Qual a importância do acabamento e polimento?

Perguntado por: Álvaro Ivo Rocha  |  Última atualização: 6. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (48 avaliações)

Resultados e discussão: os estudos selecionados demonstraram que um correto acabamento e polimento, tem finalidade de regularizar e reparar defeitos existentes que foram adquiridos durante a restauração, além de deixar a superfície lisa, isso é necessário para que se tenha longevidade clínica e estética adequada na ...

Para que serve o acabamento e polimento?

O acabamento e polimento é uma etapa de fundamental im- portância para o sucesso das restaurações em resina composta. Por meio de técnica simples e rápida é possível promove melho- res resultados estéticos e prolongar a longevidade do procedi- mento restaurador.

Qual a importância do acabamento e polimento em restaurações diretas de resinas compostas nos dentes anteriores?

Na odontologia, as etapas de acabamento e polimento em resina composta são realizadas com intuito de reduzir a rugosidade superficial, proporcionando menor acúmulo de bactérias, menor alteração de cor da resina, menor permeabilidade e risco de infiltrações, aumentando sua longevidade clínica.

O que é um polimento nos dentes?

Este tratamento consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro existente à volta dos dentes e gengivas e o polimento suaviza a superfície dos dentes e as pequenas imperfeições em zonas mais rugosas, elimina manchas e deixa os dentes brilhantes, protegendo contra a nova acumulação de placa bacteriana.

Qual a sequência de materiais para realizar acabamento e polimento de restaurações em resina composta?

O processo é realizado em 3 etapas: Acabamento – se divide em imediato: que remove excessos grosseiros e da forma adequada à restauração; e mediato: corrige a forma anatômica caso preciso, deixa na textura adequada e da um brilho natural.

Acabamento e Polimento - Passo a Passo

24 questões relacionadas encontradas

O que é polimento de restauração?

O acabamento e polimento de restaurações são passos impor- tantes que melhoram tanto a estética quanto a longevidade de res- taurações. Sendo o acabamento definido como o contorno e/ou re- dução que visa à remoção grosseira do material e a obtenção da forma anatômica desejada do dente(ÇEHRELI; ARHUN; CELIK; 2010).

O que é polimento de resina?

O polimento em resina composta pode ser, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes da restauração. O polimento garante uma redução do acúmulo de placa, diminui o manchamento precoce e melhora a compatibilidade com os tecidos periodontais.

Porque fazer um polimento?

O polimento automotivo serve justamente para corrigir essas manchas e riscos superficiais, lixando a camada de verniz estragada e aplicando uma nova camada, em perfeito estado. Isso devolve o brilho para a pintura e faz com que o carro, além de ficar mais bonito, não retenha tanto o calor, refletindo melhor a luz.

Porque fazer polimento?

O polimento automotivo é indicado quando os automóveis saem da pintura ou precisam corrigir imperfeições como o escorrimento de verniz. Também é para os casos em que é necessário retocar a pintura. Assim, o profissional mecânico iguala o brilho do carro deixando-o ainda mais bonito.

O que acontece no polimento?

O polimento visa revitalizar a pintura (olha o nome de um dos serviços ai) de seu carro, nivelando a camada protetora da pintura, o verniz. O processo elimina manchas, oxidações, riscos de leves a moderados e toda a contaminação existente sobre a pintura.

Qual deve ser o abrasivo mais eficiente em relação ao polimento da superfície dentária?

Para que ocorra esse mínimo desgaste e limpeza efetiva, os abrasivos, idealmente, devem ser mais macios que os tecidos dentários (esmalte e dentina), assim como possuir maior dureza quando comparado às manchas (LIPPERT, 2013; RODRIGUES et al., 2019).

Quais as vantagens das restaurações com resina fotopolimerizável?

Uma das principais vantagens da resina fotopolimerizável é que ela é fácil de manusear e moldar, permitindo que o dentista crie restaurações precisas e duráveis. Além disso, ela apresenta uma boa adesão ao dente e uma excelente estética, proporcionando um resultado final natural e harmonioso.

