Quais os conteúdos de matemática na Educação Infantil?

Perguntado por: Érica Pacheco de Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (29 avaliações)

Noções de estatística: - Construção e leitura de gráficos simples (com material manipulável). Noções de raciocínio combinatório: - Explorar a relação um-para-muitos. Noções de quantidade: um, nenhum, alguns, pouco, muito, mais, menos, igual, diferente. - Registro de numerais até 9.

Quais os conteúdos de matemática para Educação Infantil?

Atividades de matemática para educação infantil
  • Atividade sobre números e quantidades. ...
  • Atividade sobre contagem. ...
  • Atividades com conjuntos e formas geométricas. ...
  • Atividade de colorir e identificar quantidade. ...
  • Atividade de recorte e colagem com números. ...
  • Atividade de somar conjuntos. ...
  • Atividade de subtração de conjuntos.

Quais são os principais conhecimentos matemáticos a serem trabalhados na Educação Infantil?

Para os conhecimentos matemáticos, os conteúdos apresentados pelos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (BRASIL, 1998) são organizados em três momentos: número e sistema de numeração decimal, grandezas e medidas e espaço e forma.

Quais conteúdos trabalhar na Educação Infantil?

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Quais atividades devem ser trabalhadas na educação infantil?

Essas atividades, aliás, são ótimas para desenvolver a concentração. Ainda há jogos e brincadeiras para educação infantil que auxiliam no desenvolvimento cognitivo das crianças, como o jogo da memória, esconde-esconde, amarelinha e queimada. Elas estimulam, desde cedo, o raciocínio lógico e estratégico.

Matemática na Educação Infantil #BNCCemAção

22 questões relacionadas encontradas

O que ensinar para alunos da educação infantil?

  • Jogar e brincar. ...
  • Ouvir histórias. ...
  • Construir a identidade e a autonomia. ...
  • Falar, perguntar, argumentar. ...
  • Pesquisar. ...
  • Desenhar, pintar e colar em Artes Visuais. ...
  • Ler e escrever. ...
  • Recitar, contar e quantificar.

O que são noções matemáticas na Educação Infantil?

As noções matemáticas tais como contar e estabelecer relações quantitativas e espaciais dentre outras, são construídas pelas crianças através de interações com o meio e através das relações interpessoais.

O que são conhecimentos matemáticos?

O conhecimento matemático é fruto de um processo de que fazem parte a imaginação, os contra-exemplos, as conjecturas, as criticas, os erros e os acertos. Mas ele é apresentado de forma descontextualizada, atemporal e geral, porque é preocupação do matemático comunicar resultados e não o processo pelo o qual o produziu.

Como trabalhar o raciocínio Lógico-matemático na Educação Infantil?

Continue lendo para saber quais são elas!
  1. Apresente jogos de sequência lógica e tabuleiro. ...
  2. Estimule o contato com a literatura. ...
  3. Matricule em aulas de programação e robótica. ...
  4. Permita jogos eletrônicos. ...
  5. Ofereça blocos de montar. ...
  6. Explore a tecnologia.

Como trabalhar matemática na Educação Infantil de acordo com a Bncc?

Com as crianças bem pequenas, podemos ampliar as experiências já descritas e pensar práticas de contagem envolvendo crianças presentes e ausentes, trabalhar com estimativas ao distribuir uma quantidade de materiais para a turma, pensar em brincadeiras em que os números possam estar presentes e serem necessários (como ...

Quais são as matérias de matemática?

Quais são as principais matérias do curso de Matemática?
  • Introdução ao Cálculo. ...
  • Pré-Cálculo. ...
  • Álgebra Linear e Vetorial. ...
  • História da Matemática. ...
  • Geometria com Construções Geométricas. ...
  • Geometria Analítica. ...
  • Lógica Matemática. ...
  • Cálculo Diferencial e Integral I, II e III.

Quais são os conteúdos de matemática do 1 ano?

Matemática EF: 1º Ano
  • Resumo do curso.
  • Números: conhecendo os números.
  • Números: operações.
  • Álgebra.
  • Geometria.
  • Grandezas e medidas.
  • Probabilidade e estatística.

