Qual a regência do verbo precisa?

Perguntado por: Luna Rafaela de Moura  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (67 avaliações)

A regência do verboprecisar”, quando seu sentido é o […] Se você é brasileiro, recomendo evitar o “Preciso de fazer”, mas não se trata propriamente de erro. A regência do verboprecisar”, quando seu sentido é o de “ter necessidade, carecer”, sempre guardou uma boa dose de instabilidade.

Qual é a regencia do verbo precisa?

O verbo precisar, quando significa 'ter necessidade de alguma coisa', é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

Como usar o verbo precisar?

Significado de Precisar

verbo transitivo indireto e transitivo direto Sentir necessidade de; necessitar ou carecer: ele sempre precisava de dinheiro; se precisava alguma ajuda, ninguém aparecia. verbo intransitivo Não ter dinheiro; estar pobre: o prefeito tem o dever de cuidar daqueles que precisam.

Precisa verbo transitivo indireto?

Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.

Quem precisa precisa de?

O verbo precisar pede a preposição de: quem precisa, precisa de alguma coisa.

Dica #0174 - VERBO PRECISAR

34 questões relacionadas encontradas

Precisa de fazer ou precisa fazer?

A regência do verbo “precisar”, quando seu sentido é o […] Se você é brasileiro, recomendo evitar o “Preciso de fazer”, mas não se trata propriamente de erro. A regência do verbo “precisar”, quando seu sentido é o de “ter necessidade, carecer”, sempre guardou uma boa dose de instabilidade.

Que precisar ou de que precisar?

É por isso que, com certa frequência, faz parte de provas e concursos – pode confundir e levar as pessoas ao erro. A reposta correta é “o livro de que preciso”.

Qual a classe gramatical da palavra precisa?

adjetivo Que não abre espaço para várias interpretações, que é claro. Realizado com perfeição; com excesso de rigor; certo: análise precisa; comentário preciso; processo preciso; valor preciso. ... O adjetivo preciso deriva do latim praecisus.a.um.

Qual é o verbo precisar?

precisar (verbo) -

Quais são os verbos transitivos indiretos?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

Precisa ou precisar?

Precisa vem do verbo precisar. O mesmo que: carece, necessita, acerta.

Precisa ou precisando?

Precisando vem do verbo precisar. O mesmo que: carecendo, necessitando, acertando.

Irão precisar ou vão precisar?

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais. A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

Precisa algo ou de algo?

Conquanto utilizemos o verbo "precisar" quase que exclusivamente com a preposição "de" - exceto quando o complemento seja uma oração - ela pode ser omitida sem prejuízo ao sentido da oração. "Precisamos de homens honestos na política brasileira".

O que é transitividade verbal 7 ano?

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.

Qual é o sinônimo de precisar?

Determinar, indicar, calcular de um modo preciso, com exactidão . 3. Especializar, particularizar. 4.

Como se conjuga o verbo?

Como conjugar verbos

Para conjugar um verbo, use a barra de conjugação verbal no topo da página. Digite o verbo no infinitivo e clique o botão "conjugar" para ver o seu verbo conjugado em todos os tempos verbais e todos os modos verbais. O Conjugação.com.br tem todos os verbos da Língua Portuguesa.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

Qual é o substantivo De preciso?

Exato, perfeito, certo, necessário.

Qual é a classe gramatical?

classes gramaticais variáveis: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral e verbo. classes gramaticais invariáveis: advérbio, conjunção, preposição e interjeição.

É classe gramatical?

Classe gramatical é um conjunto que classifica determinada palavra. Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. As classes gramaticais são divididas em variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (as que não variam).

Como usar o de que?

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

Que falei ou de que falei?

«Este é o filme de que te falei.» «Falei-te de que gostava de a conhecer.» «De que falas?» Em todas estas construções, o uso da preposição de está de acordo com o português-padrão, uma vez que o verbo falar, nestes contextos, rege a preposição de.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Precisa de falar ou precisa falar?

"Preciso de falar contigo" ou "Preciso falar contigo"? ° Vejamos: . ° O verbo "Precisar" só rege a preposição "de" quando o seu objecto ou complemento for um substantivo ou pronome, logo, se o seu objecto ou complemento for um verbo, dispensa-se esta preposição (de).

Artigo anterior
São exemplos de medidas de controle de risco?
Artigo seguinte
Quando voltam os prazos?