Quais órgãos podem sofrer infarto?

Perguntado por: Ângelo Vicente de Barbosa  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

Os órgãos mais comumente lesados são os rins, o baço, o coração e o cérebro. Características morfológicas: de 0 a 6 horas - Sem alterações visíveis, mesmo à microscopia óptica; de 6 a 12 horas - Área pálida pouco definida, com ou sem estrias hemorrágicas (resto de sangue X paredes vasculares lesadas pela anóxia);

Em que parte do corpo o infarto ocorre?

O infarto pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo de qual artéria foi obstruída. Em casos raros o infarto pode acontecer por contração da artéria, interrompendo o fluxo de sangue ou por desprendimento de um coágulo originado dentro do coração e que se aloja no interior dos vasos.

Qual o destino do infarto?

O infarto do miocárdio ocorre quando parte desse músculo cardíaco deixa de receber sangue pelas artérias coronárias que os nutrem. Quando isso acontece, a parte do músculo que não é irrigada pelo sangue deixa de funcionar, o que pode levar a pessoa à morte.

Quais são os cinco tipos de infarto?

Quais são os tipos de infarto?
  • Tipo 1: Instabilidade da Placa. Esse é o infarto “clássico”, relacionado à ruptura de placa aterosclerótica, fixação, erosão ou dissecção com trombo intraluminal. ...
  • Tipo 2: Desbalanço de oferta e demanda. ...
  • Tipo 3: Morte Súbita. ...
  • Tipo 4: Relacionado a ATC. ...
  • Tipo 5: Relacionado a Cirurgia Cardíaca.

Quem sofre mais infarto?

Mulheres têm 50% de probabilidade de infarto maior quando comparada aos homens. Estudos médicos apontam que no Brasil uma em cada cinco mulheres tem risco de sofrer um infarto.

Infarto fulminante: como acontece um ataque cardíaco? (2021)

44 questões relacionadas encontradas

Qual é a idade mais perigosa para infarto?

“O infarto é mais frequente em homens, especialmente a partir dos 45 anos, porém, também tem acometido pessoas mais jovens. Ainda, observamos um aumento significativo no sexo feminino”, afirma o cardiologista. “Dor no peito é um dos principais sintomas, que pode ser irradiado para o braço, normalmente, esquerdo.

Qual o infarto mais forte?

É o chamado infarto silencioso, às vezes de diagnóstico mais difícil.

Quais são os primeiros sinais de um infarto?

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

O que acontece dias antes de um infarto?

Dormências e formigamentos também podem ser sentidos; tosse: a tosse contínua é um sinal que deve ser considerado por causa da acumulação de secreções nos pulmões. Em alguns casos, o paciente pode escarrar sangue; inquietação: antes do infarto, a pessoa pode passar meses sofrendo de ansiedade, agitação e insônia.

Quais são os sintomas de um infarto silencioso?

“Um dos principais desafios na identificação do infarto silencioso é que seus sintomas podem ser facilmente confundidos com estresse, ansiedade, fadiga, gastrite e outras causas”, compara o cardiologista. Os sintomas são falta de ar, sudorese fria, sensação de desmaio, dor nas costas ou na região do estômago.

Qual o exame que detecta o infarto?

Além dos mais comuns e de realização simples, como o exame de sangue e raio-x do tórax, há outros exames que fornecem diagnósticos de forma mais detalhada, como a ecocardiografia, o teste ergométrico, a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), o holter e a cintilografia miocárdica.

Quanto tempo pode durar um infarto?

Como visto, o infarto é a morte das células do coração. Assim, quanto maior a demora na intervenção médica, maior será o dano e maiores serão as sequelas. Com até seis horas de infarto, pode-se conseguir uma recuperação razoável do músculo cardíaco.

Tem como se salvar de infarto?

A maioria das pessoas que sobrevive a um infarto e adota um estilo de vida saudável consegue retornar à vida normal e reassumir suas atividades profissionais.

O que é um Pré-infarto?

– O que é um Pré-Infarto? Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

O que acontece com o coração depois de um infarto?

Após o infarto, por exemplo, o tecido cicatrizado do coração pode levar a instabilidade elétrica permanente e arritmias recorrentes (alterações na frequência cardíaca) ou ainda, se a extensão do dano for grave, há riscos de o paciente apresentar insuficiência cardíaca aguda (o coração passa a não ser capaz de bombear o ...

Quais possíveis artérias estariam comprometidas no infarto?

O coração humano recebe oxigênio e nutrientes por meio das artérias coronárias, vasos responsáveis por irrigar esse órgão. São essas artérias que são inicialmente atingidas quando ocorre um ataque cardíaco.

O que a pessoa sente antes de ter um infarto fulminante?

cansaço; sensação de peso, queimação e/ou dor no peito, que pode irradiar para o braço esquerdo.

O que é um infarto silencioso?

Ataque cardíaco silencioso

A pessoa também pode não apresentar nenhum sintoma, por conta dos vasos do coração estarem obstruídos. Um infarto silencioso geralmente é detectado apenas depois de um eletrocardiograma. Esse tipo de infarto tem maior probabilidade de ocorrer em mulheres e pessoas com diabetes.

É possível a pessoa ter um infarto e não saber?

Sim, é totalmente possível que você possa infartar e não saber que está acontecendo, em muitos casos o ataque cardíaco é silencioso, mas na maioria das vezes, as pessoas apenas conhecem os sintomas básicos do infarto, sendo assim, quando sintomas diferentes acontecem, a pessoa associa a outras situações.

Qual é o braço que dói no infarto?

E quando o infarto acontece? O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

O que fazer em caso de infarto sozinho?

Percebendo os sintomas, deve-se tentar colocar a pessoa em repouso, soltar a pressão de roupas e sapatos e, se possível, ficar em um local arejado. Para quem quer se prevenir, a dica mais eficaz é andar sempre com uma aspirina,quando perceber os sintomas, a vítima deve tomar metade de uma aspirina.

É possível infartar por causa da ansiedade?

O médico cardiologista Mateus Freitas Teixeira explica. Ansiedade, raiva e estresse podem aumentar o risco de doença cardiovascular, semelhante ao que já acontece com a depressão. É o que demonstram evidências de estudos e um artigo do The American Journal of Medicine, que usaremos como base.

Porque o infarto faz a pessoa urinar?

Porque algumas pessoas urinam e evacuam no momento do infarto? Urinar e evacuar simultaneamente estão mais comumente associados a episódios de crise convulsiva. O principal sintoma associado a infarto é a dor no peito.

Quais são as chances de uma pessoa sobreviver a um infarto?

Cerca de 50% das vítimas não sobrevivem a tempo de serem atendidas. Por outro lado, aproximadamente 90% das pessoas que chegam ao hospital nesse prazo têm grandes chances de sobreviver. Durante um infarto, um coágulo bloqueia a passagem de sangue para o coração.

Quantas pessoas sobrevivem a um infarto?

No caso de um ataque cardíaco, cada minuto importa: quanto menor o tempo para receber atendimento médico, menores os danos ao coração. Apesar da metade das vítimas morrerem antes de chegar ao hospital, estudos da Universidade de Harvard apontam que 90% dos pacientes hospitalizados sobrevivem.

Artigo anterior
Qual é o planeta da riqueza?
Artigo seguinte
É possível a concessão duas aposentadorias oriundas de regimes diversos?