O que é uma trombose sub aguda?

Perguntado por: Patrícia Helena Carvalho de Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)

A trombose venosa profunda é a coagulação do sangue em uma veia profunda de um membro (em geral de panturrilha, coxa) ou pelve. A trombose venosa profunda aguda é a causa principal de embolia pulmonar.

O que é trombose sub aguda?

A fase subaguda se refere ao período de transição do trombo fresco para o trombo mais organizado. Essas informações ajudam ao angiologista no acompanhamento do paciente, mas influenciam pouco no tratamento.

Quanto tempo dura a fase aguda da trombose?

A trombose é considerada aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa 2 semanas. A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica.

Qual a trombose mais perigosa?

A trombose arterial costuma ser mais grave do que a venosa, pois impede a chegada do oxigênio às células provocando nelas o infarto com necrose (morte tecidual).

O que causa trombose aguda?

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

34 questões relacionadas encontradas

O que pode causar a trombose na perna?

É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia. Pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.

Porquê da trombose nas pernas?

Por que acontece a trombose? A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas, provocando o bloqueio do fluxo sanguíneo e causando dor e inchaço no local. A trombose ocorre, geralmente, após uma cirurgia ou por falta de movimento prolongado.

Quando a trombose é grave?

Trombose venosa profunda é uma doença grave que pode trazer complicações a curto ou longo prazo. Alguns sintomas incluem edema, dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

Como saber se a trombose está subindo?

Trombose venosa superficial: conforme nos explicam os médicos, perceberíamos esse caso imediatamente. Notaremos um aumento de tamanho em alguma parte de nossas varizes até se tornar uma espécie de cordão bem duro ao tato, sendo de possuir uma coloração azulada. Pode ser facilmente notada e costuma ser muito dolorosa.

Quando a trombose é perigosa?

Caracterizada por dor, inchaço, sensação de queimação e mudanças na cor da pele, a Trombose Venosa Profunda é uma doença perigosa, que pode se manifestar na perna, já que, segundo o médico, as veias da perna têm maior dificuldade de transportar o sangue para o coração.

Quanto tempo leva para desaparecer os sintomas da trombose?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Quanto tempo demora para uma trombose desinchar?

Em geral, após o tempo de tratamento, de 3 a 6 meses.

Como é a dor de trombose na perna?

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

O que é trombose tem cura?

A trombose tem cura, e seu tratamento possui dois objetivos fundamentais, que são impedir o crescimento dos coágulos e impedir que os coágulos existentes se soltem.

O que é aspecto subagudo?

Significado de Subagudo

adjetivo Patologia Que não é completamente agudo; entre agudo e crônico: apendicite subaguda.

Como é a vida após trombose?

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Como saber se o trombo desloca?

O ultrassom com doppler venoso é o exame de imagem mais realizado para o diagnóstico. Tomografia e ressonância também podem confirmar a presença do trombo, mas possuem maior custo e há que se pesar a exposição à radioatividade.

Como saber se tem coágulos?

O diagnóstico é feito com o exame ecodoppler, um ultrassom direcionado para o estudo vascular, que faz uma análise do fluxo sanguíneo, verificando se ele está rápido, lento ou se há a formação de coágulos nas artérias e veias. “Em geral, até 90% dos casos acometem pernas e braços.

Como dormir com trombose?

As principais recomendações para quem teve trombose são: uso de meias elásticas, evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado, praticar atividade física (conforme liberação do vascular), sempre que possível dormir com as pernas ligeiramente elevadas e usar de sapatos confortáveis.

O que não pode fazer quando se tem trombose?

“Manter-se no peso ideal, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e evitar os fatores de risco conhecidos são os pilares da prevenção de qualquer doença e com a trombose não é diferente”.

Qual o repouso para quem tem trombose?

No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas. Após esse período são liberadas atividades leves. Procure um Angiologista para avaliação e esclarecimento de dúvidas.

Quando suspeitar de trombose?

“Os principais sintomas são dor, inchaço e sensação de peso nas pernas”, diz Francisco Osse. Algumas pessoas notam alterações na coloração da área afetada, que pode ficar mais arroxeada ou avermelhada.

Qual exame detecta trombose nas pernas?

O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Como é a dor de trombose na panturrilha?

Deve-se suspeitar de uma trombose quando há dor na perna e essa fica inchada e dura. A trombose ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir desse local.

O que pode ser dor atrás da perna?

A dor localizada atrás do joelho pode indicar alterações como cisto de Baker, tendinite dos músculos isquiotibiais, varizes, artrose ou lesão do menisco, por exemplo. O diagnóstico deve ser feito pelo médico após a avaliação física e testes que provocam dor.

Artigo anterior
O que é etinilestradiol e drospirenona?
Artigo seguinte
Quais principais pontos da NBR 14725 3 e suas regras gerais descreva?