Qual a importância de Alexandre, o Grande para a história da logística?

Perguntado por: Igor Simão Costa de Oliveira  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (47 avaliações)

Alexandre o Grande conhecido como um grande estrategista, de guerras civis e conquistas mundiais, utilizava da estratégia, hoje entendida como estratégia logística, para abater seus inimigos, mapeando toda a região de combate, analisando minuciosamente seu inimigo, identificando nele suas fraquezas e oportunidades, ...

Qual a importância de Alexandre, o Grande para a história da logística *?

Alexandre, o Grande usava de estratégias, hoje conhecidas como estratégias logísticas, para abater seus inimigos. ... Nos anos 80, a logística tomou uma forma mais “importante” nas organizações dado a administrações das empresas e aos processos logísticos cada vez mais modernos.

Quais as relações de Alexandre, o Grande com a logística?

Grande parte do sucesso de Alexandre na campanha na Ásia deve-se à extraordinária organização logística de seu exército, que, desde o início, foi incluída no planejamento estratégico. Suas operações logísticas são consideradas por muitos como as mais eficientes já criadas pelo homem.

Quem foi Alexandre, o Grande Qual a importância dele para a história?

Ele foi um importante rei da Macedônia, que viveu no século 4 a.C. Em apenas 33 anos de vida, Alexandre, o Grande – também conhecido como Alexandre Magno ou Alexandre III -, formou um enorme império, que ia do sudeste da Europa até a Índia. Por isso, ele é considerado o maior líder militar da Antiguidade.

Qual a importância da logística para o Exército de Alexandre Será que podemos fazer uma analogia entre a Batalha de Alexandre e a batalha das grandes empresas?

Feedback. Como podemos observar, a história da Logística está intimamente ligada às guerras, pois foi uma rede de facilidades montada para deslocar suprimentos, matérias e pessoas que visava à sobrevivência do exército, daí a sua importância para Alexandre, e, por que não dizer, para as grandes empresas.

História da Logística

33 questões relacionadas encontradas

Como era o processo logístico utilizado por Alexandre em suas guerras?

Assim, parte de sua logística (obtenção de alimentos) ficava mais facilmente resolvida. Quando isso não era possível, utilizava-se dos postos avançados de estoque de suprimentos. Essas operações eram tão importantes e fundamentais para o exército macedônio que, muitas vezes, eram comandadas pelos principais generais.

Quais eram as estratégias de Alexandre o Grande?

A esclarecida estratégia de Alexandre para aquisições e fusões significava que esses novos territórios poderiam manter aquilo que lhes era mais caro: - sua cultura e sua identidade separadas. As fusões de culturas organizacionais tão diferentes é tão importante hoje em dia quanto era há 2000 anos.

Quem foi Alexandre, o Grande e qual o objetivo de suas conquistas?

Pacificação da Grécia

Alexandre III subiu ao trono com vinte anos e, a Expansão da Macedônia era seu principal objetivo. Não hesitou em liquidar todos os que tramavam contra sua coroa. Algumas cidades gregas tinham se rebelado e tentavam desfazer a Liga de Corinto.

O que o projeto de Alexandre, o Grande queria unificar?

Como político e dirigente, teve planos grandiosos. Segundo alguns historiadores, elaborou um projeto de unificar o Oriente e o Ocidente em um império mundial. ... Ainda que provavelmente tenha dado a ordem por razões políticas, segundo sua própria opinião e a de alguns contemporâneos, ele se considerava de origem divina.

Qual foi a importância de Alexandre, o Grande no processo expansionista macedônio no período helenístico?

Alexandre Magno, que passou a ser conhecido como Alexandre, o Grande, foi o principal responsável pela cultura helenística que marcou o período. Além de manter os domínios já conquistados pelo pai, rumou em direção ao oriente conquistando novas terras e fazendo do seu império um império extenso.

Quem foi o fundador da logística?

Eccles, Chefe da Divisão de Logística do Almirante Chester Nimitz, na Campanha do Pacífico, foi um dos primeiros estudiosos da Logística Militar, sendo considerado como o "pai da logística moderna" Até o fim da Segunda Guerra Mundial a Logística esteve associada apenas às atividades militares.

Quando e onde se iniciou o uso da palavra logística?

O surgimento do termo

Primeiramente existe a suposição de que a Grécia Antiga é o local de origem da logística. Nesta região foi onde surgiu o termo “logistikas”, que significa cálculo e raciocínio, no sentido matemático.

Por que era tão importante para os macedônios conquistar o Império Persa?

