Qual a pressão diastólica normal?

Perguntado por: José Vaz Pereira  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

Aceita-se como normal para indivíduos adultos (com mais de 18 anos de idade) cifras inferiores a 85 mmHg de pressão diastólica e inferiores a 130 mmHg de pressão sistólica (Tabela II). Tabela II. Classificação diagnóstica da hipertensão arterial (adultos com mais de 18 anos de idade).

Quando a pressão diastólica é perigosa?

No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg. Se ultrapassadas essas médias, o coração acaba se esforçando mais para que o sangue chegue até todo o corpo, provocado a doença.

Quando a pressão diastólica é considerada baixa?

A hipotensão é a pressão arterial mais baixa do que o normal. Em geral, considera-se que uma pressão normal, em repouso, está entre 90/60 mmHg e 130/80 mmHg. Abaixo de 90 mmHg de pressão sistólica ou 60 mmHg de pressão diastólica, estamos, portanto, na presença de hipotensão.

Quando a pressão diastólica é considerada alta?

Quem está com a pressão alta apresenta uma força de 9 mmHg ou mais durante a diástole. Ou seja, os valores de pressão são sempre expressos por dois números, representando a pressão sistólica e diastólica. O ideal para indivíduos saudáveis a partir dos 18 anos é de 12/8 mmHg.

Quando a mínima está alta?

Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Pressão Arterial Sistólica e Diastólica - Qual É a Diferença?

15 questões relacionadas encontradas

Qual é a pressão mais perigosa a sistólica ou diastólica?

Importante destacar também que uma pressão arterial sistólica de 120 ou mais tem um impacto negativo maior sobre a saúde nas pessoas que têm pressão diastólica baixa do que naquelas em que ela é normal.

Por que a pressão mínima fica alta?

Diversos fatores contribuem para a elevação da pressão arterial, dentre eles a obesidade, o sedentarismo, o estresse, a herança familiar e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O que provoca o aumento da pressão diastólica?

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.

Qual o máximo da pressão diastólica?

Já em adultos, pode ficar entre 90 e 120 mmHg e a diastólica pode variar entre 60 e 80 mmHg. Os casos considerados anormais são identificados com medições acima ou abaixo dessas faixas e têm relação direta com o estilo de vida das pessoas.

O que acontece com a pressão diastólica?

A pressão diastólica é aquela observada no momento da diástole (relaxamento ventricular). Durante esse momento, as paredes arteriais se contraem de maneira repentina, ocorrendo uma menor pressão, apesar de ainda significativa.

O que significa a pressão diastólica?

Pressão diastólica → força que o sangue promove dentro das artérias durante a diástole ventricular. Seu valor para uma pessoa saudável adulta é da ordem de 80mmHg. Pressão sistólica → força que o sangue exerce dentro das artérias durante a sístole ventricular. Normalmente compreende valor da ordem de 120mmHg.

Qual o perigo da pressão diastólica baixa?

Uma pressão arterial muito baixa pode causar danos a órgãos, um processo chamado choque. Inúmeros medicamentos e doenças podem afetar o sistema de manutenção da pressão arterial do corpo. Quando a pressão arterial está muito baixa, o cérebro funciona mal e podem ocorrer desmaios.

Qual é a pressão que pode dar um AVC?

A especialista explica que valores acima de 14 por 9 são preocupantes, uma vez que, a longo prazo, podem levar a lesões, aumentando o risco de AVC e outras doenças. Nestes casos, é necessário tratamento contínuo com medicação anti-hipertensiva para manter a pressão controlada, prevenindo o AVC.

É perigoso a pressão 15 por 10?

Porém, se a pressão estiver 15x10 frequentemente, isso já pode indicar alguma situação mais séria, como a hipertensão, que pode ter complicações perigosas, se não for tratada. Para saber se tem hipertensão, consulte um cardiologista ou medico de família.

Quando a pressão está 13 por 5 é perigoso?

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

Quanto deve ser a diferença entre a pressão sistólica e diastólica?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Nossa pressão arterial varia durante todo o dia e os valores normais são: sistólica de 90 a 130 e diastólica de 60 a 90. Dentro destes valores podem ser encontradas diversas variações (como 130x60 ou 110x90, ambas normais).

É normal a pressão 12x6?

Idealmente, os valores de referência para a pressão arterial considerados saudáveis são abaixo de 12 por 8, em média. A pressão baixa nem sempre é um problema: muitas pessoas têm a pressão arterial naturalmente mais baixa e vivem bem dessa forma.

É normal pressão 11x5?

Não há motivos para preocupação, principalmente na ausência de sintomas.

O que fazer para baixar a pressão diastólica?

Algumas formas naturais para baixar a pressão alta são:
  1. Perder peso. ...
  2. Adotar a dieta DASH. ...
  3. Consumir apenas 6 g de sal por dia. ...
  4. Tomar chá de alho. ...
  5. Praticar exercícios 5 vezes por semana. ...
  6. Ingerir mais potássio e magnésio. ...
  7. Abandonar o cigarro. ...
  8. Diminuir o estresse.

Quais os sintomas da pressão diastólica?

Alguns desses sintomas podem ser¹:
  • Dores no peito;
  • Dores de cabeça;
  • Tonturas;
  • Falta de ar;
  • Visão embaçada.

Como controlar a pressão diastólica?

Algumas medidas ajudam a evitar e a controlar a hipertensão, por exemplo:
  1. Controle do peso.
  2. Prática de atividades físicas regulares.
  3. Manutenção de uma dieta rica em grãos integrais, frutas, vegetais e com baixo teor de sal e de gordura.
  4. Interrupção do uso do tabaco.
  5. Redução do consumo de álcool.
  6. Controle do estresse.

É perigoso quando a pressão tá 13 por 11?

A pressão máxima 130 está ok, mas a mínima ser 110 é bem alta e já se considera a hipertensão. Se esses valores se mantém, tem que tomar medicamentos mesmo não sentindo nada, pois o risco é alto de ter infarto ou AVC.

Quando a pressão está 13 por 10?

A pressão 13x10 é um valor ligeiramente aumentado. Isso porque a pressão é considerada normal quando as medidas realizadas em consultório são menores ou iguais a 12x8. Uma medida isolada em que a pressão dê 13x10 pode acontecer no caso de ansiedade ou até por comer algo mais salgado, por exemplo.

Quando a pressão está 17 por 12 é perigoso?

Minha pressao esta 17 por 12 é perigoso ter um avc? É necessário mais informações. Em uma única medida isolada pode não ter tanto significado, porem em situações contínuas, são sim perigosas, podendo ter lesões em órgãos alvos.

Artigo anterior
Como funciona o tráfico de pessoas no Brasil?
Artigo seguinte
Qual a função do músculo quadríceps?