Como funciona a escala de 24 por 24?

Perguntado por: Luísa Pacheco de Cunha  |  Última atualização: 17. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (46 avaliações)

Como funciona a escala 24X24? Na escala de trabalho 24×24, o funcionário cumpre um turno de 24 horas e, em seguida, descansa pelo mesmo período. Isso implica que o funcionário trabalha metade do total de horas em um mês (considerando que 24 é metade de 48) e tem a outra metade do tempo livre.

Quem trabalha 24 horas tem direito a quantas horas de folga?

Essa escala funciona da seguinte maneira: um trabalhador presta atividades por 24 horas e, em contrapartida, garante 48 horas de descanso. Isto é, para cada dia de trabalho ele recebe 2 de intervalo interjornadas, entre o final de uma e o início de outra.

Pode trabalhar 24 horas seguidas?

67 da CLT, “será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte” (redação dada pela Lei nº 5.452, de 1943).

É permitido plantão de 48h?

A escala de trabalho 24×48 não é comum para todas as empresas, mas pode ser realizada por profissionais da saúde, policiais, vigilantes e cobradores de pedágio. Apesar de de ser legalmente permitida em Convenções Coletivas, a escala 24×48 não possui amparo legal nos Tribunais Trabalhistas.

Como funciona a jornada de trabalho 24x72?

A escala 24×72 consiste em uma jornada na qual, a cada 24 horas trabalhadas, o colaborador tem direito a 72 horas de descanso. Por isso, nesse regime de trabalho, o funcionário cumpre apenas cerca de 7 a 8 jornadas por mês, com carga horária mensal entre 168 e 192 horas.

Você sabe como as escalas de plantão funcionam no HOSPITAL?

19 questões relacionadas encontradas

Como é o turno 24x7?

Como montar escala de trabalho 24x7? Neste modelo de escala de trabalho, os colaboradores trabalham por 5 dias e possuem 1 dia de folga, ou seja, o profissional tem direito a folgar a cada 5 dias trabalhados – normalmente, são 7 horas de trabalho ao dia.

Quem trabalha 24 por 48 trabalha quantos dias no mês?

Essas leis demonstram que a jornada contratual deverá ser de até 44 horas semanais com distribuição geralmente em até 08 diárias, com outras possibilidades. Nesse caso de escala 24 x 48, os 02 dias de trabalho semanais somariam 48 horas.

Quem trabalha 24 horas tem direito a adicional noturno?

Segundo a CLT, a alíquota mínima do adicional noturno é de 20% a mais sobre a hora normal trabalhada durante o dia. Ou seja, se um empregado recebe por hora a remuneração normal diurna de R$ 20,00 um empregado que desempenhar a mesma função entre 22h e às 05h, o valor hora desse funcionário deve ser de R$ 24,00.

Quem trabalha 24 por 72 tem direito a adicional noturno?

Portanto, a hora noturna reduzida aplica-se a todos os trabalhadores, inclusive aos que laboram em regime de escala de 12x36 e 24x72 horas. O pagamento do adicional noturno é devido, observando-se as horas prorrogadas para além das cinco da manhã, ou seja, pelo período trabalhado entre 22h e 7h (art.

É permitido trabalhar 11h por dia?

Conclusão. Um trabalhador pode exercer a carga horária de 10 horas por dia. No entanto, a empresa precisa ter em mente que apenas oito horas são calculadas como jornada de trabalho fixa e as duas horas restantes são consideradas como hora extra.

Quem trabalha à noite tem direito a quantas horas de descanso?

Além disso, segundo o Artigo n.º 71 da CLT, as regras do intervalo intrajornada são válidas tanto para a jornada de trabalho diurna quanto noturna de um colaborador. Por isso, quem trabalha a noite também tem direito a, pelo menos, 60 minutos de descanso a cada seis horas de trabalho.

Como montar uma escala de trabalho 24x7?

Neste modelo de escala de trabalho, os colaboradores trabalham por 5 dias e possuem 1 dia de folga, ou seja, o profissional tem direito a folgar a cada 5 dias trabalhados – normalmente, são 7 horas de trabalho ao dia. Essa folga, de acordo com a CLT, deve cair ao menos uma vez por mês, em um domingo.

