Quem mora em condomínio e condômino?

Perguntado por: Henrique Pereira de Andrade  |  Última atualização: 24. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

A maioria das pessoas acha que condômino é aquele que mora no condomínio, sendo ele dono ou não do imóvel. Mas, na verdade, proprietário e condômino são sinônimos, ou seja, só é considerado condômino aquele que é dono do imóvel.

Como se chama os moradores de um condomínio?

Condôminos são donos do imóvel, mesmo se não morar na unidade.

Como se chama quem mora em condomínio?

São considerados condôminos aqueles que são proprietários de apartamento ou unidade dentro de um condomínio, independente de utilizarem o imóvel ou não. O Código Civil também considera condômino os promitentes compradores.

Qual a diferença de condomínio e condômino?

Condomínio é uma situação onde várias pessoas são proprietárias de uma única coisa. É a partir daí que nasce o termo cotitularidade e o termo condômino. No exemplo acima, os herdeiros são condôminos da herança e possuem a mesma porcentagem de direito, ainda que não especificado o que cada um lhe pertence.

Qual a diferença entre condômino é morador?

O condômino é o dono do imóvel, mesmo que ele não more nele. São considerados condôminos também aqueles que são donos da unidade, mesmo sem escritura, mas que tem promessa de compra e venda assinadas. Já o morador pode ser condômino ou não, afinal, ele pode ser apenas um inquilino, isto é, aquele que aluga o imóvel.

Moradores de condomínio de SP se dizem enganados por empresa de reformas

25 questões relacionadas encontradas

Quem pode ser considerado condômino?

QUEM É CONSIDERADO CONDÔMINO? Condôminos são os titulares de um direito real sobre a unidade imobiliária, ou seja, o proprietário constante no Registro Geral de Imóveis ou que tenha, pela menos, algum direito sobre a sua aquisição, como uma promessa de compra e venda ou uma cessão de direitos hereditários.

Quais são os direitos de um condômino?

São direitos do condômino: I – usar, fruir e livremente dispor das suas unidades; II – usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores; III – votar nas deliberações da assembleia e delas participar, estando quite.

Quem não é condômino?

Portanto, segundo o ordenamento legal, o inquilino não é o condômino, mas pode ter, em uma assembleia, poder de voto se assim o condômino ceder seus direitos através de procuração. No entanto, ainda que não seja o condômino, é o morador quem está sujeito a todas as normas, regimento interno e convenção condominial.

Qual a relação jurídica entre condomínio e condômino?

A relação existente entre condomínio e condômino tem natureza contratual e, por isso, a ação para anulação de Assembléia Geral de condomínio prescreve em quatro anos, conforme o disposto no artigo 178 , § 9º , V , b , do Código Civil de 1916 .

O que significa ficar em condomínio?

De forma resumida, podemos dizer que o condomínio é uma situação de copropriedade, ou seja, quando mais de uma pessoa simultaneamente tem partes ou a propriedade de um determinado bem.

Quem pode ser considerado morador?

Moradores são todos aqueles que habitam o imóvel, ainda que seja de forma provisória. O morador é aquele que habita e ocupa a unidade, podendo ser o proprietário e/ou parentes, cônjuge do condômino ou filhos, o inquilino, bem como seus dependentes.

Sou inquilino posso ser síndico?

Afinal, quem pode ser síndico? Conforme deixa claro o artigo 1.347 do novo Código Civil, qualquer pessoa física ou jurídica pode exercer a função do síndico de um condomínio. Ou seja: locatários, proprietários e ocupantes podem assumir a tarefa.

Qual o direito do morador de condomínio?

Os direitos do condômino estão previstos no Código Civil Brasileiro e nas principais Leis que regem a convivência em condomínios, como a Lei do Inquilinato, por exemplo. Participação nas decisões: O condômino tem direito a participar das assembleias do condomínio e votar nas decisões que afetam o prédio e os moradores.

Como chama o dono do apartamento?

Locador: é a pessoa que tem a propriedade de um imóvel e o disponibiliza para a moradia de outra pessoa, por meio de um contrato de aluguel; Locatário: é a pessoa que faz o pagamento mensal pelo aluguel do imóvel disponibilizado pelo locador.

Como são chamados os moradores?

O habitante é aquela pessoa que é contada como de um lugar específico (cidade, município, estado, país, região, etc). Assim todos aqueles que são moradores de um lugar são contados como habitantes deste lugar, tomado numa caracterização política específica.

Quais são os três tipos de condomínio?

3. Tipos de condomínio por finalidade: residencial, comercial e misto.

O que o condomínio não pode proibir?

O síndico não pode proibir visitas de parentes, amigos, diaristas ou outros. Além disso, não pode impedir mudanças, e nem a entrada e saída de moradores. Caso isso aconteça, o Código Civil afirma que pode haver danos morais e materiais ao morador que se sentir lesado.

Quando um condômino pode exigir a divisão e extinção do condomínio?

É direito do condômino requerer a divisão de coisa comum, com a consequente alienação judicial do bem, quando não for possível o uso e gozo em conjunto do imóvel indivisível.

Qual a personalidade jurídica do condomínio?

O Condomínio é uma espécie de entidade bem típica, considerando sua natureza jurídica. Não possui personalidade jurídica, não exerce atividade econômica, com ou sem fins lucrativos. Os condomínios são equiparados a empresa no que tange a obrigatoriedade de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CNPJ.

É possível expulsar um condômino antissocial?

Sim, é possível expulsar um condômino antissocial de um condomínio, mas o processo pode ser complexo e envolver diversos aspectos legais e jurídicos. Para que a expulsão ocorra, o condomínio deve seguir um procedimento específico, previsto em lei e no regimento interno.

Quem responde pelo apartamento?

Por ser de uso particular, a responsabilidade por reparos e danos nela ocorridos é do morador, inclusive se o dano for causado ao vizinho.

É possível a usucapião de um condômino contra o outro?

O condômino tem legitimidade para usucapir em nome próprio, desde que exerça a posse por si mesmo, ou seja, desde que comprovados os requisitos legais atinentes à usucapião, bem como tenha sido exercida posse exclusiva com efetivo animus domini pelo prazo determinado em lei, sem qualquer oposição dos demais ...

O que diz o artigo 1347 do Código Civil?

1.347. A assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.

O que diz o Código Civil sobre condomínios?

‍Art. 1.339. Os direitos de cada condômino às partes comuns são inseparáveis de sua propriedade exclusiva; são também inseparáveis das frações ideais correspondentes as unidades imobiliárias, com as suas partes acessórias. § 1o Nos casos deste artigo é proibido alienar ou gravar os bens em separado.

São deveres dos condôminos?

São deveres do condômino: I - contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção; II - não realizar obras que comprometam a segurança da edificação; III - não alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrias externas; IV - dar às suas ...

Artigo anterior
Quem tem problemas nos rins pode beber água com gás?
Artigo seguinte
Quais os sinais de fadiga?