Quais são os materiais restauradores de uso na dentística?

Em geral, polímeros, cimentos e compósitos são usados como materiais restauradores e como materiais para prevenção. Alguns desses pro- dutos são capazes de liberar agentes diagnósticos ou terapêuticos de maneira controlada para auxiliar em tratamentos preventivos em populações de alto risco para cárie dentária.

Como é feito o polimento dos dentes?

O polimento é realizado com uma pasta especial que é aplicada nos dentes com uma broca. Pode-se dizer que é um procedimento seguro e indolor, no entanto, em alguns casos específicos, pode causar um leve desconforto. O polimento dental deve ser realizado a cada seis meses, ou com mais frequência em casos de necessidade.

O que usar para polimento de resina?

As espirais diamantadas Jiffy Natural, também são uma ótima e prática opção para dentistas que almejam lindos resultados de acabamento e polimento de suas restaurações em resina composta.

Como fazer polimento de dente?

Como fazer um bom polimento?
  1. Realize um bom acabamento. ...
  2. Utilize baixa velocidade de rotação. ...
  3. Escolha a forma do polidor que melhor se adeque a anatomia dental. ...
  4. Utilize água para minimizar o calor e remover grânulos. ...
  5. Não é necessário força para polir. ...
  6. Deixe a superfície lisa e brilhante. ...
  7. Dentes anteriores. ...
  8. Dentes posteriores.

Qual é a principal função de um composto de polimento?

A ação esperada do composto é de nivelamento da pintura por abrasão, removendo os defeitos.

O que é fazer polimento?

Polimento é todo o procedimento realizado com o intuito de gerar ou reativar o brilho de quaisquer superfícies. Em geral, toda peça natural ou de manufatura, pode ser polida.

Quando devo fazer polimento?

Quando é necessário?
  • Pinturas manchadas.
  • Pinturas queimadas pelo sol.
  • Manchas provocadas por árvores e pássaros.
  • Riscos com pouca profundidade.
  • Peças que foram repintadas e perderam o brilho, como o que normalmente ocorre no capô do motor.

Que tipo de risco o polimento tira?

O polimento ajuda a remover arranhões superficiais e menos profundos, como os causados por lavagens inadequadas, pequenos objetos e poeira. Esses tipos de arranhões geralmente afetam apenas a camada superior de verniz ou pintura do carro, sem atingir as camadas mais profundas da pintura.

Porque o polimento tira riscos?

Isso porque, durante o polimento, é usada uma massa abrasiva que consegue desgastar a camada de verniz, dessa forma, ela é capaz de retirar toda camada que está com danos, manchas ou riscos.

Quanto tempo dura o polimento?

A camada de resina que é aplicada protegerá seu veículo contra pequenos riscos e outras agressões que a tinta original passa cotidianamente. Destacamos também a grande durabilidade que o polimento cristalizado oferece: cerca de seis meses, fazendo as manutenções indicadas, como lavagens e enceradas periódicas.

O que é polimento de pintura?

Polimento é o nivelamento da superfície através de abrasão com propósito de promover brilho. O brilho da superfície pode ser considerado como a consequência da reflexão de uma fonte primária de luz.

Quanto tempo dura o brilho da resina?

A duração da resina no piso é em torno de 10 anos. Isso é um grande benefício, porque não é necessário usar ceras ou produtos adicionais para manter o brilho. Entretanto, a durabilidade também depende do tipo de resina e das condições de uso.

Como deixar resina Lisa?

Passe uma lixa de grão 400 molhada na resina.

Borrife um pouco de água na resina (ou mergulhe o objeto de uma vez). Depois, passe uma lixa em toda a superfície dela duas ou três vezes para tirar os riscos. A lixa molhada serve para dar à resina um acabamento mais liso que uma lixa seca daria.

Artigo anterior
Como provar que duas retas sao perpendiculares?
Artigo seguinte
Quais as normas da ABNT para uma resenha?