O que é Radiossensibilidade?

Perguntado por: André Amaral de Simões  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

substantivo feminino Sensibilidade dos tecidos vivos à ação dos raios ionizantes.

O que é Radiossensibilidade na radiologia?

O conceito de radiossensibilidade pode ser descrito como uma característica intrínseca a qual é associada com a ocorrência dos efeitos adversos da radiação ionizante sobre o corpo humano.

Quais são os efeitos biológicos da radiação?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células.

Quais são os 3 Rs da radioterapia?

Os Quatro Rs da Radiobiologia

São eles: o Reparo do dano celular, a Redistribuição no ciclo celular, a Repopulação e a Reoxigenação7. Reparo do dano celular: a célula começa a realizar o reparo dos danos causados pela radiação, basicamente os danos subletais são reparados.

O que é Radiossensibilidade e Radiocurabilidade?

Radiossensibilidade e radiocurabilidade

A velocidade da regressão tumoral representa o grau de sensibilidade que o tumor apresenta às radiações. Depende, fundamentalmente, da sua origem celular, do seu grau de diferenciação, da oxigenação e da forma clínica de apresentação.

Aula 3: Radiobiologia: radiossensibilidade da célula

32 questões relacionadas encontradas

Qual órgão é o mais Radiossensível?

Os órgãos mais radiossensíveis em crianças são cérebro, pele, tireoide, mama e medula óssea (PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE, 2016).

Para que es la braquiterapia?

A braquiterapia é um tipo de radioterapia em que a fonte radioativa é colocada dentro da área a ser tratada ou junto a ela. A inserção pode ser temporária ou permanente.

O que é a Radiolise da água?

Trata das mudanças ocorridas na água pela absorção de radiação de alta energia (radiólise da água).

Quais são os 4 Rs da radiologia?

Os Quatro Rs da Radiobiologia

São eles: o Reparo do dano celular, a Redistribuição no ciclo celular, a Repopulação e a Reoxigenação7. Reparo do dano celular: a célula começa a realizar o reparo dos danos causados pela radiação, basicamente os danos subletais são reparados.

Qual tipo de radiação é usada na radioterapia?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem.

Quais são os efeitos biológicos?

Os efeitos biológicos podem ocorrer após exposição do corpo inteiro ou de partes do corpo a doses de radiação não necessariamente muito altas. Por isso, o cuidado que se deve ter mesmo com níveis baixos de radiação, como no caso do radiodiagnóstico. Esses efeitos podem ser divididos em efeitos somáticos e hereditários.

Quais os efeitos biológicos?

Portanto, o efeito biológico que essas radiações podem trazer ao organismo dos seres vivos depende de uma série de fatores. Entre tais, temos quatro principais: o tipo de radiação, o tipo de tecido vivo atingido, o tempo de exposição e a intensidade da fonte radioativa.

Quais os efeitos biológicos e ambientais da radioatividade?

Radioatividade tem consequências graves e de longa duração

A exposição de material nuclear ao meio ambiente libera substâncias radioativas no ar e no solo. Essas substâncias contaminam plantas, rios, os animais e as pessoas em volta.

O que são efeitos estocásticos?

Os efeitos estocásticos causam uma alteração aleatória no DNA de uma única célula que no entanto, continua a reproduzir-se. Levam à transformação celular. Os efeitos hereditários são estocásticos. Não apresentam limiar de dose.

Quais são os 3 princípios de proteção radiológica?

Os 3 princípios fundamentais da Radioproteção
  • Justificação. ...
  • Otimização. ...
  • Limitações. ...
  • Tempo. ...
  • Distância. ...
  • Blindagem. ...
  • Detectores de Radiação. ...
  • Tipo da Radiação.

O que é dosimetria biológica?

Dosimetria biológica : avaliação da exposição às radiações ionizantes através de efeitos biológicos induzidos.

Quais são os tecidos mais Radiossensíveis?

As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis", explica Giuseppe d´Ippólito, professor do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal Paulista (Unifesp).

Quais são as radiações ionizantes?

A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizantes quando compostas por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons.

O que é efeito direto e indireto na radiação?

mecanismo direto, quando a radiação interage diretamente com as moléculas importantes como as de DNA, podendo causar desde mutação genética até morte celular; mecanismo indireto, quando a radiação quebra a molécula da água, formando assim radicais livres que podem atacar outras moléculas importantes.

Quais as consequências da radiólise?

Efeitos indiretos ocorrem em situações em que a energia é transferida para uma molécula intermediária, é o que ocorre com a água cuja radiólise acarreta a formação de produtos altamente reativos, capazes de lesar o DNA.

Quais são as radiações de alto e baixo Let?

A Figura 4.9 mostra que, para o mesmo valor da dose de radiação, as radiações de alto LET (alfa, nêutrons, íons pesados) resultam em menor percentual de sobrevivência que as de baixo LET (elétrons, beta, fótons).

Qual a diferença entre efeito Somatico é genético?

Efeitos somáticos são aqueles sofridos pela pessoa exposta. Efeitos hereditários são aqueles sofridos pelos filhos do indivíduo exposto. O risco de câncer é geralmente mencionado como o principal efeito estocástico da radiação ionizante, mas também os distúrbios hereditários são efeitos estocásticos.

Como fica o útero depois da braquiterapia?

Em estágios IIB e superiores utiliza-se uma associação de radioterapia externa, braquiterapia e quimioterapia. Devido às altas doses de radiação utilizadas, geralmente há fibrose do útero e destruição do endométrio normal, que entre outras coisas leva a infertilidade.

Quem faz braquiterapia pode engravidar?

A braquiterapia, radioterapia e quimioterapia são tóxicas ao ovário e podem prejudicar a sua fertilidade, dificultando a sua gravidez. A radioterapia e braquiterapia podem provocar danos ao seu útero.

Quanto tempo dura o efeito da braquiterapia?

A braquiterapia é um procedimento ambulatorial, ou seja, não exige que o paciente seja internado para sua realização. As sessões do tratamento costumam durar em torno de 1 hora, com aplicação de anestesia parcial ou total – o efeito de recuperação pode durar até 4 ou 5 horas.

Artigo anterior
Qual é a função da fundação?
Artigo seguinte
Como calcular honorários advocatícios sobre o valor da causa atualizado?