Qual tipo sanguíneo é um exemplo de codominância?

Perguntado por: André Soares  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.7/5 (32 avaliações)

Um importante exemplo de codominância na espécie humana é o sistema ABO. Esse sistema determina quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. Esses tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes: IA, IB e i.

O que é codominância cite exemplo?

O exemplo mais clássico de codominância é aquele encontrado no sistema ABO. Nesse sistema, há três alelos envolvidos (IA, IB e i) que são responsáveis por determinar os grupos sanguíneos A, B, AB e O. Observe a seguir o genótipo e seu respectivo tipo sanguíneo: IAIA e IAi – Sangue tipo A.

Qual tipo sanguíneo é recessivo?

A definição do tipo sanguíneo é herdado dos pais, sendo que cada um deles doa um dos genes ABO para o filho. O gene A e B são dominantes e o gene O é recessivo, ou seja, se forem doados genes O e A, o tipo sanguíneo será A, porque ele é o dominante.

Quais são os tipos de dominância?

Em genética existem três tipos de dominância: a dominância total ou completa, a dominância incompleta ou parcial e a codominância. O tipo mais comum é a dominância total ou completa, onde um alelo completamente dominante impede a expressão do segundo alelo, que será completamente recessivo.

Quais são os tipos de dominância Cite um exemplo de cada?

Enquanto na dominância completa o fenótipo é igual ao do homozigoto dominante, na dominância incompleta, expressa-se um fenótipo completamente distinto dos homozigotos. Na planta conhecida como boca de leão, por exemplo, o alelo B determina a cor vermelha, e o b determina a cor branca.

TIPOS SANGUÍNEOS DO SISTEMA ABO DE CLASSIFICAÇÃO | Resumo de Biologia para o Enem

32 questões relacionadas encontradas

O que é dominância incompleta e codominância?

A dominância incompleta apresenta heterozigotos com fenótipos intermediários, já na codominância os dois alelos no heterozigoto expressam-se integralmente.

Quantos são e quais são os genótipos do sistema sanguíneo ABO?

Ao conhecer a genética do sistema ABO, é possível entender como é formado cada um dos tipos sanguíneos. O sangue humano possui quatro diferentes fenótipos: tipo A, tipo B, tipo AB e tipo O, que formam o conhecido sistema ABO.

Qual é o tipo de sangue mais raro?

AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo.

Qual a função do genótipo?

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

De quem herdamos o tipo sanguíneo?

Nosso grupo sanguíneo é herdado de ambos os pais. Assim como recebemos características físicas como a cor da pele ou o cabelo, também herdamos o tipo de sangue. Ainda que pareça surpreendente, o grupo sanguíneo não é geneticamente determinado ao nascer de acordo com as contribuições de ambos os pais.

O que significa ter o sangue O +?

Se é AB, tem antígenos A e B em seus glóbulos vermelhos. Já quem é O não tem nem A nem B e é considerado o doador universal. Por isso é tão importante que esses voluntários mantenham suas doações com regularidade”, explica Denise.

Quais as características da codominância?

A codominância pode ser definida como uma situação em que organismos heterozigotos expressam ambos os alelos de um gene ao mesmo tempo. Não se percebe, nessas situações, relações de dominância e recessividade, pois ambos os alelos expressam-se integralmente.

O que é uma característica recessiva?

O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

O que são genes letais exemplos?

Denominamos de letais completos aqueles genes que matam antes que os indivíduos que os possuem atinjam a idade reprodutiva. Um exemplo é a fibrose cística, uma doença que afeta as glândulas exócrinas, que produzem secreções espessas que impedem o funcionamento adequado do organismo.

Porque o sangue O negativo é raro?

Ainda mais raro, o sangue do tipo AB tem como característica o fato de não possuir anticorpos nem contra o sangue do tipo A e nem contra o sangue do tipo B. Isso significa que as pessoas desse grupo sanguíneo podem receber sangue de qualquer tipo sem que haja risco de reações adversas.

Qual sangue mais raro no Brasil?

Entre todas as possíveis combinações, o sangue Rh nulo é o mais raro. Um tipo de sangue é Rh nulo quando seus glóbulos vermelhos não tem nenhum tipo de antígeno Rh.

Qual é tipo de sangue raro?

Além do sistema ABO, o mais conhecido com 8 tipos sanguíneos: A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB-, O- , há tipos de sangues raros como o Bombay – considerado falso O – ; e o "sangue dourado" que tem RH Nulo (não conta com nenhum tipo de antígeno).

Quantos genótipos existem no sistema ABO?

→ Genética do Sistema ABO

Os grupos sanguíneos ABO são determinados por três alelos diferentes de um único gene: IA, IB e i. Esses três alelos são os responsáveis por garantir na espécie humana a presença de quatro fenótipos: sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O.

Quantos genótipos diferentes são possíveis no sistema ABO?

Os tipos sanguíneos apresentam seis genótipos. Assim, o sangue A pode ser representado por IAIA ou Iai; o sangue tipo B pode ser IBIB ou Ibi; o sangue tipo AB apresenta genótipo IAIB e o sangue tipo O é ii.

O que é a dominância incompleta?

A chamada dominância incompleta é aquela em que os alelos se expressam em heterozigose, no entanto, produzem fenótipo intermediário, haja vista que nenhum é totalmente dominante. No caso da dominância completa, o fenótipo é igual entre homozigotos e heterozigotos.

O que é co dominância incompleta?

A codominância ocorre quando os dois alelos do heterozigoto são ativos. Na dominância incompleta, o hÍbrido representa um terceiro fenótipo, enquanto que, na codominância, dois fenótipos se apresentam no heterozigoto.

O que é um gene Codominante?

Codominante: A herança autossômica codominante é a condição em que o heterozigoto apresenta as características determinadas por ambos os alelos (dominante e recessivo).

Artigo anterior
Quantas Demaos de impermeabilizante?
Artigo seguinte
Quando é necessário uma cirurgia na coluna?