O que são cometas?

Perguntado por: Cláudio Araújo  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.6/5 (6 avaliações)

Cometa é um corpo menor do Sistema Solar que, quando se aproxima do Sol, passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma e, em alguns casos, apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário.

O que são cometas e suas características?

Cometas são corpos celestes de massa pequena e órbitas irregulares. São praticamente bolas de neve, rocha e poeira congeladas. Entre os cometas mais conhecidos está Halley. Sua irregularidade orbital os traz para muito próximo ao Sol e os jogam para além da órbita do planeta-anão Plutão.

Qual é a parte de um cometa?

As partes de um cometa são:
  • Cabeleira ou Coma: aparece como uma nebulosidade sobre o núcleo, como se fosse a capa do núcleo do cometa ou atmosfera. ...
  • Cauda: a cauda forma-se da ação dos ventos solares no coma. ...
  • Núcleo: tem alguns quilômetros de diâmetro e todos os fenômenos que ocorrem em um cometa tem origem no núcleo.

Como os cometas são formados?

Os cometas são formados basicamente de gelo, poeira cósmica ultramicroscópica e gases congelados. Esse material forma o núcleo cometário. ... Com os gases, saem também os grãos de poeira cósmica. A mistura de gás e poeira cósmica é chamada coma ou cabeleira.

O que impacto de um cometa pode causar?

Um único cometa poderia produzir múltiplos “furacões” de meteoros, o que já é uma informação preocupante. Além disso, impactos menores podem criar bastante fumaça meteórica e gerar resfriamentos repentinos por alguns anos, além de incêndios generalizados.

O que são os COMETAS | Universo da Ciência - Ep. 01

41 questões relacionadas encontradas

Como foram formados os planetas do Sistema Solar?

Um Sistema Solar é composto por um Sol e todos os planetas e corpos celestes que orbitam ao redor dessa estrela. ... Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Qual é o cometa mais raro do mundo?

O único que se parece com ele é o Hale-Bopp, descoberto em 1995 e que era tão brilhante que pôde ser visto a olho nu no céu noturno durante 18 meses seguidos.

Qual é o tamanho de um cometa?

Apesar do núcleo sólido dos cometas geralmente ter menos de 50 quilômetros, a coma pode ser maior que o Sol, e as caudas iônicas já foram vistas estendendo-se por uma unidade astronômica (150 milhões de quilômetros) ou mais.

O que é a cauda de um cometa?

A cauda é um rastro de poeira e gases ionizados (em azul, na foto) que pode se estender por algumas centenas de milhões de quilômetros e que o cometa vai deixando pelo caminho. ...

Quais são as características de um meteoro?

Meteoros são corpos celestes que atingem a atmosfera terrestre. ... Um corpo sólido que se move pelo espaço e apresenta dimensões inferiores a dos asteroides (menos de 1 km), é chamado de meteoroide. Quando um meteoroide penetra na atmosfera da Terra passa a ser chamado de meteoro.

Quais são as características dos planetas?

planetas terrestres ou telúricos (formado sobretudo por rochas), localizados mais próximos do sol como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; planetas gasosos ou jovianos (constituídos majoritariamente de gases), que possuem maior tamanho e menor densidade em relação aos terrestres: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Quais as características dos asteroides?

Asteroides são corpos celestes de formação metálica que orbitam Sol. Não são classificados como planetas porque não possuem tamanho suficiente para tal. A maioria dos asteroides está concentrada entre as órbitas de Marte e Júpiter, região denominada de cinturão de asteroides.

Como é feito os asteroides?

De acordo com as teorias mais modernas, os asteroides seriam resultados de condensações da nebulosa solar original, mas que não conseguiram aglomerar toda a matéria em volta na forma de um planeta devido às perturbações gravitacionais provocadas pelo gigantesco planeta Júpiter.

Quais são os asteroides?

Asteróides são objetos rochosos e metálicos que orbitam o Sol, mas muito pequenos para serem considerados planetas. Eles são conhecidos como planetas secundários. Asteróides variam em tamanho: de Ceres, que tem um diâmetro de cerca de 1000 km, até o tamanho de pedregulhos.

Quais são os 5 corpos celestes?

Top 5 - Os corpos celestes
  1. Meteoros e meteoritos. São corpos celestes de pequenas dimensões, chamados de meteoroides, que orbitam o Sol. ...
  2. Asteroides. A formação do sistema solar, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, deixou restos de material pairando pelo universo. ...
  3. Cometas. ...
  4. Planetas. ...
  5. Estrelas.

O que são planetas telúricos e jovianos quais suas características?

Planetas telúricos: Também são chamados de planetas terrestres, interiores ou rochosos. ... Planetas jovianos: Também chamados de gigantes gasosos afastados, são planetas muito grandes com a atmosfera composta por gases (como o hidrogênio, o hélio e o metano) e se localizam longe de Sol.

Qual é a posição dos planetas?

Pela ordem de distância do Sol os planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ... Mercúrio, o mais próximo, é o oitavo em tamanho do sistema solar.

Quais são os dois tipos de planetas?