O monarca aliou diplomacia com inovações militares para impor sua hegemonia sobre as demais cidades-estado. Seu objetivo era um só: dar o troco e invadir o Império Persa. Para isso, fundou a Liga de Corinto (ou Liga Helênica), que pela primeira vez uniu os estados gregos em uma causa comum.

Quais foram os generais de Alexandre o Grande?

Os Reinos Helenísticos foram reinos surgidos na Ásia, Egito, Macedônia e Grécia após a divisão do Império de Alexandre, o Grande (ou Magno) por seus generais: Selêuco, Lisímaco, Ptolemeu e Cassandro, após a morte do imperador em 323 a.C.

Que estratégia Alexandre, o Grande adotou para estimular a integração de seu império e reduzir os riscos de rebeliões nas províncias?

sábado, 14 de agosto de 2021

Que estratégia Alexandre, o Grande, adotou para estimular a integração de seu império e reduzir os riscos de rebeliões nas províncias? RESPOSTA: Alexandre estimulou a miscigenação dos povos de seu império, a difusão no Oriente da cultura grega e a fusão desta com as culturas orientais.

Qual a importância de Alexandre Magno na unificação do mundo ocidental e o oriental além de espalhar os valores gregos de virtude e beleza no território asiático?

Enquanto submetia os reinos, fundava cidades com o nome de Alexandria que se tornaram centro de difusão da cultura grega no Oriente. A mais famosa delas, no Egito, abrigou a mais importante biblioteca da Antiguidade. Casou-se três vezes a fim de reforçar as alianças com os reinos do Império Persa.

Como podemos relacionar a importância das conquistas de Alexandre, o Grande com a influência da cultura grega na sociedade contemporânea?

O legado de Alexandre, o Grande

Alexandre contribuiu para a difusão da cultura grega no Oriente. Suas conquistas aproximaram Ocidente e Oriente, dando origem a uma nova cultura, a helenística, resultado da mistura das culturas ocidental e oriental.

Quais foram as principais conquistas de Alexandre e suas consequências?

(Faap-SP) As consequências das conquistas de Alexandre, o Grande, entre outras, foram: ... Formação de grandes focos da cultura helenística: Alexandre fomentou a fusão entre vencedores e vencidos. Generais gregos e macedônicos casaram-se com mulheres persas. Ele mesmo desposou a filha do rei Dário III, Roxana.

Como Alexandre, o Grande conquistou a Grécia?

Ascensão de Alexandre ao poder

Em 338 a.C., durante a Batalha de Queroneia, Filipe II da Macedônia venceu uma liga grega liderada por Atenas e Tebas e marcou o início do domínio macedônico na região. Esse foi o fim do período clássico da história grega e início do período helenístico.

Quem foi Alexandre na Bíblia Sagrada?

Alexandre de Éfeso (50–65 d.C) foi um cristão primitivo, onde foi um de dois professores heréticos de Éfeso, o outro foi Himeneu de Éfeso, estes eram contra Paulo e Timóteo, em questões cristãs, e se tornaram blasfemadores.

O que foi o helenismo porque recebeu esse nome?

Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. Esse processo construiu um mundo novo, ecumênico e integrado na Antiguidade que recebeu o nome de Helenismo ou Período Helenístico. ...

Como era a logística na Segunda Guerra Mundial?

A Logística adquiriu nova dimensão durante a Segunda Guerra Mundial, devido, principalmente, ao emprego maciço do transporte rodoviário, pelas principais nações participantes do conflito. Segundo o general Marshall, a Segunda Guerra Mundial foi a "guerra do automóvel".

Como relacionamos a logística com as guerras?

Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, por exemplo, os militares com o título de 'Logistikas' eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra. Essa visão da logística relacionada apenas com as questões táticas e estratégias militares acabou com o fim da Segunda Guerra Mundial.

Como os antigos utilizavam a logística?

Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra. ... A princípio, a logística era feita apenas com valores agregados à venda, e aos processos de fabricação destes desde a matéria prima até o produto acabado.

Qual é a relação entre os gregos macedônios e persas?

Gregos, Macedônios e Persas: na disputa por territórios quem ganhou foi a Cultura. ... A Guerra do Peloponeso, entre as duas principais Póleis gregas (Atenas e Esparta), oportunizou o restabelecimento dos persas sobre os territórios da Ásia Menor, então dominados pelos gregos.

Artigo anterior
Quantos centímetros tem 1 tijolo?
Artigo seguinte
Quem trabalha numa usina nuclear?