Qual a principal RDC que regulamenta a indústria?

Perguntado por: Jorge Gabriel Antunes Simões Moreira  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (55 avaliações)

A publicação da RDC 17, de 16 de abril de 2010, é um importante marco regulatório ao fortalecer, por um lado, as ações de Vigilância Sanitária e, por outro, instruir o desenvolvimento industrial ao definir os requisitos mínimos a serem considerados para a fabricação de medicamentos em conformidade com Boas Práticas de ...

O que é a RDC 301?

É importante lembrar que a RDC 301/19 é a principal norma reguladora da qualidade dos medicamentos. Ela engloba definições de produção, controle de qualidade, documentação, treinamento, embalagem, instalações, armazenagem, etc.

O que significa RDC 307?

Altera a Resolução - RDC nº 50 de 21 de fevereiro de 2002 que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

O que é a RDC 48?

Aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, e dá outras providências.

Quais são as RDC?

A RDC é uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina as normas para estabelecimentos de assistência à saúde funcionarem com segurança.

RDC 218 - ENTENDA A RESOLUÇÃO RDC 218 DE 29 DE JULHO DE 2005

26 questões relacionadas encontradas

O que é RDC 8?

OBJETIVO: Este Regulamento Técnico fixa os requisitos mínimos exigidos para as Boas Práticas de Fabricação do Concentrado Polieletrolítico para Hemodiálise - CPHD, 2.

O que é RDC 50 Anvisa?

A Resolução RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002 ( versão com alterações) é a norma utilizada para o planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde - EAS, que sofreu alterações pela Resolução RDC nº 307, de 14 de novembro de 2002.

Qual a RDC que trata de roteiro de inspeção de infecção hospitalar?

2. Auditorias internas devem ser realizadas, periodicamente, pelas Unidades Hospitalares, através de protocolos específicos para verificar o cumprimento da legislação específica que trata do Controle de Infecção Hospitalar. 3. As conclusões das auditorias internas devem ser devidamente documentadas e arquivadas.

Quais são as Boas Práticas de Fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de procedimentos obrigatórios criados para garantir um padrão mínimo de qualidade nos processos de fabricação. Armazenagem, transporte e comercialização de diversos gêneros de consumo são exemplos.

O que é uma amostra de retenção?

Amostra de Retenção: amostra de matérias-primas, materiais ou produto acabado, mantida pelo fabricante, devidamente identificada por um período definido.

Qual a quantidade mínima de carrinhos de emergência que devemos ter numa UTI de 10 leitos?

II - Médicos plantonistas: no mínimo 01 (um) para cada 10 (dez) leitos ou fração, em cada turno. III - Enfermeiros assistenciais: no mínimo 01 (um) para cada 08 (oito) leitos ou fração, em cada turno.

O que é centro cirúrgico Segundo a Anvisa?

É uma unidade assistencial, onde são realizadas operações cirúrgicas, a fim de atender intercorrências clínicas por meio de suporte de uma gama de profissionais.

Quais atividades competem ao posto de coleta de leite humano quanto à gestante e puérpera?

ordenha, recepção de coleta externa, higienização, processamento, no ambiente de porcionamento e no de distribuição do leite humano. 6.2.1 A seleção de doadoras é de responsabilidade do médico responsável pelas atividades médico assistenciais do BLH ou PCLH.

O que mudou RDC 301?

Algumas mudanças que a nova RDC 301/2019 traz para o Sistema da Qualidade são a necessidade de uma Revisão Gerencial Periódica – Reuniões periódicas, para discutir os índices do Sistema da Qualidade sempre com a presença/conhecimento da mais alta gestão designada para a área.

Quais são as Instruções Normativas da RDC 301?

RESOLUÇÃO - RDC Nº 301, DE 21 DE AGOSTO DE 2019

Dispõe sobre as Diretrizes Gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

Qual a RDC Refere-se as Boas Práticas de Fabricação?

A Anvisa publicou a Resolução RDC 301/2019 que dispõe sobre as Diretrizes Gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, substituindo a resolução anterior. Também publicou 14 Instruções Normativas sobre o tema. Dispõe sobre as Diretrizes Gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

O que são Boas Práticas de Fabricação e qual o seu objetivo?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) tem como objetivo principal garantir a integridades do alimento e a saúde do consumidor e compõem um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias -primas até o produto final (TREDICE, 2000).

Quais são as Boas Práticas na manipulação de alimentos?

Boas práticas na manipulação de alimentos
  • Eliminar Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA;
  • Aproveitar ao máximo os nutrientes presentes no alimento;
  • Garantir as condições higiênicas e sanitárias do alimento preparado;
  • Estar de acordo com as regras da legislação sanitária;
  • Garantir a qualidade dos alimentos;

O que são Boas Práticas de Fabricação de medicamentos?

Boas Práticas de Fabricação (BPF) é a parte do Gerenciamento da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, de acordo com os padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro sanitário, autorização para uso em ensaio clínico ou especificações do ...

O que visa o programa de controle de infecção?

0 Programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares.

O que é o serviço de controle de infecção hospitalar?

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é o núcleo executivo da CCIH e atua de forma ativa na prevenção e controle de infecções hospitalares; tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades.

Como é feito o controle de infecção hospitalar?

A forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar é a higienização de mãos. Pode ser por meio da lavagem com água e sabão ou por meio de fricção com álcool 70%. Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde quanto para visitantes e também pacientes.

O que é RDC em farmácia?

RESOLUÇÃO – RDC Nº44 DE 17 DE AGOSTO DE 2009 – Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

Qual a importância da RDC 50?

A publicação da RDC nº 50 em 11 de fevereiro de 2002 foi um marco na organização e estruturação da legalidade dos edifícios hospitalares no Brasil e pode ser entendido como um marco paradigmático no pensar, projetar e construir os seus ambientes de saúde.

O que é RDC farmácia?

Dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, listadas em Instrução Normativa específica.

Artigo anterior
Qual a importância dos rios para a comunidade local e para a economia da região Norte?
Artigo seguinte
O que é interrupção de prazo processual?