É possível a concessão duas aposentadorias oriundas de regimes diversos?

Perguntado por: Gabriela Nogueira  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

Sim! O artigo 37 da Constituição permite a cumulação de duas aposentadorias de diferentes cargos públicos.

É possível ter duas aposentadorias em regimes diferentes?

A resposta para essa pergunta é sim, é possível acumular duas aposentadorias, desde que sejam de regimes distintos. Como é o caso do trabalhador ter contribuído o tempo necessário no regime da previdência social (INSS) e no regime da previdência social para servidor público - RPPS, por exemplo.

Pode receber duas pensões de regimes diferentes?

A resposta para essa pergunta é sim. A Reforma da Previdência mudou regras de acúmulo de benefícios, limitando o valor total. Desse modo, será possível receber pensão e aposentadoria ou pensão de regimes diferentes ao mesmo tempo, porém, haverá uma redução no benefício que for menor.

Sou servidor público pode contribuir como autônomo e me aposentar nos dois regimes de previdência?

Sim, o servidor público pode contribuir para o INSS. esse direito a uma parcela dos servidores públicos. duas aposentadorias.

Pode ter 3 aposentadorias em regimes diferentes?

Para esses profissionais vale o que já explicamos anteriormente: é possível ter duas aposentadorias, desde que sejam cumpridos os requisitos para cada cargo.

Estratégias do direito previdenciário para conseguir 2 aposentadorias uma no RGPS e outra no RPPS

30 questões relacionadas encontradas

É possível aposentar no regime próprio e no regime geral?

Sim, é possível. Um servidor público amparado por RPPS* também exerce outra atividade, pode ser também filiado ao RGPS* (deverá contribuir nos dois e gozará dos benefícios de ambos – ex.: duas aposentadorias). É o que diz o RPS (Regulamento da Previdência Social - Decreto 3.048/99):

É possível se aposentar pelo Estado e pelo INSS?

Sim, é possível.

Pode aposentar RPPS e RGPS?

Sim. Servidores sob o RPPS podem se aposentar pelo INSS também. A regra é apenas cumprir os requisitos de ambos os regimes previdenciários. Após ser admitido em concurso, o servidor passa a ter a cobertura do RPPS automaticamente, mas, com o INSS, é preciso contribuir de forma independente ou em outro emprego.

É vedada a acumulação de aposentadorias dentro de um mesmo regime previdenciário?

Acumulação de Proventos de Aposentadoria

Assim, a partir da EC nº 20/98, não mais é possível acumular-se duas ou mais aposentadorias, salvo se decorrentes de cargos legalmente acumuláveis na atividade.

Quem recebe pensão do Estado pode também receber do INSS?

Sim, é possível receber, ao mesmo tempo, esses dois benefícios da Previdência Social.

Em que situação pode ter duas aposentadorias?

Só é possível receber uma aposentadoria pelo INSS e, por isso, é muito importante planejar bem qual será a aposentadoria escolhida para o seu futuro, afinal, como eu gosto de falar, a aposentadoria do INSS é só uma e deve ser paga pelo resto da vida e, por isso, é tão importante cuidar tão bem dela.

Pode ter duas pensões do INSS?

Atualmente, só é possível receber, ao mesmo tempo, pensão por morte e aposentadoria; duas pensões por morte, desde que concedidas por regimes de previdência diferentes (INSS e militar, por exemplo); e duas aposentadorias, também concedidas em regimes de previdência diferentes (INSS e Regime Próprio Municipal, por ...

É possível cumular duas pensões por morte ou está com outro benefício previdenciário?

A reforma previdenciária promovida pela EC nº 103 de 2019, proíbe a acumulação, no mesmo regime de previdência social, de mais de uma pensão deixada por cônjuge ou companheiro, salvo as do mesmo instituidor quando decorrentes do exercício de cargos acumuláveis na forma do art. 37 da Constituição Federal.

