Quais as indicações clínicas dos antidepressivos?

Perguntado por: Henrique Santiago de Machado  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)

Indicações para os antidepressivos
  • Transtornos de ansiedade;
  • Controle da dor crônica (principalmente os tricíclicos, como a amitriptilina);
  • Transtorno disfórico pré-menstrual (como os ISRS);
  • Cessação do tabagismo (bupropiona);
  • Transtornos alimentares (fluoxetina e bupropiona, por exemplo)
  • Enurese noturna em crianças.

Qual é o mecanismo de ação dos antidepressivos?

O que são os antidepressivos? São medicamentos cuja acção decorre no Sistema Nervoso Central, normalizando o estado do humor, quando se encontra deprimido (o que equivale para o doente a tristeza, angústia, desinteresse, desmotivação, falta de energia, alterações do sono e do apetite e muitos outros sintomas).

Quais os antidepressivos IRSN?

Inibidor selectivo da recaptação da serotonina e da noradrenalina (ISRSN):
  • Duloxetina.
  • Venlafaxina.
  • Levomilnaciprano.
  • Milnaciprano.
  • Desvenlafaxina.

Quais são os antidepressivos mais usados?

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

Qual o melhor antidepressivo Tricíclico?

Os mais cardiotoxicos são: Imipramina, Amitriptilina, Desipramina e Doxepina. Os menos cardiotoxicos: Nortriptilina e Clomipramina.

Qual é o melhor antidepressivo?

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os efeitos colaterais mais comuns dos antidepressivos tricíclicos?

Dentre os principais efeitos colaterais, estão: – Efeitos anticolinérgicos: boca seca, constipação, visão turva, retenção urinária; – Efeitos cardíacos: taquicardia, achatamento das ondas T, prolongamento dos intervalos QT e depressão dos segmentos ST na gravação eletrocardiográfica (ECG);

Qual o melhor antidepressivo para idosos?

Em geral, deve-se dar preferência à nortriptilina e à desipramina por terem perfis mais favoráveis de efeitos adversos e por sua metabolização ser mais rápida. Além disso, nortriptilina é um dos antidepressivos mais estudados em idosos.

Qual o medicamento mais moderno para depressão?

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Quais são os antidepressivos mais fortes?

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Qual o melhor medicamento para depressão e ansiedade?

Medicamentos psiquiátricos para depressão
  • Fluoxetina. É um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, bulimia, disforia e outros. ...
  • Escitalopram. ...
  • Mirtazapina. ...
  • Citalopram. ...
  • Diazepam. ...
  • Bromazepam. ...
  • Alprazolam. ...
  • Lorazepam.

Qual antidepressivo é o mais sedativo?

Da classe dos antidepressivos tricíclicos, a amitriptilina inibe a recaptação da serotonina e da norepinefrina no cérebro. Além disso, ajuda a melhorar o humor e a diminuir a ansiedade. O medicamento causa sono e sedação como efeito colateral, o que permite seu uso como hipnótico.

Quais são os IRSN?

Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina (ISRSN ou SNRI) são fármacos relativamente recentes, utilizados no tratamento da depressão.

Como são classificados os antidepressivos?

Os antidepressivos podem ser classificados de acordo com sua estrutura química ou com suas propriedades farmacológicas. A estrutura cíclica (anéis benzênicos) caracteriza os antidepressivos heterocíclicos (tricíclicos e tetracíclicos).

Qual o mecanismo de ação dos benzodiazepínicos?

O mecanismo de ação se dá pelo aumento da transmissão de GABA (ácido gama-aminobutírico) que é o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC), interagindo com receptores BZDs exclusivos no cérebro, através da facilitação da abertura de canais de cloreto, o que provoca a hiperpolarização da ...

Qual melhor antidepressivo para dar ânimo?

O Wellbutrin atua no neurotransmissor Dopamina que em geral dá mais disposição e ânimo dependendo de cada paciente, de seus comportamentos e dos sintomas dele.

Quais são os antidepressivos de última geração?

Os ISRS, considerados de última geração, possuem efeitos colaterais menos pronunciados e têm ação mais direcionada na serotonina. Exemplos incluem a fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram e escitalopram. Os ISRSN, também de última geração, além de menos efeitos colaterais, agem na serotonina e noradrenalina.

Qual Antidepressivo aumenta a serotonina?

Dentre os antidepressivos, destacam-se os: 1) inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como a fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram, escitalopram e fluvoxamina, que aumentam a concentração principalmente de serotonina em determinadas áreas do cérebro; 2) os inibidores da recapção de serotonina e ...

Qual o melhor antidepressivo com menos efeitos colaterais?

Escitalopram: útil para depressão e ansiedade, tem menos efeito...
  • Escitalopram é um tipo de antidepressivo que também é usado para tratar a ansiedade.
  • Ele é classificado como Inibidor Seletivo da Recaptação da Serotonina (ISRS)
  • O fármaco é considerado seguro, efetivo e tem menos efeitos colaterais.

Como tratar a depressão na terceira idade?

O tratamento da depressão em idosos é feito através da combinação de medicamentos, principalmente antidepressivos, com psicoterapia e terapias ocupacionais, como estímulo para realizar atividades que retomam o prazer de viver.

Pode dar fluoxetina para idoso?

Quanto aos idosos, eles também podem se beneficiar da fluoxetina, mas o médico deve considerar os efeitos do fármaco junto aos possíveis outros medicamentos usados por esses pacientes (polifarmácia). A depender do quadro, existem outras opções de tratamento, com menor risco de efeitos colaterais nesse grupo.

Quais os sintomas da depressão em idosos?

Quais são os principais sintomas da depressão em idosos?
  1. alterações rápidas de humor;
  2. tristeza profunda;
  3. choro sem motivo aparente;
  4. queixas de dores pelo corpo ou de cabeça;
  5. desânimo e cansaço generalizado;
  6. insônia.

Qual o principal efeito dos medicamentos tricíclicos?

Esses medicamentos podem causar reações adversas como boca seca, disfunção sexual, retenção urinária, queda de pressão, constipação intestinal, visão desfocada, taquicardia, tonturas, sudorese, sedação, ganho de peso e tremores, além de possíveis perigosas interações medicamentosas.

Qual mecanismo de ação dos antidepressivos tricíclicos?

O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina (NE) e serotonina (5-HT), em menor proporção dopamina (DA). Aminas terciárias inibem preferencialmente a recaptura de 5-HT e secundárias a de NE (tabela 3).

Como agem os antidepressivos tricíclicos?

Os antidepressivos tricíclicos são potentes inibidores da recaptação de noradrenalina e serotonina, mas produzem pouca inibição da recaptação da dopamina, exceto a amoxapina, que inibe a recaptação da dopamina.

Artigo anterior
Quanto custa xbox one no brasil?
Artigo seguinte
O que a artéria coronaria direita irriga?