O que é raciocínio lógico na educação infantil?

O desenvolvimento do raciocínio lógico é fundamental para as crianças e deve ser uma preocupação dos pais e da escola. Essa habilidade faz com que elas saibam resolver os seus problemas, refletir e tomar boas decisões. ... Quanto mais a criança for “treinada”, melhor será o seu desempenho.

Como desenvolver o raciocínio lógico matemático?

Jogos de tabuleiro, de estratégia e de lógica, são uma boa escolha para ajudar a desenvolver a inteligência lógico- matemática. Outra opção também são os escape rooms, que hoje em dia existem uma grande quantidade, com uma série de enigmas e problemas de lógica que devem ser resolvidos em grupo.

Qual a importância do raciocínio lógico-matemático na educação infantil?

O raciocínio lógico é essencial para toda criança, pois ajuda a conquistar melhores rendimentos na escola e no processo de ensino e aprendizagem como um todo. A competência é bastante útil para a reflexão e tomada de decisão na vida adulta, tornando o pequeno mais consciente da realidade e do mundo que o cerca.

Qual a importância do conhecimento matemático?

A matemática é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças, ajuda a adquirir um raciocínio lógico, organizado e uma mente preparada para o pensamento, a crítica e a abstração.

Qual a necessidade do conhecimento matemático?

Importantes descobertas

A linguagem humana evoluiu ancorada na matemática: a exatidão dos números ajudou o homem a investigar o encadeamento dos fatos e a coerência presente nele. Isso se reflete na maneira como nos comunicamos, explorando o raciocínio lógico para argumentar, fazer inferências e elaborar hipóteses.

Por que o conhecimento matemático é necessário?

O conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais.

Como trabalhar os conceitos básicos na Educação Infantil?

É muito mais fácil aprender cada um dos conceitos de forma comparativa e a partir de uma experiência real. Por exemplo, compreender o que significa “em cima” e “debaixo” colocando objetos de casa em cima de uma mesa ou debaixo dela. Nomeie cada um dos objetos e sua posição: “A caneta está em cima da mesa.

O que trabalhar na Semana da Educação Infantil?

“A proposta é fazer os pais refletirem sobre o seu próprio papel enquanto pai, educador, cuidador, tia, avó, né. Em como propicia esse brincar livre, que traz elementos da própria infância, que traz elemento da sociedade”, explica. Histórias – Toda família tem causos e contos que atravessam gerações.

O que ensinar na Educação Infantil 4 anos Bncc?

Conforme a BNCC, na educação infantil o educador deve promover interações e brincadeiras que permitam a criança conhecer o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quais são as atividades de raciocínio lógico?

Quais são as 8 melhores atividades que estimulam a lógica?
  1. Jogos de sequência lógica. Existem alguns passatempos que são voltados especialmente para despertar a habilidade de raciocinar, como os jogos de sequência lógica. ...
  2. Quebra-cabeças. ...
  3. Jogos de tabuleiros. ...
  4. Videogames. ...
  5. Aulas de programação. ...
  6. Música. ...
  7. Leitura. ...
  8. Mímica.

Qual objetivo de trabalhar raciocínio lógico?

O desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos é uma necessidade para fazê-los pensar de forma mais crítica acerca dos conteúdos das diferentes disciplinas, tornando-os mais argumentativos com base em critérios e em princípios logicamente validados.

O que são atividades de raciocínio lógico?

O raciocínio lógico está ligado a conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas, preparando os jovens para circunstâncias mais complexas.

O que um aluno do 1º ano deve saber?

No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
  • Dominar as relações entre letras e seus sons;
  • Diferenciar letras e números;
  • Realizar cálculos orais e escritos de adição e subtração com a ajuda de materiais concretos;
  • Aprimorar noções de tempo e espaço;

Artigo anterior
O que é potenciação é exemplos?
Artigo seguinte
Qual a finalidade dos conectores HDMI do tipo B?