É obrigado a fazer Educação Física?

Perguntado por: Alice Melissa Nogueira Reis Leite  |  Última atualização: 8. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos casos acima. A Educação Física não é mais componente curricular obrigatório do ensino superior de graduação.

Quem é dispensado de fazer Educação Física?

Surpreendentemente, em 2003 foi aprovada uma lei que alterou a redação do artigo 26, parágrafo 3º, garantindo a dispensa das aulas de Educação Física aos alunos que tem filhos, mais de trinta anos, que estejam cumprindo serviço militar obrigatório, que trabalhem seis horas ou mais por dia e por motivos de saúde.

É obrigatório aula de Educação Física no Ensino Médio?

Vale ressaltar ainda que na Lei n° 13.415/2017, que estabelece novas diretrizes para o Ensino Médio, permanece a obrigatoriedade da Educação Física como componente curricular. Após mobilização e amplo trabalho do Sistema CONFEF/CREFs junto a parlamentares, a Educação Física foi mantida.

É possível reprovar por causa de Educação Física?

A Educação Física, na maioria dos colégios reprova, por ser uma matéria escolar, mas na maioria das vezes reprova por falta do aluno, não por nota.

Em que ano a Educação Física se tornou obrigatório?

A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, no art. 22, tornou obrigatória a prática da Educação Física nos cursos primários e médio até a idade de 18 anos, para os estudantes. (BRASIL, 1961).

Educação Física é OBRIGATÓRIA na Escola? Entenda!

37 questões relacionadas encontradas

Quando a Educação Física é facultativa ao aluno?

§ 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; II – maior de trinta anos de idade; III – que estiver prestando serviço militar inicial ou ...

É obrigatório Educação Física na educação infantil?

A Educação Física Escolar na educação infantil, de acordo com a LDB (n° 9.394/96, art. 26 § 3°), é componente curricular obrigatório.

Quem não precisa fazer Educação Física?

Atualmente, não precisam praticar educação física os alunos que têm mais de 30 anos, prestam serviço militar, são portadores de doenças que impedem a prática do exercício físico ou têm filhos. A atual lei também dispensa quem freqüenta cursos noturnos e provem que trabalham de dia.

Quantas faltas pode ter em Educação Física?

Você pode faltar às aulas, desde que o número de faltas não exceda o limite de 25 % da carga horária da disciplina. Por exemplo, se a disciplina tem 60 horas, você poderá faltar em 15 horas.

É proibido reprovar aluno?

Porque o aluno não pode ser reprovado? Para a educação inicial, nos anos de alfabetização, a Lei 9.394/96 proíbe a reprovação dos alunos, seguindo ordens da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso acontece por essa fase não caracterizar nível ou subnível educacional.

Vai ter Educação Física no novo Ensino Médio 2024?

Nas disciplinas obrigatórias, nos três anos do ensino médio, também há mudanças, atualmente composta por: Língua portuguesa, matemática, educação física, arte, sociologia e filosofia.

Não vai ter Educação Física no novo ensino médio?

De acordo com a reforma, em 2022, alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio não teriam a disciplina de educação física na grade de atividades.

Vai ter Educação Física no novo ensino médio?

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuam no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

Como pedir dispensa da Educação Física?

1.4 - Nos termos do Decreto-Lei 1.044/69, a dispensa por motivos de saúde somente poderá ser concedida mediante apresentação, pelo interessado, de atestado médico emitido por profissional competente, especificando a incapacidade do aluno para a prática de atividades físicas.

Quantas aulas de Educação Física por semana?

Estabelece o mínimo de três horas-aulas semanais de educação física nas escolas de educação básica.

Quantas aulas de Educação Física no ensino médio?

b) 2 (duas) aulas de Educação Física que compõem a carga horária da Formação Geral Básica, serão oferecidas de forma presencial no contraturno ou aos sábados. c) 6 (seis) aulas da carga horária da expansão, sendo 2 (duas) de Projeto de Vida, 1 (uma) de Tecnologia e Inovação e 3 (três) do aprofundamento curricular.

Quantas faltas 1 aluno pode ter?

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo, mas a quantidade de faltas não pode impactar o direito à permanência escolar.

Quanto é 75% de faltas?

Posso justificar minhas faltas? O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença). As faltas somente serão justificadas com documentos comprobatórios.

Pode reprovar com 100 faltas?

Sim. A reprovação por faltas ocorre quando o aluno ultrapassa os 25% do número de horas-aula dadas no ano letivo ou semestre letivo.

Quem é formado em Educação Física pode dar aula de que?

O Bacharel em Educação Física pode atuar em diversas áreas, com exceção da carreira de professor em instituições de ensino, exclusiva do licenciado. Ele pode atuar em: academias, ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, programas de atividades físicas e etc.

Quem não pratica atividade física e o quê?

O nível de sedentarismo no Brasil é algo assustador, de acordo com os resultados de uma pesquisa feita pelo Ministério do Esporte, aproximadamente 46% dos brasileiros são classificados como sedentários, ou seja, quase metade da população está fisicamente inativa e propensa a sofrer as suas graves consequências.

Qual Lei que ampara a Educação Física no currículo escolar?

O texto altera seis artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB — Lei 9.394, de 1996) para, segundo a autora, melhorar e valorizar a educação física nas escolas, incentivando o reforço da cultura esportiva na vida da população brasileira.

O que diz a LDB sobre o ensino de Educação Física?

A Comissão de Educação aprovou nesta quinta-feira (10) o PL 3467/2019, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a valorização da educação física e a promoção do desporto escolar como forma de desenvolvimento integral do cidadão.

Quais são as leis da Educação Física?

LEI Nº 9.696, DE 1 DE SETEMBRO DE 1998.

Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.

Artigo anterior
Qual a natureza jurídica do parecer?
Artigo seguinte
O que fazer para diminuir o Gama GT?