Quais as indicações e Contra-indicações da eletroterapia?

Perguntado por: Matilde Reis de Rocha  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)

  • Para que serve: a TENS é indicada para tratamento da dor no pós-operatório, fratura, e em caso de dores crônicas, como lombalgia, cervicalgia, no nervo ciático, na bursite, por exemplo. ...
  • Contraindicações: esse tipo de eletroterapia não deve ser feito em caso de epilepsia porque pode desencadear uma crise convulsiva.

Quais as principais contraindicações da eletroterapia?

Contraindicações
  • Lesões de pele na área de aplicação da eletroterapia. ...
  • Sensibilidade prejudicada da pele na região de aplicação da eletroterapia. ...
  • Musculatura a ser estimulada já está fadigada.
  • Aplicação na região do cérebro.
  • Suspeita ou diagnóstico de epilepsia.

Quais são as indicações da eletroterapia?

Sendo assim, a eletroterapia pode ser utilizada para paralisia medular, pós AVE (Acidente Vascular Encefálico), incontinência urinária e fecal, contratura muscular ou afecções estéticas com o objetivo de diminuir gordura localizada e celulite, melhorar contorno corporal através do estímulo de contração muscular, ...

É uma contra indicação ao uso da eletroestimulação *?

Eletroestimulação em qualquer formato é uma contraindicação absoluta em casos de insuficiência venosa crônica com grandes varizes, estamos expostos ao risco de aumento do calibre da veia varicosa e trombose.

Quem não pode fazer Eletroestimulacao?

São todas as pessoas que:
  • Usam marcapassos.
  • Sofrem de epilepsia.
  • Têm a pele lesionada com qualquer tipo de ferida.
  • Têm tumores ou metástasis.
  • Têm varizes muito pronunciadas.
  • Têm tromboses.
  • Têm processos hemorrágicos.
  • Têm febre.

Contraindicações de uso do TENS na Fisioterapia

40 questões relacionadas encontradas

Quem pode fazer eletroestimulação?

Quem pode usar? Quem já pratica exercícios, portanto, pode se beneficiar ainda mais com a eletroestimulação muscular, melhorando assim o rendimento e a performance nos esportes e outras atividades. A EMS também é um auxílio para pessoas que não podem praticar atividade de alto impacto.

Qual a contraindicação do TENS?

Quando não é indicado. Como se trata de um método de tratamento que envolve a aplicação de corrente elétrica, a realização do TENS não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando e nem para pessoas que possuem marcapasso, arritmia cardíaca ou alterações epiléticas.

Quem pode usar eletroterapia?

Recorrentemente, operadoras de planos de saúde costumam negar a Estimulação Elétrica Transcutânea (EET - codificação TUSS 31602185) realizada por fisioterapeuta. Os argumentos variam para justificar que a Fisioterapia não pode realizar eletroterapia.

O que faz a eletroestimulação?

O equipamento gera impulsos elétricos que são transferidos para o corpo humano por meio de eletrodos, causando a contração dos músculos. Esse processo é o responsável por fortalecer a musculatura, como se fosse uma academia do futuro, utilizando somente 20 minutos semanal do tempo do usuário.

Para que serve a corrente interferencial?

A terapia com corrente interferencial é simples, não invasiva e muito utilizada por fisioterapeutas para tratar diferentes enfermidades que produzem dor(6). Ela é comumente utilizada como forma de estimulação elétrica, cujo principal uso clínico é o alívio da dor(7).

Para que serve a eletroterapia na estética?

Sendo um tratamento bastante procurado nas clinicas de saúde e estética, a eletroterapia pode ser usada no corpo ou no rosto, como remoção de manchas escuras na pele, cicatrizes de acne ou de outra cirurgia, eliminar rugas ou linhas de expressão, combater a flacidez, celulite, estrias ou gordura localizada, por exemplo ...

São indicações de uso da corrente de alta frequência exceto?

As contraindicações da utilização da alta frequência são: portadores de marca-passo; canceres; doenças cardíacas; gestantes; distúrbios de sensibilidade; epilepsia; diabetes descompensada.

Qual é a classificação da eletroterapia?

