Qual a mudança trazida pela reforma trabalhista lei nº 13.467 17 em relação à terceirização?

Perguntado por: Marcos Machado de Araújo  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (49 avaliações)

5º-D da Lei 6.019/1974, acrescentado pela Lei 13.467/2017, por sua vez, dispõe que o empregado que for demitido não poderá prestar serviços para esta mesma empresa na qualidade de empregado de empresa prestadora de serviços antes do decurso de prazo de 18 meses, contados a partir da demissão do empregado.

O que mudou na terceirização com a Reforma Trabalhista?

Dentre as principais mudanças, a lei permite que as empresas contratem profissionais que realizem a atividade-fim do negócio, mas sem estabelecer um vínculo empregatício com a mesma. Ou seja, a lei permite que as empresas contratem um ou mais trabalhadores independente da atividade a ser exercida.

Quais as principais mudanças geradas pela lei da Reforma Trabalhista lei n º 13.467 2017?

Reforma trabalhista: mudanças importantes da Lei 13.467/2017
  • Introdução.
  • Contribuição Sindical.
  • As Convenções e acordos Coletivos.
  • Home Office (TeleTrabalho).
  • Homologação de Acordos Extrajudiciais.
  • Nova forma de Demissão.
  • Banco de Horas.

Quais são as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista de 2017?

10 mudanças importantes da Reforma Trabalhista
  • Trabalho intermitente. ...
  • Autônomos. ...
  • Home Office oficializado. ...
  • Rescisão Contratual. ...
  • Negociado sobre o Legislado. ...
  • Sindicatos: contribuição opcional. ...
  • Gestantes e lactantes. ...
  • Base de remuneração.

O que a lei 13.467 17 alterou?

Mas, algumas alterações promovidas pela Lei 13467/17 na CLT afetaram diretamente o trabalho dos advogados, como a contagem dos prazos e os requisitos da petição inicial, por exemplo. Não bastasse, novas regras e exigências aplicadas ao processo do trabalho acabaram por “mitigar” a proposição de ações trabalhistas.

Reforma Trabalhista - Principais alterações da Lei 13.467/17

34 questões relacionadas encontradas

Quais as principais mudanças da Reforma Trabalhista?

Confira todas as principais mudanças com a Reforma Trabalhista, como era e como ficou!
  • Parcelamento de Férias:
  • Acordos Coletivos:
  • Trabalho Intermitente:
  • Danos Morais:
  • Jornada flexível:
  • Home Office:
  • Contribuição Sindical obrigatória:
  • Demissão Por Acordo:

O que mudou em Direito do Trabalho?

Veja algumas das principais mudanças da nova reforma trabalhista: cria uma modalidade de trabalho sem direito a férias, 13º salário e FGTS. cria outra modalidade de trabalho, sem carteira assinada (Requip) e sem direitos trabalhistas e previdenciários; trabalhador recebe uma bolsa e vale-transporte.

Quais as importantes mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista 2017 em relação ao teletrabalho?

A reforma trabalhista ainda traz modificações quanto à formalidade contratual do teletrabalhador, a partir de sua vigência a prestação de serviços deverá vir expressamente no contrato individual de trabalho, que especificará as atividades que serão desenvolvidas, conforme estabelece o art. 75 – C, da referida lei.

Como era a terceirização antes e depois da reforma trabalhista?

Após a Reforma Trabalhista foi possibilitada a terceirização de atividades meio e atividades fim da empresa, mesmo que consideradas essenciais, sendo que antes da reforma era possível a contratação de serviços tão somente de meio, como os serviços de limpeza e segurança.

Quais foram as mudanças que a nova lei da terceirização 13.429 2017 trouxe para o cenário trabalhista no Brasil cite as?

Trabalho temporário

A Lei da Terceirização (13.429/17), sancionada em março, já havia mudado as regras do tempo máximo de contratação, de três meses para 180 dias, consecutivos ou não. Além desse prazo inicial, pode haver uma prorrogação por mais 90 dias, consecutivos ou não, quando permanecerem as mesmas condições.

Qual é a principal desvantagem para os trabalhadores terceirizados?

A falta de planejamento pode prejudicar os resultados buscados por uma terceirização. Caso as mudanças sejam repentinas na estrutura, isso acaba sendo uma desvantagem para os profissionais que já estão com a empresa há um tempo.

Como era o trabalho intermitente antes da reforma trabalhista?

Mas, antes da reforma, o trabalho intermitente não era reconhecido como uma atividade formal. Com a formalização proporcionada pelas novas leis trabalhistas, ficou definido como trabalho intermitente aquele em que o profissional executa suas tarefas esporadicamente, apenas em algumas horas ou dias da semana.

