Quais são as qualificadoras do artigo 121?

Perguntado por: Artur Ivo Pacheco Nunes Marques  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

Também são considerados homicídios qualificados aqueles cometidos contra menor de 14 anos ou por motivo fútil, traição ou emboscada ou com emprego de veneno, fogo, asfixia, tortura ou ainda mediante promessa de recompensa ou recurso que dificulte a defesa da vítima, entre outros. Art. 121.

Quais são as qualificadoras?

As qualificadoras objetivas são as que dizem respeito ao crime, en- quanto as subjetivas vinculam-se ao agente. Enquanto as objetivas dizem com as forma de execução (meios e modos), as subjetivas conectam-se com a motivação do crime.

Quais as qualificadoras do crime de homicídio?

As qualificadoras do homicídio são diversas e estão descritas no mesmo artigo do Código Penal. Algumas das principais qualificadoras incluem: motivo fútil, emprego de tortura ou veneno, e dificultar ou tornar impossível a defesa da vítima.

Quais são as majorantes do crime de homicídio?

A lei não exige nenhum requisito especial. Causa de aumento de pensa no homicídio doloso – MAJORANTES: Sendo doloso o homicídio, a pena é aumentada de 1/3 se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 anos ou maior de 60 anos. Obs: as majorantes do homicídio doloso cabem em todos as espécies de homicídio.

Quem são os sujeitos no crime de homicídio do art 121 do Código Penal?

Relativamente aos sujeitos do delito, insta observar que o homicídio é crime comum, ou seja, pode ser praticado por qualquer indivíduo culpável enquanto sujeito ativo. Sujeito passivo é qualquer pessoa após o início do parto, o que ocorre com rompimento da bolsa amniótica .

Crime de homicídio - Art. 121 do CP - Parte 01

35 questões relacionadas encontradas

O que diz o art 121 do Código Penal?

Art 121. Matar alguem: Pena – reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o do- mínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

Quais são os três tipos de homicídio?

HOMICÍDIO - ARTIGO 121 DO CÓDIGO PENAL

São três os tipos (espécies): homicídio simples; homicídio privilegiado; homicídio qualificado.

Qual a diferença entre majorante e qualificadora?

Qualificadora X Majorante

Em termos simples, a qualificadora ocorre quando o texto da lei traz novos elementos ao tipo penal, e esses novos elementos aumentem a pena máxima e mínima. A majorante, por outro lado, ocorre quando o dispositivo prevê uma fração de aumento da pena.

O que são circunstâncias qualificadoras?

Qualificadoras: previstas em crimes específicos, na própria tipificação (descrição) do ilícito; tornam a pena base mais grave. Exemplo, no homicídio simples a pena é de 6 a 20 anos; no homicídio qualificado vai de 12 a 30; não afastam a possibilidade da incidência de agravantes.

O que é crime de homicídio triplamente qualificado?

O homicídio triplamente qualificado é um tipo de crime previsto no Código Penal Brasileiro, mais especificamente no artigo 121, parágrafo 2º. Ele se caracteriza pela prática de um homicídio com a presença de três qualificadoras, que são circunstâncias agravantes do crime.

Onde estão as qualificadoras?

Estão estabelecidas nos artigos 61 e 62 do Código Penal, podendo citar como exemplo mais comum a reincidência, que está no artigo 61, inciso I. O interessante é que algumas qualificadoras e causas de aumento se confundem com algumas agravantes.

Quando o crime tem duas qualificadoras?

havendo duas ou mais qualificadoras, uma delas deverá ser utilizada para qualificar a conduta, alterando o quantum da pena em abstrato, e as demais poderão ser valoradas na segunda fase da dosimetria, caso correspondam a uma das agravantes previstas na legislação penal, ou, ainda, como circunstância judicial, afastando ...

O que é um homicídio qualificado?

A qualificação do homicídio, assim, apresenta o crime agravado ou de maior gravidade, em vista da intensidade do dolo, da natureza dos meios utilizados para executar o homicídio, do modo de ação ou desejo de fugir à punição. Revela, assim, o grau de perversidade do agente ou a visível maldade de sua prática.

Quantas qualificadoras podem ter um crime?

Súmula. Súmula 27 do TJDFT – “Presentes duas ou mais qualificadoras no delito, uma deve ser utilizada para fins de tipificação do crime qualificado e as demais na dosimetria da pena, seja na pena-base, seja como circunstância agravante, se prevista legalmente como tal, vedado o bis in idem.”

Quando um crime é considerado qualificado?

O crime qualificado é uma categoria de delito prevista no Código Penal, que se caracteriza pela presença de circunstâncias agravantes que tornam a conduta do autor mais grave do que o crime comum.

O que é um homicídio qualificado por motivo torpe?

36. Motivo torpe: é o motivo repugnante, abjeto, vil, que demonstra sinal de depravação do espírito do agente. O fundamento da maior punição ao criminoso repousa na moral média, no sentimento ético social comum. Ex.: cometer um crime impulsionado pela ganância ou pela ambição desmedida."

Quais são as qualificadoras subjetivas do homicídio?

Motivo fútil; Feminicídio; Assegurar a execução, ocultação, impunidade ou vantagem de outro crime; Contra agentes da segurança pública em razão da função.

Quais são as qualificadoras objetivas?

De maneira geral, as qualificadoras objetivas são as que dizem respeito ao crime, enquanto as subjetivas vinculam-se ao agente. Enquanto as objetivas dizem com as formas de execução (meios e modos), as subjetivas conectam-se com a motivação do crime.

Quando não constituem ou qualificam o crime?

São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime: I - a reincidência; II - ter o agente cometido o crime: a) por motivo fútil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) à traição, de emboscada, ou mediante ...

O que é um crime de prevaricação?

É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Quais são os atenuantes?

Entre os exemplos de atenuantes mais comuns estão a confissão espontânea do crime, a menoridade do acusado, a embriaguez involuntária, o arrependimento do acusado, a cooperação com as autoridades policiais e a falta de antecedentes criminais.

Quais são as Minorantes?

AGRAVANTES E MINORANTES

As minorantes, por sua vez, são circunstâncias que tornam o crime menos grave e a pena deve ser reduzida em relação à pena prevista para o crime. Por exemplo, se o criminoso é primário e tem bons antecedentes, a pena deve ser reduzida.

Qual a diferença entre motivo torpe e fútil?

O motivo torpe é incompatível com as circunstâncias que privilegiam o homicídio. MOTIVO FÚTIL: Ocorre sempre que se verificar manifesta desproporção entre o motivo e o resultado morte. Há nesse caso, um abismo entre o comportamento do agente e o resultado morte. Exemplo: Matar por uma balinha.

Qual o pior tipo de homicídio?

Qual o pior tipo de homicídio? Segundo a legislação brasileira, o pior tipo de crime é o homicídio qualificado. Os assassinatos qualificados são os homicídios realizados com veneno, explosão, dissimulação ou traição, conforme alguns exemplos do Código Penal brasileiro.

Qual é a diferença entre homicídio e assassinato?

O homicídio classifica-se em doloso ou meramente culposo (ou seja, não doloso). Na redação do antigo Código Penal, classificava-se em voluntário ou involuntário (por negligência). A linguagem técnica foi corrigida, mas os significados não mudaram. O assassínio é sempre doloso, podendo ser ou não premeditado.

Artigo anterior
Qual é o tempo máximo de espera para uma visita técnica?
Artigo seguinte
Qual a quantidade máxima de bitcoins?