Classificação quanto às formas de ondas

- Quadrática: alternada, despolarizada. Ex: Tens, Ultra-excitante, Corrente Russa, SMS. Efeitos: analgesia, contração, estimulação muscular de força. Exponencial: polar e apolar Ex: Corrente Farádica Efeitos: contração muscular.

Qual das contra indicações abaixo não se aplica ao TENS?

Contraindicações. O TENS não deve ser aplicado nas regiões das carótidas, em portadores de marcapasso e na região abdominal de mulheres grávidas. Deve-se ter cuidado extra com crianças, idosos, portadores de epilepsia e mulheres no primeiro trimestre de gravidez.

São contraindicações absolutas do laser na prática do profissional de fisioterapia?

Quando é contraindicado
  • câncer ou suspeita de câncer;
  • sobre o útero em gestação;
  • ferida aberta ou com hemorragia porque pode promover a vasodilatação agravando o sangramento;
  • quando o paciente não é confiável ou tem deficiência mental;
  • em cima da região cardíaca em pessoas com alterações cardíacas,

Quem tem varizes pode fazer eletroterapia?

Não é indicada caso o paciente faça uso de marcapasso, tenha alguma doença mental, durante a gravidez, lesão muscular no local, câncer, varizes na região a ser tratada ou tenha hipertensão não controlada.

Quanto custa uma sessão de eletroestimulação?

Os preços do treino com eletroestimulação não são muito diferentes dos de uma academia normal. Há vários tipos de planos, com 10, 26 ou 52 sessões. O pacote com 10 sessões, por exemplo, custa R$ 145 cada treino.

Para que serve a eletroestimulação na fisioterapia?

A eletroestimulação é uma parte da fisioterapia chamada de eletroterapia, que consiste no uso da eletricidade para auxiliar no tratamento de lesões. “A eletroterapia abrange diversos tipos de correntes elétricas, as monopolares, bipolares e as apolares”, explica o fisioterapeuta Fabio Alves.

Qual a função da corrente russa?

A Corrente Russa é uma forma de estimulação de ondas elétricas de alta frequência. É realizada através de um equipamento que se utiliza de estímulos elétricos de baixa e média frequência que provocam uma contração muscular, em planos profundos, no local em que ele é aplicado.

Porque o TENS alivia a dor?

A TENS é utilizada na área da saúde para o combate da dor por ser um tratamento livre de drogas e sem efeitos colaterais. É por meio de pulsos elétricos, que atingem as fibras nervosas responsáveis por enviar estímulos da dor ao cérebro, que o Tanyx consegue interromper a sensação indesejada.

O que é o profissional fisioterapeuta?

A Fisioterapia é a área de prevenção e tratamento de problemas ligados à movimentação e funcionamento dos sistemas e órgãos do corpo. Tais distúrbios podem ter origem em doenças, condições genéticas, acidentes, traumas e outros fatores prejudiciais, que trazem consequências para o desempenho ou estética humanas.

Quando usar ultrassom Fisioterapia?

A fisioterapia com ultrassom é um tipo de tratamento muito eficaz e que não causa dor.
...
Esse tratamento é indicado para o tratamento de:
  1. Artrose;
  2. Inflamação das articulações;
  3. Dor lombar;
  4. Bursite;
  5. Doenças ou dores crônicas ou agudas;
  6. Espasmos musculares;
  7. Contratura muscular.

Quem pode aplicar o TENS?

A estimulação elétrica neuromuscular transcutânea (TENS) é uma técnica analgésica simples e não invasiva, pode ser aplicada em clinicas por profissionais de saúde ou em casa pelos próprios pacientes que compram o aparelho diretamente dos fabricantes, desde que orientados adequadamente, pois há vários fatores a ser ...

Pode fazer TENS no pescoço?

Além do tratamento pós-operatório, o TENS também pode ser usado em alguns procedimentos para aliviar dores de algumas doenças, sendo vários os problemas indicados, como dor no pescoço.

Quais são os efeitos fisiológicos do TENS?

A Tecnologia Tens é um recurso fisioterapêutico que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para aliviar dores e conseguir efeitos específicos, como a analgesia, a diminuição de edemas, o relaxamento e o fortalecimento muscular.

Artigo anterior
Como engordar uma pessoa com câncer?
Artigo seguinte
O que você sabe sobre o teatro grego?