Como funciona a escala de 24 por 120?

É uma escala de trabalho amplamente adotada na área de saúde, seja para profissionais de enfermagem, como também para médicos. Diferente seria se se estivesse diante da jornada 24 x 72, pois aí, além do limite diário de 8 horas, haveria extrapolação do módulo semanal de 44 horas.

Quem trabalha 12 por 24 tem direito a folga?

Ou seja, para cada 36 horas vividas, 12 são trabalhadas. Ora, 12 é 1/3 de 36. Pois bem, usando-se de igual proporção e consideradas todas as horas de um mês, tem-se que quem trabalha 12 horas e folga 24 horas, na verdade labora 1/3 das horas de um mês e folga 2/3.

Quantas horas posso trabalhar por dia por lei?

A jornada de trabalho é o tempo diário em que o funcionário fica disponível para a empresa. Isso está definido no Direito do Trabalho. De acordo com a Constituição Federal, no seu artigo 7º, a jornada padrão é de 8 horas por dia e 44 horas por semana. Esse é o máximo de horas permitido para o trabalho regular.

Quem entra no trabalho às 7 30 sai Que horas?

Quem entra às 7 30 da manhã sai Que horas? Em resumo, quem entra as 7 horas no serviço, geralmente deve sair às 16:00 com horário de almoço, seguindo a jornada de trabalho padrão de 8 horas.

Quem trabalha de noite tem que dormir quantas horas por dia?

Por isso, quem trabalha a noite também tem direito a, pelo menos, 60 minutos de descanso a cada seis horas de trabalho. Caso a jornada noturna seja de quatro a seis horas de duração, então esse intervalo deve ser de, no mínimo, 15 minutos.

Como funciona a escala 24 por 96?

Nesse modelo de estruturação de jornada, o empregado se submete, de forma cíclica, a duas semanas de trabalho de 48 horas, seguidas por uma de trabalho de 72 horas, sendo que em determinados meses trabalhará 240 horas.

Que horas começa a contar o adicional noturno?

Adicional noturno é um acréscimo de até 20% na hora trabalhada para todos os colaboradores em jornada noturna. Previsto na CLT desde 1943, o adicional noturno é obrigatório para trabalhadores do turno das 22h até 5h da manhã.

Qual a diferença entre hora noturna e adicional noturno?

Por exemplo, um trabalhador que termina seu expediente após às 22h ou inicia antes das 5h da manhã. Como ele pega um pouco do período equivalente à hora noturna, nesse caso, o tempo de serviço noturno, realizado entre as 22h e as 5h da manhã, deverá ser acrescido do adicional noturno.

Quando se perde o adicional noturno?

O adicional noturno é considerado um salário-condição, ou seja, o empregado apenas receberá o referido adicional enquanto tiver trabalhando no período noturno. Assim, se o trabalhador for transferido para o período diurno, deixará de receber o adicional noturno (súmula 265 do TST).

Quem entra às 5 da manhã tem direito a adicional noturno?

Quando a jornada é cumprida integralmente em horário noturno (de 22h às 05h) e se estende para além deste horário, incide adicional noturno sobre todas as horas prorrogadas.

Como é feito o cálculo do adicional noturno?

Como calcular adicional noturno por hora? O cálculo do adicional noturno por hora pode ser feito a partir da divisão do salário base pelas horas trabalhadas ao mês. Assim, basta dividir o valor do seu salário pela carga horária, descobrir o valor pago por hora e somar 20%.

É permitido trabalhar 8 dias seguidos?

A legislação trabalhista estabelece que o empregado tem direito a, no mínimo, 24 horas consecutivas de folga no trabalhoa cada sete dias. Isso significa que um funcionário não deve trabalhar mais de seis dias seguidos sem um dia de descanso. A CLT prevê essa regra para garantir o bem-estar e a saúde do trabalhador.

Como dividir as 44 horas de trabalho semanal em 5 dias?

Como calcular 44 horas em 5 dias? Segunda à sexta: Das 08h às 12h e das 13h às 17:48h = 8:48hs/dia. 8:48h x 5 dias = 44 horas semanais; Sábado: Compensado.

Artigo anterior
Qual tamanho da folha A4 para imprimir?
Artigo seguinte
O que é enxoval de cama?