Eles eram divididos em tipos de planetas: os planetas rochosos e os planetas gasosos. Esses dois tipos de planetas são denominados com base na constituição dos corpos celestes.

Quais são as principais características dos meteoros e meteoritos?

Características. Os meteoritos são semelhantes a rochas da Terra, mas o interior é, contudo, queimado. A crosta de fusão de rocha dos meteoritos é formada à medida em que passa através da atmosfera. Existem três tipos principais de meteoritos, os de “ferro”, de “rochosos” e os “ferro-rochosos”.

Como explicar o que é meteoro?

O meteoro, também chamado de estrela cadente, é um fenômeno luminoso que pode ser observado a olho nu. Meteoro consiste no fenômeno luminoso promovido pela entrada na atmosfera de partículas sólidas oriundas do espaço, denominadas meteoroides. ... Também existem os “meteoros esporádicos”, que ocorrem de forma isolada.

Qual é a diferença entre um meteoro e um meteorito?

O cometa é um objeto que passa a centenas de milhares de quilômetros da Terra, enquanto o meteoro é um fenômeno que ocorre na atmosfera do nosso planeta. Se o meteoro não fragmenta totalmente o asteroide ou meteoroide e ele consegue atingir a superfície da Terra, torna-se um meteorito.

Qual é a velocidade de um cometa?

Segundo cálculos da Nasa, a velocidade do cometa não é constante. No ano de 1910, passou próximo da superfície terrestre a 70,6 km/s. Já em 1986, alcançou a velocidade de 63,3 km/s.

Para que lado fica a cauda do cometa?

As caudas dos cometas devido ao vento solar, apresentam-se sempre voltadas para o lado oposto ao Sol; quando o cometa se aproxima, esta o segue, porém ao se afastar esta o precede.

Quais são os dois tipos de cauda de um cometa?

Cada vez que o cometa se aproxima do Sol, o seu diâmetro diminui alguns metros. Existem dois tipos de caudas: uma formada por poeira e outra eletromagnética.

Onde está localizado o cometa?

O cometa tem uma órbita retrógrada com uma excentricidade de 0.9991691 e inclinado a aproximadamente 129 graus, no final de julho de 2020. Ele fez a sua aproximação mais próxima do Sol (periélio) em 3 de julho de 2020, a uma distância de 0,29 UA (43 milhões de km; 27 milhões de milhas).

Por que cometas quase sempre voltam a ser vistos vagando pelo espaço?

A maioria dos cometas observáveis em nosso sistema solar derivam da Nuvem de Oort, uma nuvem hipotética composta de resíduos do sol. ... Pensa-se que o cometa e a sua cauda, por vezes designada de coma e cauda, reflectem a luz do sol, aumentando a sua visibilidade.

Qual é o cometa mais rápido?

Cometa Hale-Bopp, ainda ativo a distância de aproximadamente 2 000 milhões de quilômetros do Sol.

Qual é o maior cometa do universo?

Com origem na periferia do sistema solar, o objeto batizado de Bernardinelli-Bernstein, em homenagem ao cientista e seu orientador, pode ser o maior cometa já visto. Estima-se que ele seja mil vezes mais massivo do que um cometa normal. Os cálculos indicam que ele deve ter entre 100 e 370 km de diâmetro.

Qual foi o maior asteroide que caiu na Terra?

O meteorito Hoba é um corpo metálico com forma tablóide, medindo 2,7mx2,7mx0,9m. Em 1920 a sua massa foi estimada em 66 toneladas. A erosão, amostragem científica e o vandalismo reduziram a sua massa ao longo dos anos.

Como é composto o sistema solar Brainly?

Resposta: O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas e uma grande quantidade de outros corpos celestes orbitando ao redor do Sol. Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ...

Como foi o surgimento dos planetas?

Segundo uma parcela da classe científica os planetas e os astros teriam sido formados a partir de fragmentos de poeira oriundas do sol há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. ... Outras aglomerações se compactaram em partes maiores de gases, dessa forma derivou os planetas de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Qual é o planeta mais próximo do Sol?

Mercúrio: É o menor dos planetas do Sistema Solar e também o mais próximo do Sol. Dos seus vizinhos, é também o mais veloz, pois realiza o seu movimento de translação em torno do Sol a uma velocidade de quase 48 quilômetros por segundo.

O que o impacto de um cometa pode causar Brainly?

Resposta: Oiê, o impacto de um Cometa, pode causar uma cratera em nossa Atmosfera. Dependendo dos casos pode levar até à uma destruição.

Onde caiu o meteorito que matou os dinossauros?

O asteroide que causou a última extinção em massa na Terra segue impactando a vida em seu entorno, pois os microrganismos que habitam as rochas nas profundezas da cratera onde ocorreu o impacto que dizimou os dinossauros, em Chicxulub, no México, ainda são influenciados pelo evento – mesmo 66 milhões de anos depois.

Porque cai meteoro na Terra?

Esses meteoros são causados pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado de interações de um cometa com a Terra, em que material do cometa é desprendido de sua órbita, ou quando a Terra cruza essa órbita.

Artigo anterior
O que é a estalagmite?
Artigo seguinte
é impedi ou impede?