Qual a natureza jurídica do parecer?

Perguntado por: Rafaela Rafaela de Mendes  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (52 avaliações)

O parecer tem caráter meramente opinativo, não vinculando a Administração ou os particulares à sua motivação ou conclusões, salvo se aprovado por ato subsequente.

Quais os tipos de parecer jurídico?

O parecer jurídico é um documento feito por especialistas do direito, como advogados ou consultores, que analisam um assunto quando solicitado por empresas ou indivíduos. Ele é usado quando há dúvidas ou debates sobre o tema. Existem três tipos de pareceres: facultativo, obrigatório e vinculante.

O que significa um parecer jurídico?

É a manifestação do Ministério Público em uma ação, por meio da qual ele diz sua opinião sobre o pedido do autor, com base no que a lei dispõe sobre aquele assunto.

O que é um parecer?

O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.

O que é parecer na Administração Pública?

são os atos de opinamento exigidos como preliminar da prática de outro ato, nos termos do respectivo preceito normativo. Neste caso, a solicitação do parecer é atividade vinculada do administrador e a ausência do ato opinativo compromete o próprio ato decisório.

A natureza jurídica do parecer prévio do Tribunal de Contas

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de parecer?

O parecer jurídico é um documento dividido em três tipos, facultativo, obrigatório ou vinculante, formulado por juristas com a finalidade de manifestar uma pesquisa, ou opinião especializada sobre uma situação jurídica ou processo, incluindo referências, jurisprudência e opinião técnica do profissional parecerista.

O que é um documento de parecer?

Parecer é um documento, de forma escrita, elaborado por um advogado parecerista que manifesta seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma pergunta formulada ao jurisconsulto.

Qual palavra substitui parecer?

8 declaração, manifestação, pronunciamento, voto, exposição, decisão, aviso. Exemplo: Nenhuma decisão será tomada sem o parecer legal do juiz. Aspecto físico de alguém: 9 aspecto, aparência, presença, ar, apresentação, fisionomia, feição, figura, forma, imagem, semblante, visual, fachada, exterioridade.

Qual o sinônimo de parecer?

1 críticas, juízos, reflexões, meditações, julgamentos, apreciações, avaliações, crivos, decisões, deliberações, medidas, propósitos, providências, soluções, vontades, resoluções, definições, sentenças, arbítrios, vereditos, despachos.

Quando o parecer jurídico e vinculante?

Finalmente, o parecer será vinculante quando, além de ser obrigatório por lei, amarra, atrela a decisão final ao seu entendimento. Uma vez ouvido o órgão consultivo, a autoridade não poderá decidir de forma diversa daquela exposta no parecer. Poderá, no máximo, não decidir.

Quem pode emitir um parecer?

Dessa forma, qualquer especialista em qualquer área pode emitir um parecer sobre aquilo. Entretanto, um parecer jurídico é um documento que aplica o conhecimento técnico de um advogado (ou um jurista) sobre um tema de cunho jurídico.

Quem faz o parecer?

Entretanto, um parecer só pode ser assinado e desenvolvido, exclusivamente, por advogados (art 1º, inciso II, do Estatuto da Advocacia), consistindo em um estudo técnico sobre determinada matéria do direito.

Qual é a diferença entre laudo e parecer?

Enquanto o “parecer” é um documento que mostra apenas a opinião de um profissional da área, o “laudo” é um documento construído tecnicamente que comprova as teses e os achados de um perito.

Qual a estrutura de um parecer?

Se envolver crédito, deverá ser providenciado parecer sobre a adequação financeira e orçamentária. o parecer deve consistir de três partes: 1) Relatório; 2) Análise; e, 3) Voto do Relator.

Porque um parecer jurídico é solicitado?

Desse modo, contribui para a resolução de conflitos e para a segurança jurídica das partes envolvidas. Então, quando alguém tem uma questão legal difícil de entender ou resolver, este documento é solicitado por um dos litigantes ou pelo próprio tribunal para entender melhor a situação, conforme explicaremos abaixo.

Qual a classificação da palavra parecer?

verbo transitivo

1. Dar mostras ou sinais; assemelhar-se. 2. Afigurar-se.

Qual o contrário de parecer?

O contrário de parecer-se é: Principais antônimos de parecer-se: 1 distinguir-se, diferençar-se, desigualar-se, diferenciar-se, desidentificar-se.

Qual a diferença entre laudo parecer e relatório?

Laudo: texto formal contendo parecer técnico, uma opinião especializada, sobre determinado assunto, por exemplo: de médico, engenheiro etc. Relatório: uma narrativa elaborada, contendo as investigações feitas para a averiguação dos indícios e da existência de fatos que corroboram com o resultado.

O que é um parecer favorável?

Parecer da comissão pela aprovação, no mérito, da proposição.

Como fazer um parecer técnico simples?

Como fazer parecer técnico
  1. Identificação. Dados das pessoas físicas e jurídicas para quem o parecer está sendo elaborado. ...
  2. Objetivo da avaliação. Qual a finalidade do seu parecer? ...
  3. Bem avaliado. ...
  4. Método utilizado. ...
  5. Resultado. ...
  6. Data de referência. ...
  7. Qualificações do avaliador. ...
  8. Local e data.

O que é um parecer vinculante?

Vinculante é aquele o qual não só a Administração Pública deve pedir ao órgão consultivo, como deve emanar o ato segundo à sua manifestação, em face de prescrição legal. Trata-se de regime de exceção e só se admite quando expressamente a lei ou o regulamento dispõe nesse sentido.

O que é um parecer conclusivo?

Também é considerado conclusivo o parecer pela inconstitucionalidade do projeto, quando emitido pela Comissão de Legislação e Justiça. É enquadrado nesta mesma categoria o parecer emitido pela Mesa Diretora cuja conclusão seja pela inconstitucionalidade ou pela rejeição.

O que é um parecer circunstanciado?

Parecer é um relatório circunstanciado, ou esclarecimento técnico emitido por um profissional capacitado e legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade.

Quem pode ser parecerista?

O texto encaminhado ao STF explica que pareceristas são funcionários públicos de carreira, ocupantes de cargos em comissão ou contratados, de acordo com a lei, para prestar serviços ao poder público. O parecer jurídico, quando acolhido, passa a integrar decisão da autoridade pública que o solicitou.

Artigo anterior
O que foi o congresso da virada?
Artigo seguinte
É obrigado a fazer Educação Física?