Qual é o tempo máximo de espera para uma visita técnica?
Perguntado por: Renata Matias de Leite | Última atualização: 18. März 2025Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)
Visita técnica Segundo a Anatel, o tempo máximo de espera para atendimentos via ligação é de, 60 segundos.
Quanto tempo o consumidor pode ficar sem internet?
Entre os direitos do consumidor, quando há interrupção de serviços, por qualquer motivo, provocado pela fornecedora de internet ou de TV a cabo, desde que o tempo de interrupção seja superior a 30 minutos, o consumidor deverá ser compensando pela prestadora.
Quanto tempo o provedor tem para atender o cliente?
Prazos de atendimento das operadoras
Para serviços de telefonia móvel, as operadoras têm um prazo de até 24 horas para atender as solicitações. No caso de planos pós-pagos, as operadoras devem responder às solicitações dos usuários dentro de um prazo de até 30 dias.
Quanto tempo as operadoras têm para atender?
É lei! Desde 1º de dezembro de 2008, por determinação do Ministério da Justiça, o prazo máximo de espera para o atendimento por telefone, após digitar a opção de falar com atendente, é de um minuto. Para bancos e empresas de cartão de crédito o tempo é ainda menor, 45 segundos.
Quando posso cancelar minha internet sem pagar multa?
Como dito anteriormente, o tempo de fidelidade não pode superar o prazo de 12 meses. Isso é previsto no art. 57 da Resolução n.º 632/2014 da Anatel. Se para cancelar o plano de internet sem a incidência de multa o consumidor deve aguardar o período de 13 meses, saiba que esta cláusula estará contrária a legislação.
Como proceder em uma visita técnica?
Sou obrigado a pagar multa por cancelamento de internet?
A resposta para este caso é “depende”, a resolução n. 632/2014 da Anatel, em seu artigo 57, nos traz que é permitido a empresa fazer um contrato de fidelidade por até 12 meses, em contrapartida deve oferecer benefícios ao consumidor. Após decorridos estes 12 meses, não é permitida a cobrança de multa por cancelamento.
Sou obrigado a pagar multa de quebra de contrato de internet?
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Projeto de Lei 1231/20, que proíbe a cobrança de multa pela quebra de fidelidade contratual junto às prestadoras de serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV e de internet durante reconhecido período de pandemia.
Quanto tempo a empresa tem para arrumar a internet?
Prazo de reparo por falhas
A prestadora de internet tem até 48 horas, a partir da solicitação do consumidor, para atender solicitações de reparo por falhas ou defeitos na prestação de serviços de banda larga fixa.
Qual a nova lei do SAC?
Menus obrigatórios. O Decreto de 2022 tornou obrigatório oferecer um menu informativo que possibilite ao cliente escolher sobre qual assunto deseja falar. Como itens mínimos, precisam estar nesse menu a opção de reclamação, bem como o cancelamento de contratos e serviços.
Quais são os direitos do consumidor?
- Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
- Direito à escolha. ...
- Direito à informação. ...
- Direito à ser ouvido. ...
- Direito à indenização. ...
- Direito à educação para o consumo. ...
- Direito a um meio ambiente saudável.
Estou sem internet quais meus direitos?
Caso você fique sem internet e a visita técnica demore mais de 10 dias, o Direito do Consumidor também garante o reembolso desse período. Mas é importante ressaltar que o reembolso não é automático e precisa ser solicitado pelo consumidor.
É direito do cliente ter acesso ao roteador?
É direito do consumidor ter acesso a estas configurações se quiser. Não quero ter que entrar em contato toda vez que eu precisar alterar a senha do wi-fi ou necessitar algum tipo de configuração avançada (bloqueio de usuários, por exemplo).
Quais os direitos do consumidor de internet?
- Direito de arrependimento de compra.
- Devolução e troca.
- Cumprimento da oferta.
- Transparência na propaganda.
- Atendimento eficiente.
- Direito de acesso às informações da empresa.
- Direito de acesso às informações do produto.
- Segurança no pagamento.
É proibido cobrar visita técnica?
Visita técnica.
Inclui § 4º ao art. 40 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 - Código de Defesa do Consumidor, para proibir a cobrança de taxa de visita técnica ou de qualquer despesa do consumidor com a finalidade de elaboração de orçamento.
O que diz o artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor?
Artigo 20°
II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. § 1° A reexecução dos serviços poderá ser confiada a terceiros devidamente capacitados, por conta e risco do fornecedor.
O que diz o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor?
49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Qual é e o que diz a lei de atendimento ao cliente?
O Decreto 11.034 , nomenclatura oficial, estabelece diretrizes atualizadas para o atendimento ao consumidor. Isso significa, sobretudo, uma ampliação na ideia de Serviço de Atendimento ao Consumidor, muito mais próxima daquilo que já conhecemos como um atendimento omnichannel .
Quem é obrigado a ter SAC?
A disponibilização de um canal de atendimento telefônico segue sendo obrigatória para todas as indústrias, mas não mais em um modelo 24/7. Agora, ele é obrigatório por no mínimo 8 horas diárias e neste período tem que ser feito por agentes humanos.
É permitido entrar de bermuda no SAC?
Conforme consta no documento, consideram-se como trajes proibidos: bermudas, shorts, camisetas sem manga, roupas de banho e de ginástica. Além disso, será vedada a entrada de pessoas que estejam utilizando bonés, capuzes, gorros, capacetes e toucas, salvo em razão de recomendação médica, devidamente comprovada.
Estou sem internet posso pedir desconto?
Em caso de interrupção ou degradação da qualidade do serviço, a Prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao número de horas ou fração superior a trinta minutos. Para obter o desconto, o consumidor deve reclamar junto à operadora e anotar o protocolo. Se não resolver, recorra a Anatel ou ao Procon.
Como faço para processar uma empresa de internet?
O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa.
Como processar uma operadora de internet?
O interessado deverá dirigir-se ao JEC mais próximo de sua residência, munido dos documentos pessoais (inclusive comprovante de residência) e todos os documentos relacionados à causa. Localize o JEC mais próximo de sua residência através do site do Tribunal de Justiça do seu estado.
O que pode anular um contrato?
- Quando o que foi adquirido apresentar algum problema de defeito do produto ou do serviço.
- Quando o fornecedor descumprir a oferta.
- Ou pela vontade das partes.
É possível cancelar um contrato que já foi assinado?
O cancelamento ou rescisão de um contrato pode acontecer sempre que uma das partes ou ambas as partes tenham interesse, desde que não haja prazo estipulado. Ou seja, se o interessado cumprir com todas as normas previamente estipuladas é possível fazer a solicitação de cancelamento.
Qual o valor máximo de multa por quebra de contrato?
De acordo com a Anatel, a multa não pode ultrapassar 10% do valor total do contrato. A operadora perderá o direito de exigir a fidelidade do cliente, sendo obrigada a aceitar o cancelamento do contrato sem multa, se o serviço prestado não cumprir com a qualidade combinada.
Qual a diferença de pia de granito e porcelanato?
Quais são as qualificadoras do artigo 121?