo anterior
Quais são os instrumentos do serviço social?
Artigo seguinte
Quando vai ter a Lua Vermelha 2022?