Qual a organização do Poder Judiciário brasileiro?

Perguntado por: Diana Carvalho Ribeiro  |  Última atualização: 29. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)

O Poder Judiciário brasileiro é composto por cinco segmentos: Justiça Estadual e Justiça Federal, que integram a Justiça Comum, e Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar, que integram a Justiça Especial.

Quem exerce o Poder Judiciário do Estado brasileiro?

O Poder Judiciário Estadual é composto pelos Tribunais de Justiça, juízes de direito e juízes substitutos, incluindo os juizados especiais cíveis e criminais. Os juízes atuam nas comarcas. Os Tribunais situam-se nos capitais dos Estados.

Como funciona o sistema judiciário brasileiro?

O funcionamento do Poder Judiciário se dá por meio de instâncias judicantes, as quais visam a concretização dos princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa. Em regra, a primeira instância corresponde ao órgão que analisará e julgará inicialmente a ação apresentada ao Poder Judiciário.

Que autoridade compõe o Poder Judiciário?

Esse poder é chefiado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas existem tribunais regionais espalhados pelo país. O STF tem a prerrogativa de julgar os membros da Câmara dos Deputados e do Senado, conforme estabelecido na Constituição brasileira."

São órgão do Poder Judiciário?

Conselho Nacional de Justiça.

ESTRUTURA DO JUDICIÁRIO: Como Funciona a Justiça no Brasil?

25 questões relacionadas encontradas

Como é a organização do Poder Judiciário?

É composta por juízes de Direito (primeira instância) e desembargadores (segunda instância). A organização final é competência de cada Estado e do Distrito Federal. Nesse contexto, está inserido o Tribunal de Justiça de São Paulo, considerado o maior tribunal do mundo em volume de ações.

Qual é o maior órgão do Poder Judiciário?

​O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a instância máxima da justiça brasileira no âmbito infraconstitucional. É a Corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o País.

Quais são as principais funções do Poder Judiciário?

O Judiciário é o Poder que faz os julgamentos. Cabe a ele resolver conflitos entre cidadãos, entre os cidadãos e o Estado ou entre os Poderes do Estado. É o Judiciário que decide qual das partes no processo está com a razão.

Fazem parte do Poder Judiciário exceto?

Questão Tribunais - Justiça Estadual (TJs) São órgãos do Poder Judiciário, EXCETO: O Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça.

Qual a última instância do Poder Judiciário brasileiro?

​Por fim, como última instância, há o Supremo Tribunal Federal (STF). Órgão de cúpula do Poder Judiciário, compete ao STF, primordialmente, a guarda da Constituição, sendo dele a última palavra em matéria constitucional. Tanto o STF quanto os tribunais superiores brasileiros têm competência originária e recursal.

Quais são os três poderes?

10 de agosto de 2017 às 00h00. Em âmbito geral o Estado é o poder que administra o país e aqui no Brasil esse Estado é dividido em três poderes: Executivo; Legislativo; Judiciário. Cada um desses poderes tem deveres específicos para cumprir junto à sociedade na busca por uma eficaz Gestão Pública.

Quais são as três esferas de governo?

Assim, no Brasil, o sistema político está dividido em três esferas: União, Estados e Municípios, além do Distrito Federal (DF). A União, cada Estado, cada Município e o DF é considerado um ente político da República.

Quem dá a sentença o juiz ou o promotor?

Uma sentença judicial é uma decisão formal emitida pelo juiz após analisar as provas, argumentos e fundamentos legais apresentados pelas partes envolvidas em um processo judicial. Essa decisão pode ser favorável ou desfavorável a uma das partes, dependendo da interpretação e aplicação das leis ao caso concreto.

O que não cabe ao Poder Judiciário?

Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob o fundamento de isonomia.

Quantas instâncias tem o Poder Judiciário brasileiro?

A primeira instância, onde em geral começam as ações, é composta pelo juiz de direito de cada comarca, pelo juiz federal, eleitoral e do trabalho. A segunda instância, onde são julgados recursos, é formada pelos tribunais de Justiça e de Alçada, e pelos tribunais regionais federais, eleitorais e do trabalho.

Quem não faz parte do Poder Judiciário?

Qual dos seguintes órgãos NÃO está vinculado ao Poder Judiciário? Superior Tribunal Militar – STM. Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Tribunal de Contas da União – TCU.

Qual é o poder que executa as leis?

Poder Executivo

Além disso, o Executivo também tem entre suas atribuições a implementação de novas legislações, bem como o poder de sancionar ou vetar leis aprovadas pelo Congresso Nacional.

Qual é a função do Poder Judiciário e quem chefia esse poder?

A função do Judiciário é garantir e defender os direitos individuais, ou seja, promover a justiça, resolvendo todos os conflitos que possam surgir na vida em sociedade. As responsabilidades e a estrutura desse poder são determinadas pela principal lei do país, a Constituição Federal.

Quem é responsável pela criação de leis?

Essas regras são chamadas normas jurídicas ou leis, que são elaboradas pelos representantes da população, ou seja, os Vereadores, os Deputados e Senadores que são eleitos para tratar desses assuntos, já que não podemos reunir todos os eleitores para fazer essas leis.

Quem é o chefe do Poder Judiciário?

O juiz faz parte do Poder Judiciário, julga os casos e decide quem tem razão.

Quais são os tipos de Tribunais?

São tribunais superiores: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Superior Tribunal Militar (STM).

Quais são os elementos do sistema de Justiça?

  • Poder Judiciário.
  • Magistratura.
  • Superior Tribunal de Justiça.
  • Supremo Tribunal Federal.
  • Direito Constitucional.

Quais são os tipos de varas judiciais?

1ª Vara Cível Processar e julgar os feitos cíveis em geral, aqueles que se processam pelo Rito Sumário, Falências e Concordatas. 2ª Vara Cível Processar e julgar, com exclusividade, as demandas de Família e Sucessões. 3ª Vara Cível Processar e julgar os feitos cíveis em geral e cumprimento de Cartas Precatórias Cíveis.

Quem é mais importante o juiz ou o promotor?

Sobre uma suposta hierarquia, juridicamente não existe um superior ao outro, mas o fato é que no imaginário popular é “mais importante” quem decide. Realmente, a função de decidir é muito digna e importante, uma das mais relevantes no plano terreno. Assim, justificada essa aura que se atribui ao magistrado.

Quem está acima do Promotor de Justiça?

Qual o cargo mais alto do Ministério Público? A Procuradoria-Geral da República, comandada pelo procurador-geral da República, é a chefia do Ministério Público Federal.

Artigo anterior
Qual o clima mais seco do mundo?
Artigo seguinte
O que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394 96 discorre sobre a educação especial?