Quais os saberes necessários à prática educativa Segundo Paulo Freire?

Perguntado por: Maria Vieira Oliveira  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança ou, lamentavelmente, da permanência do hoje.

Quais os saberes de Paulo Freire?

Na Pedagogia da Autonomia, o Paulo Freire (2006) fala dos saberes indispensáveis à prática educativa. Afirma que o ensino demanda: rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, estética e ética, corporeificação das palavras pelo exemplo, risco, etc.

Quais os saberes necessários à prática educativa?

Saberes necessários à prática educativa
  1. INTRODUÇÃO. ...
  2. CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA. ...
  3. CONSTRUÇÃO E AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA. ...
  4. A AUTONOMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS. ...
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

O que Paulo Freire fala sobre a prática?

Na concepção de Freire, teoria e prática são inseparáveis tornando- se, por meio de sua relação, práxis autêntica, que possibilita aos sujeitos reflexão sobre a ação, pro- porcionando educação para a liberdade. “A prá- xis, porém, é reflexão e ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo.

Qual é o pensamento de Paulo Freire sobre os aspectos prática educativa pedagogia da libertação e crítica do diálogo a dialética como ele estabelece essa relação?

Segundo Paulo Freire, é pensando a prática que se é capaz de melhor compreender o que se faz e assim preparar-se para uma prática melhor, percebendo teoria e prática, jamais isolada uma da outra, mas uma relação de processo em que pensar a prática é a forma de aproximação do ato de e se pensar certo.

Pedagogia da Autonomia | Pedagogia para Concurso

42 questões relacionadas encontradas

Que concepção de educação podemos afirmar que Paulo Freire defendia?

O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. ... Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno.

O que Paulo Freire fala sobre educação?

"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem" (Paulo Freire). ... Para ela, Freire combatia não apenas a opressão que decorre da necessidade financeira e da limitação do acesso aos bens materiais, mas também reafirmava a necessidade de combater a mentalidade conservadora.

Qual o principal objetivo da prática do educador?

O ato de educar está para a formação, para a promoção dos educandos, seu verdadeiro sentido e significado. ... E por ser a educação uma prática construtora do humano, no homem e na mulher, educar para Freire é humanizar e constitui-se num que-fazer social-político-antropológico-ético.

Como é fundamental a prática dialética de Paulo Freire?

A partir da concepção dialética de Paulo Freire, para que ocorra uma educação verdadeiramente progressista é necessário se compreender a realidade prática, ou seja, o refletir por refletir não é práxis, a teoria em si só não leva à práxis, bem como o fazer pelo fazer é puro ativismo. Desta forma, Freire (1987, p.

O que são as práticas pedagógicas?

A Prática Pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor-aluno-conhecimento.

Quais são os saberes?

Por conseguinte, o autor identifica cinco categorias de 'saberes': o saber atitudinal, o saber crítico-contextual, os saberes específicos, o saber pedagógico e o saber didático- curricular, entendendo que são esses os saberes que todo educador deve dominar e que, portanto, devem integrar o seu processo de formação.

Quais saberes necessários para atuar na educação infantil?

Nesse sentido, há uma variedade de saberes que os professores necessitam articular em suas práticas, considerando a fase de desenvolvimento e a livre-expressão das crianças, como também as diversas linguagens: oral e escrita, matemática, artística, corporal, musical, temporal e espacial.

Que tipos de saberes a escola disponibiliza?

Os saberes curriculares são saberes adquiridos ao longo de suas carreiras, visto que, os professores devem também apropriar-se de saberes que podemos chamar de curriculares. Estes saberes correspondem aos discursos, objetivos, conteúdos e métodos a partir dos quais a instituição escolar disponibiliza.

Quais os saberes docentes necessários à prática educativa de acordo com Paulo Freire em sua obra Pedagogia da Autonomia?

Os educadores devem ensinar com rigorosidade metódica, pois não há ensino sem pesquisa aproximando os educandos dos objetos cognoscíveis, com criatividade, investigação, curiosidade, humildade e persistência, ética e estética, levando à procura pelo esclarecimento através de perguntas e indagações que fazem parte de ...

Quais os saberes necessários para que o docente tenha uma prática educativa com base na ética estética?

A necessária promoção da ingenuidade a criticidade não pode ou não deve ser feita à distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas. ... Se se respeita a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos não pode dar-se alheio à formação moral do educando.

O que você sabe sobre o educador Paulo Freire e sua Pedagogia da Autonomia?

Do que trata a Pedagogia da Autonomia

Na visão que Freire apresenta no livro, o aluno deve adquirir o conhecimento não apenas através da mera assimilação de conteúdos ensinados. ... No capítulo dois da obra o educador aborda a necessidade manter o respeito do educando em seu direito ao desenvolvimento do próprio saber.

O que é a dialética hegeliana?

Hegel definia a dialética como desenvolvimento do conceito a partir de si mesmo, num avanço constante que não consistia apenas na afirmação de relações de diferença, mas no entendimento do universal presente nas coisas, mais propriamente no seu vir-a-ser.

O que é o método dialético de Sócrates?

Sócrates é considerado um filósofo da dialética. ... O método filosófico socrático pode ser considerado dialético por apresentar as contradições lançadas por seus interlocutores e, com base nisso, conseguir formular um conhecimento novo, uma formação de um conceito sobre determinado assunto.

O que quer dizer mediatizados pelo mundo?

Que é conhecido ou divulgado pelos meios de comunicação social ou por qualquer suporte de difusão de informação.

Qual a importância do educador?

O professor participa ativamente da formação da cidadania, da construção de valores éticos e da consolidação da base de conhecimento que será utilizada pelo resto da vida pelos alunos. ... O professor é o maestro que rege a sociedade, e a educação é fundamental na composição de um mundo melhor.

Qual o papel do educador na sociedade atual?

O papel do professor deve ser o de ajudar o aluno a desenvolver sua aptidão do pensar, através da técnica do diálogo, estimular a capacidade cognitiva do aluno através do saber aprender, saber fazer, saber agir , saber conviver e se conhecer.

O que é ser um educador nos dias de hoje?

Ser educador hoje é viver intensamente o seu tempo; conviver é ter consciência e sensibilidade. ... O educador é o responsável por estimular o prazer de compreender, descobrir, construir o conhecimento, curiosidade, autonomia e atenção no aluno.

Qual foi a contribuição de Paulo Freire para a educação?

Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.

Porque o método Paulo Freire é tão ruim?

“Então, Freire se tornou inimigo dos ideólogos de direita porque busca uma pedagogia libertadora, enquanto o modelo tradicional é uma pedagogia opressora.” ... Paulo Freire é o oposto de tudo isso: sua obra é baseada na formação crítica do aluno. “Ele é o pedagogo da politização da educação”, define Akkari.

Qual a concepção de sociedade para Paulo Freire?

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Paulo Freire se opôs aos privilégios das classes dominantes, as quais impedem a maioria de usufruir os bens produzidos pela sociedade. ... Segundo Freire, a Pedagogia do Oprimido é uma proposta de oposição à esta realidade.

Artigo anterior
Qual o tipo de fundação mais barata?
Artigo seguinte
O que avalia a escala de Edmonton?