Qual a principal diferença entre o método de custeio da departamentalização é o método ABC?

Perguntado por: Iara Garcia Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

o custeio ABC somente deve ser aplicado em empresas não industriais, devido ao fato de somar custos e despesas, enquanto a departamentalização é utilizada, exclusivamente, em empresas industriais.

Qual o principal objetivo do método de Custeio ABC?

O Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como objetivo avaliar com precisão as atividades desenvolvidas em uma empresa (tanto industrial como de serviços ou comercial), utilizando direcionadores para alocar as despesas e custos indiretos de uma forma mais realista ...

Em que o Custeio ABC se difere dos outros métodos de custeio?

Diferentemente dos custeios por absorção e variável que distribuem os custos diretamente aos produtos, o Custeio ABC rastreia as atividades relevantes do processo produtivo, aloca os custos às atividades para então distribuí-los aos produtos.

Qual a diferença do ABC para os demais sistemas de custeio?

O sistema do Custeio ABC identifica custos indiretos, levando em conta todas as atividades, porém considerando cada uma delas de forma específica. Assim, o sistema de Custeio ABC ordena as atividades que “sugam” mais recursos da empresa. Essa ordenação não ocorre em outros sistemas de custeio.

O que é departamentalização no Custeio ABC?

Custeio departamental é um dos vários sistemas que são utilizados no custeamento de produtos. Por meio desse sistema é feita a atribuição dos custos indiretos por departamentos – ou centros de custos –, para depois serem alocados aos produtos.

Método de Custeio ABC

44 questões relacionadas encontradas

O que é departamentalização e centro de custos?

O centro de custos é a menor unidade acumuladora de custos indiretos. Um departamento pode ser subdividido em um ou mais centro de custos. A departamentalização é a divisão da empresa em áreas distintas, de acordo com as atividades desenvolvidas em cada uma dessas áreas.

Qual o objetivo da departamentalização na contabilidade de custos?

A departamentalização permite uma organização maior por parte da empresa e um controle melhor da cronologia das operações. Porém, dependendo do tamanho da organização, o trabalho inicial pode ser extenso. Todos os departamentos devem saber as informações e os dias em que as mesmas devem ser disponibilizadas.

Quais são as características que distinguem o método de custeio por absorção dos demais?

Há determinadas características que distinguem o custeio por absorção dos demais métodos de cálculo de apuração. Isso porque todos os valores de sua produção, sejam eles operacionais ou estruturais, fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, recebem a definição de custos de produto.

Porque o ABC é pouco utilizado?

A implementação do ABC requer uma cuidadosa análise do sistema de controle interno da entidade. Sem este procedimento que contemple funções bem definidas e fluxo dos processos, torna-se inviável a aplicação do ABC de forma eficiente e eficaz.

O que é um sistema de custeio?

Um método ou sistema de custeio está relacionado ao modo pelo qual os custos são apropriados à produção. A definição do sistema de custeio pode ter grande influência nos custos de uma empresa, pois, de acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos custos de produção.

Quais os tipos de métodos de custeio?

Quais são os métodos de custeio mais usados no mercado?
  1. Custeio variável. O método de custeio variável é utilizado, principalmente, por organizações do ramo industrial e comercial. ...
  2. Custeio por Absorção. ...
  3. Custeio ABC. ...
  4. Custeio UEP. ...
  5. Custeio Padrão.

Qual a diferença entre custeio variável e custeio direto?

Custeio Variável não é a mesma coisa que Custeio Direto, pois, neste último, custos fixos que porventura sejam diretamente identificáveis com os objetos de custeio (outros que não sejam as unidades de produto, tais como a linha de produto, o centro de custos, o departamento), a estes são levados, o que jamais deve ...

Quais os tipos de custeio e quais as suas características?

Para Moura (2005), existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

Qual a principal vantagem do custeio ABC?

Vantagens e desvantagens do Custeio ABC
  • Melhor qualidade nas informações dos custos de produção ou serviços;
  • Pode ser usado como um sistema de contabilidade de gestão;
  • Menor necessidade de rateios arbitrários;
  • Identifica quais produtos ou serviços consomem mais recursos e seus consequentes gastos;

Como e porquê foi criado o método de custeio ABC?

Antes, vamos esclarecer que o ABC é um método de rastrear os custos das atividades realizadas por uma empresa e de verificar como essas atividades estão relacionadas para a geração de receitas e o consumo de recursos. Seu principal objetivo é amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio arbitrário.

Qual o objetivo da disciplina custos e preços?

8 Qual o objetivo desta disciplina? Resposta Selecionada: a. Capacitá-lo a classificar os custos a estabelecer o preço de venda de acordo com o seu comportamento. ... Se analisarmos bem, o conhecimento da estrutura de custos de uma empresa está ligado a fatores determinantes: Resposta Selecionada: d.

Porque o ABC não é aceito para fins fiscais?

falta de pessoal competente, qualificado e experiente para implantação e acompanhamento; necessidade de formulação de procedimentos padrões; não é aceito pelo fisco; maior preocupação em gerar informações estratégicas do que em usa-las.

Quais as vantagens e desvantagens do custeio variável?

As maiores vantagens do método de custeio variável é definir a margem de contribuição, já mencionada acima, e esclarecer os custos dos produtos. No entanto, a sua desvantagem é que os dados apurados não são úteis em longo prazo e também não são podem ser usados na contabilidade da empresa.

Quais as vantagens e desvantagens que obtemos utilizando o orçamento de custo indireto de fabricação?

Assim sendo, como vantagem pode - se citar a previsão mais rápida que se recebe sobre determinado material. Nesse sentido, como desvantagem pode - se citar que por vezes o custo indireto pode não estimar o valor exato de produção o que em larga escala trará alterações.

O que caracteriza o custeio por absorção está ele dentro das normas requeridas pela Lei das Sociedades por Ações?

Este método de custeio se caracteriza por direcionar os custos fixos e indiretos aos produtos por meio das atividades. Os conceitos deste método podem ser definidos como: as atividades consomem os custos e os produtos consomem as atividades.

O que é o método de custeio por absorção?

Na prática, custeio por absorção é aquele que inclui o cálculo de todos os custos de produção ou fabricação, independentemente de serem custos estruturais ou operacionais, fixos ou variáveis, diretos ou indiretos.

Quais são as características do método de custeio variável?

O sistema de custeio variável se baseia na separação dos custos em variáveis e fixos, ou seja, em custos que se alteram proporcionalmente ao volume da produção/venda e custos que se sustentam constantes perante volumes de produção/venda oscilatórias dentro de certos alcances.

Qual é a importância da departamentalização?

A necessidade da departamentalização surge à medida que as empresas se tornam maiores por se envolverem em atividades das mais diversificadas, caracterizando indispensabilidade da divisão das principais atividades e tarefas organizacionais, transformando-as em responsabilidades departamentais ou divisionais.

Qual o benefício da departamentalização?

A departamentalização por funções da empresa tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior.

O que significa departamentalização e para que serve?

A departamentalização consiste em agrupar as atividades da organização, de forma lógica e racional, buscando sempre a maior eficiência possível, otimizando os recursos organizacionais.

Artigo anterior
Quanto ganha um classe alta?
Artigo seguinte
Vai coçar é verbo?