Qual a importância da teoria de Wallon para a educação?
Perguntado por: Laura Érica de Carvalho | Última atualização: 18. Januar 2025Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)
A teoria de Wallon é de grande relevância na compreensão do desenvolvimento humano, uma vez que privilegia o resultado das múltiplas experiências da criança em interação com o meio em que interage. E, partindo dessa premissa, é possível fazer uma ligação entre a Teoria Psicogenética e a Educação Infantil.
Qual a importância da abordagem de Henri Wallon para a educação?
A grande contribuição de Wallon para Educação bem como para Psicologia é considerar as emoções no processo de desenvolvimento humano e porque não no processo ensino- aprendizagem, defendendo que os professores para alcançarem êxito na ação pedagógica deveriam conhecer e entender as crianças em seu desenvolvimento.
Quais as principais contribuições de Wallon para o processo de ensino e aprendizagem?
Assim, Wallon reconhece a importância da cognição, mas também caracteriza a motricidade e a afetividade relevantes no desenvolvimento humano. Na psicologia de Wallon, o desenvolvimento cognitivo da criança está alicerçado nos Campos Funcionais, que são categorias de atividades cognitivas.
O que a teoria de Wallon defende?
Wallon propõe três campos funcionais, que no início da vida são indiferenciados e imaturos: a emoção (afetividade), o ato motor (psicomotricidade/movimento) e a inteligência. O progresso nesses campos está ligado às relações sociais e a maturação neurológica.
Qual é o papel da escola na teoria de Wallon?
Conforme as ideias de Wallon, a escola infelizmente insiste em imobilizar a criança numa carteira, limitando justamente a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessária para o desenvolvimento completo da pessoa.
A teoria de Henri Wallon
Qual a importância da teoria de Wallon?
A Teoria da Afetividade de Wallon, nesse sentido, nos serve para questionar qualquer forma de ensino que não leve em consideração a compleição afetiva, social e política da educação, onde “todas as crianças, sejam quais forem suas origens familiares, sociais, étnicas, tem direito igual ao desenvolvimento máximo que sua ...
Qual é a principal teoria de Wallon?
A teoria de Wallon é identificada como Psicologia da Pessoa Completa (Galvão, 1996), pois visa justamente à produção de um saber psicológico que leve em conta a totalidade da pessoa (consciência, eu, emoções, representações, etc.), em suas condições concretas de existência.
Como a teoria de Wallon pode ser utilizada em sala de aula?
A teoria de Wallon é de grande relevância na compreensão do desenvolvimento humano, uma vez que privilegia o resultado das múltiplas experiências da criança em interação com o meio em que interage. E, partindo dessa premissa, é possível fazer uma ligação entre a Teoria Psicogenética e a Educação Infantil.
Quais são as principais ideias de Wallon?
As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
Quais são os principais conceitos de Wallon?
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...
Como se dá a aprendizagem para Wallon?
Wallon, na sua Teoria dos Estágios, explica que no estágio impulsivo-emocional: O recurso da aprendizagem é a fusão com os outros. O processo ensino-aprendizagem exige respostas corporais, contatos epidérmicos, daí a importância de se ligar ao seu cuidador, que segure, carregue, embale.
Quais os pilares da teoria de Henri Wallon?
As idéias de Wallon foram baseadas em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: afetividade, movimento e inteligência. A afetividade tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa. É por meio dela que o aluno exterioriza seus desejos e suas experiências.
Como Wallon aborda a afetividade?
Wallon explica a afetividade como uma predisposição ou capacidade de ser tocado pelo mundo interno e externo através de sensações que podem ser agradáveis ou não. Nesse contexto ela abarca as emoções, os sentimentos e a paixão.
Quais são os tipos de pensamento no desenvolvimento infantil de acordo com Wallon?
Resposta: Pensamento sincrético e pensamento categorial. Explicação: De acordo com a teoria do desenvolvimento de Henri Wallon, os dois tipos de pensamento no desenvolvimento infantil são o "pensamento sincrético" e o "pensamento categorial".
É correto afirmar sobre Wallon?
A resposta correta é a alternativa d) busca um conceito para unidade funcional e biológica, em que o psiquismo e a motricidade representam as expressões das relações do indivíduo com o meio.
Em que Wallon acreditava?
Wallon situa a noção de pessoa como o conjunto funcional resultante da integração de suas dimensões, e cujo processo de desenvolvimento ocorre na integração do orgânico com o meio, que em sua teoria é sempre predominantemente social.
É o diferencial da teoria de Henri Wallon?
A emoção é o diferencial da teoria de Henri Wallon. É entendida como a capacidade que nós, seres humanos, temos de ser afetados pelo mundo externo e interno. Para Wallon, independentemente do estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra, ela é em maior ou menor grau influenciada pelos aspectos emocionais.
O que diz a teoria da aprendizagem?
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
Qual a importância da afetividade na aprendizagem?
O processo educativo quando realizado junto com a afetividade proporciona uma maior amplitude de desenvolvimento na criança, assim, possibilita meios para que ela se sinta segura em busca da sua identidade.
Qual é o objetivo da afetividade?
Afetividade é o estado psicológico que permite ao ser humano demostrar os seus sentimentos e emoção a outro ser ou objetivos.
Qual é o objetivo da Pedagogia do Afeto?
Assim, a pedagogia do afeto tem a função de integrar os professores juntamente aos seus alunos, em um convívio mútuo de afetividade, em que exista carinho, respeito e cumplicidade, acarretando resultados satisfatórios de ensino e aprendizagem em sala de aula e em todos os âmbito de sua vida.
Como Wallon considera a emoção?
Wallon também afirma que, apesar das origens orgânicas, as emoções não são provocadas por meios orgânicos. É a interação do ser humano com o meio que desenvolve a pessoa em todos os sentidos, o que é indistinguível da emoção (GALVÃO, 1995).
O quê Wallon afirma sobre o princípio de contradição na criança pequena?
Wallon afirma que o pensamento infantil é "fluido" pelo menos sob dois aspectos: o da oscilação entre hipóteses contraditórias e o da interferência mútua entre linguagem verbal e imagem. A contradição é um princípio importante na teorização de Wallon sobre o pensamento e a linguagem na criança.
Como desenvolver a afetividade na sala de aula?
Demonstrar afeto por seu aluno também é escutar o que ele tem a dizer, deixar que ele tenha espaço para irradiar a própria luz. Por isso, permita que seus estudantes tenham um papel ativo na aula, participando, questionando, debatendo, aparecendo e brilhando.
Qual o papel do professor na afetividade?
Um professor que é afetivo com seus alunos estabelece uma relação de segurança, evita bloqueios afetivos e cognitivos, favorece o trabalho socializado, ajuda o aluno a superar erros e a aprender com eles; e, nessa perspectiva sociointeracionista, se o professor for afetivo a criança aprenderá a sê-lo.
O que diz o artigo 244?
O que eu tomo para ganhar peso?