Qual a importância de se trabalhar a educação Física na Educação Especial?

Perguntado por: Álvaro Costa de Vicente  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

Concluiu- se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.

Qual a Importância da educação física para portadores de deficiência?

Segundo o Guia, os principais benefícios da prática de atividade física para pessoas com deficiência são: aumento da força muscular, da resistência, da coordenação motora, do equilíbrio, da flexibilidade e da agilidade.

Qual a importância da educação física na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade?

Praticar atividade física com regularidade melhora a qualidade e traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Para as pessoas com deficiência, os ganhos são ainda maiores: aprimora a força, o equilíbrio e a agilidade, estimula o convívio externo e previne as enfermidades secundárias à deficiência.

Qual o papel da educação física no processo de inclusão?

O papel do professor de educação física na inclusão, é o de intermediar novos aprendizados, apresentando aos seus alunos o novo e o desconhecido, pois diante do desafio, o aluno tende a assimilar melhor o conhecimento, idealizando os recursos motores e mentais que possuem.

Quais os conteúdos da educação física podem ser trabalhados na educação especial?

Seu foco é o desenvolvimento da cultura corporal de movimento. Atividades como ginástica, dança, jogos e esportes, conteúdos de qualquer programa de atividade física, devem ser considerados tendo em vista o potencial de desenvolvimento pessoal (e não a deficiência em si).

?Análise do 1º EDITAL da Prefeitura de SOROCABA 2022 - BENEFÍCIOS, carreira, vagas em diversas áreas

28 questões relacionadas encontradas

O que é educação física Especial?

05), "é a Educação Física aplicada em condições especiais, visando uma população especial que necessita de estímulos especiais de desenvolvimento motor e funcional". Já, para Barbanti (1994, apud DUARTE; LIMA, 2003, p.

Quais os desafios do trabalho na Educação Especial com os conteúdos da educação física?

Manter-se atualizado na área e basear-se em novos estudos da área educacional constituem alguns dos desafios a ser enfrentados pelo professor de Educação Física. Trabalhar com deficientes ou com qualquer outro público precisa de bons referenciais para que sua prática pedagógica seja construída em bons pilares.

Como a educação física pode contribuir para a inclusão social?

A Educação Física contribui para o desenvolvimento, por ser uma disciplina onde a ludicidade, a liberdade e a individualidade se expressam, tornando-se ambiente ideal para aprendizagem tanto das crianças tidas como "normais", quanto das com necessidades especiais e propicia o relacionamento entre elas.

Como a educação física pode aumentar a inclusão?

A prática de atividade física e/ou esportiva por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sendo esta visual, auditiva, intelectual ou física, pode proporcionar, dentre os diferentes benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e ...

Qual o objetivo principal do trabalho da área da educação física para as pessoas com deficiência intelectual?

O papel do professor de educação física em suas aulas, especificamente para deficientes intelectuais é a busca para prática regular de atividades físicas, para reverter essa condição que se encontra os alunos sedentários.

Qual a importância das atividades físicas adaptadas?

As atividades físicas adaptadas surgem como uma ferramenta importante não somente para promoção de saúde, mas também para mostrar a importância da atividade física na vida dessas pessoas durante as suas atividades diárias.

Qual a importância da inclusão de pessoas com deficiência?

A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.

Quais os benefícios da educação física inclusiva?

Veja alguns dos motivos para você adotar a educação física inclusiva:
  • Estimula o desenvolvimento motor;
  • Contribui para a integração social;
  • Atua no desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima;
  • Desenvolve valores de colaboração e empatia;
  • Ajuda a reduzir o estresse;
  • Previne doenças do coração e respiratórias.

Como a educação física se insere na qualidade de vida das pessoas?

A Educação Física é vista como veículo para o melhoramento da Qualidade de Vida ocasionando o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais, proporcionando um estado de bem-estar ás pessoas que praticam atividades físicas.

Que valores sociais a educação física traz para a humanidade?

A Educação Física quase sempre é praticada em grupo o que contribui para a socialização, trabalho em equipe e melhoramento das funções cognitivas, o incentivo da comunicação e o respeito ao outro.

Quais são as dificuldades da educação física adaptada?

O grande problema é que, embora a inclusão de portadores de necessidades especiais no âmbito escolar já seja dada como óbvia, a formação dos professores nessa área é deficitária. Embora pareça um trocadilho infame, no caso da escola, o deficiente é, na maioria das vezes, o professor.

Quais as dificuldades atribuídas a educação física para inclusão de alunos com deficiência?

As dificuldades atribuídas ao aluno com deficiência foram: 1) o sentimento de inferioridade (FIORINI, 2011); 2) faltava constantemente das aulas (RODRIGUES, 2006); 3) o desinteresse em participar das aulas (BRITO; LIMA, 2012; FALKENBACH; LOPES, 2010); 4) a dificuldade para entender e executar as atividades (CRUZ, 2008) ...

Quais as dificuldades encontradas pela pessoa com deficiência física na escola e na sociedade?

As dificuldades encontradas para a inclusão vão desde a falta de estrutura adequada da escola, falta de preparo dos professores até a falta de carinho, apóio e amor familiar para com essas crianças.

O que é a Educação Especial e quais as características?

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

O que é uma escola especial?

De acordo com o Art. 58 da Lei n° 9.394/1996 , entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar, na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.

Qual o objetivo da Ed física Especial e quem pode participar?

É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. O espaço escolar deve ser organizado de modo a tornar a educação acessível a todos os alunos.

Qual o maior objetivo da educação física inclusiva?

A Educação Física Inclusiva pode ser explicada como “educação física para todos”, a qual tem como objetivo garantir o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo não só de estudantes com deficiência, mas todos os alunos.

Quais são os benefícios da prática de educação física?

Benefícios da atividade física
  • Redução do risco de AVC (acidente vascular cerebral)
  • Diminuição da pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares.
  • Reduz as chances e controla a diabetes.
  • Evita a perda óssea (osteoporose)
  • Ajuda a controlar o peso.
  • Melhora da insônia.
  • Ajuda na circulação sanguínea.

Quais os benefícios dos jogos inclusivos?

Associado a Educação Inclusiva, o jogo pode ser considerado como uma oportunidade de desenvolvimento dos alunos com deficiência, pois por meio dele as crianças aprendem a controlar seus movimentos, estabelecer ordem, manusear objetos, estimular a imaginação, criatividade, capacidade de concentração e a conviver em ...

Qual é a importância da inclusão?

Logo, a inclusão social aumenta a diversidade e favorece toda a sociedade. Além disso, a inclusão escolar fornece a possibilidade de indivíduos em grupos vulneráveis terminarem seus estudos e ascenderem socialmente.

Artigo anterior
O que é ser uma pessoa positiva?
Artigo seguinte
Qual o problema que a Dory tem?