É possível receber aposentadoria e pensão por morte ao mesmo tempo?

O pagamento da pensão é integral para esses beneficiários, independentemente se a pessoa que morreu tinha aposentadoria ou não. O ex-cônjuge ou ex-companheiro também pode ter direito à pensão, desde que comprove dependência econômica, como no caso de quem recebe pensão alimentícia.

É possível acumular aposentadoria e pensão por morte?

Este, tal qual os demais benefícios previdenciários, podem ser acumulados. Ou seja, a pessoa que recebe a pensão por morte também pode receber aposentadoria do INSS, auxílio-doença e seguro-desemprego.

Pode continuar contribuindo de forma concomitante para o RGPS como Segurado facultativo a fim de obter duas aposentadorias?

A lei não permite que use um mesmo tempo de contribuição para se aposentar duas vezes, uma vez em cada regime. Do mesmo modo, aqueles que trabalharam ao mesmo tempo no setor público e no setor privado, não podem acumular esse período para ampliar o número de anos de seu tempo de contribuição.

Quais são os benefícios previdenciários que podem ser acumulados?

I - aposentadoria e auxílio-doença; II - duas ou mais aposentadorias; III - aposentadoria e abono de permanência em serviço.”

Quantas pensões Uma pessoa pode receber?

Sim, o pensionista, seja ele cônjuge ou companheiro, pode casar ou estabelecer uma união estável novamente, e manter o direito ao benefício. Somente é proibido o recebimento de mais de uma pensão por morte de cônjuge ou companheiro.

É permitido o recebimento conjunto de aposentadoria e pensão por morte ambos do RGPS?

É possível sim acumular o recebimento desses dois benefícios, desde que preenchidos os requisitos para o recebimento de ambos.

Qual é a diferença entre RGPS e RPPS?

A distinção principal entre RGPS e RPPS reside em seus membros elegíveis e gestão. Enquanto o RPPS é estritamente para servidores efetivos, o RGPS, sob a égide do INSS, inclui trabalhadores CLT, comissionados, temporários e autônomos que aderem à Guia de Previdência Social (GPS).

Quais as regras de aposentadorias no RPPS?

Para se aposentar pelas regras definitivas criadas pela Emenda Constitucional nº 103/2019, o servidor público vai precisar cumprir:
  • 65 anos de idade, se homem;
  • 62 anos de idade, se mulher;
  • 25 anos de tempo de contribuição;
  • 10 anos no serviço público; e.
  • 5 anos no cargo.

Pode ter 4 aposentadorias?

Partindo-se dessa premissa, o artigo 40, em seu § 6°, também da Carta prevê que o acumulo de aposentadorias somente poderá se dar nos casos em que for possível o acúmulo de cargos na ativa, dessa forma é possível afirmar que somente será possível o recebimento de duas aposentadorias.

Pode acumular duas pensões por morte de regimes diferentes?

É PERMITIDA a acumulação de pensão quando elas forem de regime previdenciário DIFERENTES, por exemplo, PENSÃO POR MORTE no INSS + PENSÃO POR MORTE REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

É possível que um servidor público filiado ao Regime Próprio seja também filiado ao Regime Geral de Previdência Social?

Sim, é possível. Um servidor público amparado por RPPS* também exerce outra atividade, pode ser também filiado ao RGPS* (deverá contribuir nos dois e gozará dos benefícios de ambos – ex.: duas…

Quem é pensionista do Estado pode se aposentar por idade?

Sim, você, como pensionista, pode se aposentar por idade. Porém, as regras para acumulação de benefícios, como pensão por morte e aposentadoria por idade, foram alteradas com a Reforma da Previdência. Agora, ao acumular esses benefícios, você não receberá o valor integral de ambos.

Artigo anterior
Quais órgãos podem sofrer infarto?
Artigo seguinte
Quanto ganha uma pessoa que trabalha na Netflix?