Como era a relação trabalhista antes?

Antes da CLT era assim, não se reconhecia o direito dos trabalhadores a se associar, não havia jurisdição que os apoiasse, os trabalhadores não eram cidadãos, não eram sujeitos de direitos, eram apenas um fator produtivo, manejado pelos empresários como melhor lhes convinha.

O que mudou no teletrabalho com a reforma trabalhista?

Reforma Trabalhista ocorrida no ano de 2017, contemplou a nova modalidade de trabalho, o teletrabalho, lei própria assegurando garantias aos empregados e empregadores dessa nova modalidade. ... 75-C), e na ausência desse ajuste o trabalhador terá os mesmos direitos de um empregado em regime presencial.

O que mudou no teletrabalho?

Agora, com a nova lei, o controle da jornada de trabalho no teletrabalho deve ser feito por tarefa e não por horário. Isso porque, a lei alterou o artigo 62 da CLT, fazendo com que o limite de jornada de 8 horas diárias e 44 horas semanais não inclua os trabalhadores remotos.

Quais foram as regras trazidas pela reforma trabalhista com relação ao home office?

Com a criação e inclusão do inciso III acima destacado, excluiu-se do regime de controle de jornada o empregado que trabalha remotamente. Na prática, Isso significa dizer que aquele que laborar em home office não terá mais direito à benefícios como adicional noturno, horas extras e horas intrajornada, por exemplo.

O que mudou no direito do trabalho em 2021?

Começa a valer a partir deste sábado (11. dez. 2021) uma série de regras trabalhistas alteradas pelo governo Bolsonaro que tem o objetivo de simplificar a relação patrão-empregado no Brasil. ... A ideia é facilitar o trabalho das empresas na hora de cumprir as regras desde a contratação do funcionário até a demissão dele.

O que mudou no direito do trabalho com a pandemia?

Amadeo explica que os direitos que sofreram mudanças nesse período foram o teletrabalho; a antecipação de férias individuais; a concessão de férias coletivas; o aproveitamento e a antecipação de feriados; o banco de horas; a suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; o diferimento do ...

O que mudou na lei trabalhista 2022?

Em 2022, pode ser liberada a criação de três novos programas, cujo intuito é promover um combate contra o desemprego. A medida é voltada para o ingresso de jovens no mercado de trabalho e no auxílio a pessoas mais velhas que possuem dificuldades em encontrar um emprego formal.

Como era a relação trabalhista antes e como é hoje?

Como era: a jornada ficava limitada a 8 horas diárias de trabalho, 44 horas semanais e 220 horas mensais, com o máximo de 2 horas extras por dia. Como ficou: a jornada diária poderá atingir até 12 horas de trabalho, com 36 horas posteriores de descanso.

Como era o trabalho de antigamente?

No passado, as sociedades dividiam o trabalho entre trabalhadores livres e escravos. As pessoas escravizadas realizavam os serviços mais desprezados pela comunidade e não podiam fazer outra coisa. Além disso, não eram pagas por seu trabalho.

Como foi a evolução da relação de trabalho no Brasil?

A evolução do Direito do Trabalho no Brasil

No Brasil, o marco inicial da evolução do Direito Trabalhista é a progressiva abolição da escravidão, que culmina na Lei Áurea (1888). Com a proibição do trabalho forçado, surgiu a necessidade de alocar mão de obra nas oficinas, armazéns, fazendas e manufaturas do país.

Como era o seguro-desemprego antes da reforma?

Inicialmente, a legislação proíbe que o seguro seja pago em valor inferior ao salário mínimo. O cálculo do valor do benefício, para os trabalhadores formais, dispensados sem justa causa, deve ser feito a partir da média dos três salários anteriores à dispensa.

Porque a terceirização é ruim para o trabalhador?

A terceirização também pode causar uma redução de empregos no país. Ela traz consigo o aumento do período permitido para serviços temporários, o que é ruim para o trabalhador, que não recebe direitos como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, nem a multa de 40% quando é demitido nessa modalidade.

Quais são os pontos negativos e positivos da terceirização?

A contratação de uma empresa terceirizada reduz custo, em princípio, na área de recursos humanos. Isto por que, a empresa não gastará mais com contratações e pagamentos de funcionários. Sem contar que reduz o processo exaustivo de busca por profissionais especializados na área em que deverá ser desempenhado o serviço.

Artigo anterior
Qual melhor tipo de bolsa feminina?
Artigo seguinte
Pode um diodo zener ser usado como retificador?